A leitora Renata Jardim Silva indaga à coluna Gramatigalhas se é correto escrever:
"Aos meus pais, obrigada! (que) pautaram nossa educação, (a mim e aos meus) irmãos, na base do respeito ". E localiza seus pontos de dúvida: (i) que; (ii) a mim e aos meus
1) Uma leitora indaga se é correto escrever: "Aos meus pais, obrigada! (que) pautaram nossa educação, (a mim e aos meus) irmãos, na base do respeito ". E localiza seus pontos de dúvida: (i) que; (ii) a mim e aos meus.
2) Ora, num primeiro aspecto, para maior facilidade de entendimento do trecho proposto, melhor seria inverter certos termos da frase: "Obrigada aos meus pais...".
3) Num segundo aspecto, há duas possibilidades de expressão correta do exemplo quanto ao local em que se emprega o vocábulo que: (i) "Obrigada aos meus pais, que pautaram nossa educação [...] na base do respeito" (significando os quais); (ii) "Obrigada aos meus pais, porque pautaram nossa educação [...] na base do respeito" (significando uma vez que).
4) Num terceiro aspecto (quanto à segunda indagação da leitora), há duas possibilidades de harmonização dos vocábulos: (i) "... pautaram nossa educação (a minha e a de meus irmãos) na base do respeito"; (ii) "... nos educaram (a mim e a meus irmãos) na base do respeito". O próprio sentido do trecho não permite, entretanto, a construção proposta pela leitora, nem outra mistura que se pretenda fazer com os termos da oração.
5) Nesse último caso, acresce dizer que, por ser facultativo o emprego do artigo antes do pronome possessivo, também se poderia dizer e escrever, no início, "a mim e aos meus irmãos".
6) Exatamente por esse motivo por último mencionado, aliás, também se poderia dizer, no início da frase proposta, "A meus pais...".