Gramatigalhas

Um dos que – Será ou serão?

Um dos que – Será ou serão? O Professor esclarece a dúvida.

28/2/2018

A leitora Maria Tereza da Cruz Cunha Braz envia a seguinte dúvida ao Gramatigalhas:

"Por gentileza, queiram responder se minha dúvida procede, quanto à concordância utilizada no texto 'Migalhas Mundo', item 'Crise' (Migalhas 2.499 - 27/10/10 - "Crise" - clique aqui). 'De acordo com pesquisa da National Association for Law Placement, o departamento de aperfeiçoamento de profissionais é um dos primeiros a ser cortado em contenção de gastos em escritórios de advocacia entre 2008 a 2010'. Ora, se há outros, o departamento de aperfeiçoamento não seria um dos primeiros a serem cortados?

1) Uma leitora encontrou a seguinte frase: "De acordo com pesquisa da National Association for Law Placement, o departamento de aperfeiçoamento de profissionais é um dos primeiros a ser cortado em contenção de gastos em escritórios de advocacia". Pareceu-lhe errada a concordância "é um dos primeiros a ser cortado". Em seu entendimento, se há outros, o departamento de aperfeiçoamento deve ser "um dos primeiros a serem cortados".

2) Para uma abordagem mais didática, procede-se inicialmente à extensão da frase no trecho da dúvida, fazendo desaparecer o verbo no infinitivo. A partir de tal extensão, o desafio será definir qual das formas é correta: a) "... é um dos primeiros que será cortado..."; b) "... é um dos primeiros que serão cortados..."

3) Com essa pequena alteração, importa observar que a expressão um dos que é daquelas que merecem considerações específicas quanto à concordância verbal.

4) É que, quando ela compõe o sujeito, o verbo pode concordar optativamente no singular ou no plural: a) "Rui Barbosa foi um dos que serviu tanto ao Direito quanto ao vernáculo" (correto); b) "Rui Barbosa foi um dos que serviram tanto ao Direito quanto ao vernáculo" (correto).

5) Autorizadas que estão ambas as concordâncias no plano da sintaxe, parece oportuno acrescentar que a questão não é indiferente na órbita do significado: a) com o verbo no singular, realça-se a ideia da ação individual; b) com o verbo no plural, reforça-se o aspecto da ação coletiva.

6) E, assim, feitas essas observações com a oração estendida, volta-se à especificação das frases trazidas pela leitora, com o lembrete de que o raciocínio é o mesmo tanto para a oração estendida quanto para a oração reduzida: a) "O departamento de aperfeiçoamento de profissionais é um dos primeiros que será cortado..." (correto); b) "O departamento de aperfeiçoamento de profissionais é um dos primeiros que serão cortados..." (correto); c) "O departamento de aperfeiçoamento de profissionais é um dos primeiros a ser cortado..." (correto); d) "O departamento de aperfeiçoamento de profissionais é um dos primeiros a serem cortados..." (correto).

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Colunista

José Maria da Costa é graduado em Direito, Letras e Pedagogia. Primeiro colocado no concurso de ingresso da Magistratura paulista. Advogado. Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Ex-Professor de Língua Latina, de Português do Curso Anglo-Latino de São Paulo, de Linguagem Forense na Escola Paulista de Magistratura, de Direito Civil na Universidade de Ribeirão Preto e na ESA da OAB/SP. Membro da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas. Sócio-fundador do escritório Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados.