Gramatigalhas

Devido à chuva ou Devido a chuva?

Devido à chuva ou Devido a chuva? O Professor esclarece a dúvida.

25/1/2017

O leitor Conrado de Paulo envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas: 

"'Devido à chuva' leva crase?"

1) Um leitor indaga de modo direto: na expressão devido à chuva, o a leva crase?

2) Nunca é demais repetir que uma primeira, geral e importante regra de crase antes de nomes comuns do feminino é aquela que manda substituir, no raciocínio para o caso concreto, o nome feminino, antes do qual se quer saber se existe a crase, por um correspondente do masculino (não necessariamente um sinônimo, mas um vocábulo que mantenha a mesma estrutura sintática).

3) Dessa substituição, há de se extrair uma de duas conclusões: a) se aparece ao no masculino, então há crase no feminino; b) se não aparece ao no masculino, não há crase no feminino.

4) Vejamos como fica o exemplo com a substituição, no caso trazido pelo leitor: a) "Devido à chuva, não pude ir ao encontro marcado" (feminino); b) "Devido ao temporal, não pude ir ao encontro marcado" (masculino).

5) Ou seja: a) com a substituição mencionada, apareceu ao no masculino; b) então há crase no feminino; c) "Devido à chuva, não pude ir ao encontro marcado" (correto); d) "Devido a chuva, não pude ir ao encontro marcado" (errado).

 

 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Colunista

José Maria da Costa é graduado em Direito, Letras e Pedagogia. Primeiro colocado no concurso de ingresso da Magistratura paulista. Advogado. Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Ex-Professor de Língua Latina, de Português do Curso Anglo-Latino de São Paulo, de Linguagem Forense na Escola Paulista de Magistratura, de Direito Civil na Universidade de Ribeirão Preto e na ESA da OAB/SP. Membro da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas. Sócio-fundador do escritório Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados.