O leitor Eduardo Landi De Vitto, do escritório escritório Nóbrega Direito Empresarial, enviou-nos a seguinte mensagem:
"Boa tarde, meus caros amigos do Migalhas. No informativo de hoje (Migalhas 1.529 - 1/11/06) me deparei com a seguinte nota que tratava do merecido descanso de vocês:
'Algumas emissoras de televisão, durante a madrugada, informam que estão fora do ar fazendo manutenção em seus sistemas. Para não cair no ridículo de usar esse estratagema que não cola em lugar algum, Migalhas informa a verdade : que não irá circular na sexta-feira, concedendo aos seus cem número de funcionários descanso compensatório às horas extras despendidas na catação das notas jurídico-criminais da campanha eleitoral. Voltaremos já na segunda, 6, sob os auspícios da Lua Cheia.'
Contudo, me trouxe certa estranheza a expressão acima destacada. Será que a forma correta de escrever não seria 'aos seus sem número de funcionários'? Agradeço a resposta do Dr. José Maria da Costa. Obrigado pela atenção e parabéns pelo trabalho."
1) Sem é uma preposição, que traz para a expressão por ela iniciada a idéia de ausência, falta ou privação. Ex.: “Sem armas e munição, o exército foi facilmente vencido”.
2) Cem, por outro lado, é numeral, que traz em si a indicação exata de uma centena, de dez vezes dez. Ex.: “Cem vidas eu tivesse, cem vidas te daria”.
3) Quando se diz uma frase como "Trouxe consigo um sem número de assessores", o que se quer dizer não é a representação exata de uma centena de assessores, mas de um número indefinido, de falta de definição do real número de assessores, embora muitos.
4) Sem maiores dificuldades, assim, para o caso da consulta, é fácil estabelecer o que é correto e o que é errado:
a) "Concedeu privilégios a um sem número de funcionários" (correto);
b) "Concedeu privilégios a um cem número de funcionários" (errado).