Gramatigalhas

Abreviatura – É proibido seu uso no final da frase?

Abreviatura – É proibido seu uso no final da frase?

15/7/2020

O leitor Rubens Silveira envia à coluna Gramatigalhas a seguinte mensagem:

"Caro professor, indago se a regra que veda a abreviatura de palavras no final de frase (v.g. etc; STF) é absoluta ou, em sentido contrário, comporta exceções ou temperamentos, dependendo do caso concreto".

1) Um leitor indaga se a regra que veda a abreviatura de palavras no final de frase (tomem-se os exemplos etc. e STF) é absoluta ou, em sentido contrário, comporta exceções ou temperamentos, dependendo do caso concreto.

2) Ora, sem necessidade de maiores discussões ou considerações, e contrariamente à afirmação taxativa do consulente, é preciso , de modo simples, direto e sem quaisquer delongas, firmar com todas as letras que não há regra alguma em nosso idioma que vede o emprego de abreviaturas no final da frase, quer na forma de abreviaturas propriamente ditas (etc.), quer na forma de siglas (STF, STJ, TJSP): (i) "Compareceram diversas pessoas do meio jurídico: juízes, promotores, advogados, etc."; (ii) "Do jeito que anda esse processo e com as complexas questões nele discutidas, não me admira se a discussão for parar no STJ ou mesmo no STF".

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Colunista

José Maria da Costa é graduado em Direito, Letras e Pedagogia. Primeiro colocado no concurso de ingresso da Magistratura paulista. Advogado. Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Ex-Professor de Língua Latina, de Português do Curso Anglo-Latino de São Paulo, de Linguagem Forense na Escola Paulista de Magistratura, de Direito Civil na Universidade de Ribeirão Preto e na ESA da OAB/SP. Membro da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas. Sócio-fundador do escritório Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados.