O leitor Wellington Leão envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas:
"Na nova ortografia o correto é escrever: salário mínimo ou salário-mínimo? Qual o valor semântico desses dois compostos?"
1) Um leitor indaga qual a forma correta de escrever: salário-mínimo ou salário mínimo? Ou seja: com hífen ou sem?
2) Veja-se: o órgão encarregado de definir oficialmente o modo de grafar as palavras em nosso idioma é a Academia Brasileira de Letras, e ela exerce essa autoridade por via da edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.
3) E uma consulta à última edição do VOLP, posterior ao Acordo Ortográfico de 2008, revela que nele se registra, como modo correto de escrever, a forma salário-mínimo.
4) Acrescenta-se que, em mesmo local, se registram como únicas formas corretas de escrita, para palavras com o mesmo primeiro elemento da que aqui se analisa, os vocábulos salário-base, salário-hora, salário-família e salário-maternidade.
5) Uma última observação é importante e se faz necessária: como o VOLP (editado que é pela ABL) é a palavra oficial em termos de grafia das palavras em nosso idioma, é a ele que devemos prestar obediência, de modo que a solução, na dúvida, é consultá-lo.