Gramatigalhas

A frente de ou À frente de?

A frente de ou À frente de? O Professor esclarece a questão.

1/11/2017

A leitora Adenilza Fonseca envia a seguinte indagação ao Gramatigalhas:

"Na frase 'Estou à frente dos negócios', a crase é correta?"

1) Uma leitora pergunta se, na frase "Estou à frente dos negócios", a crase é correta.

2) Ora, uma primeira, geral e importante regra de crase antes de nomes comuns do feminino é aquela que manda substituir, no raciocínio para o caso concreto, o nome feminino, antes do qual se quer saber se existe a crase, por um correspondente do masculino (não necessariamente um sinônimo, mas um vocábulo que mantenha a mesma estrutura sintática).

3) E se, com a substituição, aparece ao no masculino, então há crase no feminino; em caso contrário, não há crase no feminino.

4) Vejamos como fica o exemplo com a substituição, no caso trazido pela leitora: a) "Estou à frente dos negócios" (feminino); b) "Estou ao lado dos negócios" (masculino).

5) Melhor explicitando o raciocínio para o caso da consulta: a) com a substituição por um correspondente, apareceu ao no masculino; b) então há crase no feminino; c) "Estou à frente dos negócios" (correto); d) "Estou a frente dos negócios" (errado).

 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Colunista

José Maria da Costa é graduado em Direito, Letras e Pedagogia. Primeiro colocado no concurso de ingresso da Magistratura paulista. Advogado. Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Ex-Professor de Língua Latina, de Português do Curso Anglo-Latino de São Paulo, de Linguagem Forense na Escola Paulista de Magistratura, de Direito Civil na Universidade de Ribeirão Preto e na ESA da OAB/SP. Membro da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas. Sócio-fundador do escritório Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados.