Gramatigalhas

Estados Unidos – Diz ou dizem?

Estados Unidos – Diz ou dizem? O Professor explica a questão.

20/3/2019

O leitor Fernando Júnior envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas:

"Li recentemente num hebdomadário a seguinte manchete: 'Osama não estava armado, dizem EUA'. O correto seria 'dizem os EUA' ou 'diz os EUA'?"

1) Um leitor diz ter lido em um hebdomadário a seguinte manchete: "Osama não estava armado, dizem EUA". E indaga se o correto seria dizem os EUA ou diz os EUA.

2) Antes de ingressar no mérito da indagação do leitor, importa observar que muita confusão se faz com o termo hebdomadário, e alguns pensam que a palavra é apenas sinônima de jornal. Mas não é assim. O termo se origina do grego e significa semana. Ou seja: hebdomadário é sempre um jornal semanal, e jamais se pode empregar o termo, quando se quer fazer referência a um jornal diário.

3) Feita essa observação introdutória, acresce dizer que alguns nomes próprios de locais se apresentam sempre na forma plural: Alpes, Andes, Campinas, Estados Unidos, Vassouras.

4) A primeira regra para eles é que, se um nome desses vem precedido de artigo, o verbo concorda com esse artigo: "Os Estados Unidos invadiram o Iraque".

5) Em contraposição a essa regra, se o nome próprio do plural não vem precedido de artigo, então o verbo concorda no singular: "Campinas homenageou o desembargador".

6) Por fim, como síntese, para nomes como Estados Unidos, é oportuno lembrar o ensino adicional de Vitório Bergo, para quem "não procede a alegação de que o nome, embora no plural, se refere a um só país, pois esse país é constituído de diversos estados, e a ideia de pluralidade se reflete no articular os".

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Colunista

José Maria da Costa é graduado em Direito, Letras e Pedagogia. Primeiro colocado no concurso de ingresso da Magistratura paulista. Advogado. Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Ex-Professor de Língua Latina, de Português do Curso Anglo-Latino de São Paulo, de Linguagem Forense na Escola Paulista de Magistratura, de Direito Civil na Universidade de Ribeirão Preto e na ESA da OAB/SP. Membro da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas. Sócio-fundador do escritório Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados.