Os leitores Ronaldo de Souza, Jose Maciel da Silva e Paulo Penteado de Faria e Silva Junior enviaram ao autor de Gramatigalhas mensagens questionando se estaria correto o título de uma das notas contidas no Migalhas 1.411, de 12/5/06 ("Poderiam os 'Rolling Stones' ensinarem 'marketing' para advogados?") : "Está correto ensinarem?"
1) É bastante conhecida a lição de que o infinitivo de um verbo (ou seja, o verbo quando o chamamos pelo nome: amar, vender, partir...) pode apresentar-se em sua forma não flexionada (o próprio nome do verbo – amar) ou em sua feição flexionada (ou seja, conjugado – amar eu, amares tu, amar ele, amarmos nós, amardes vós, amarem eles).
2) Quanto ao infinitivo, de um modo geral, nem sempre é fácil escolher a forma a ser empregada (flexionada ou não flexionada), e o assunto muitas vezes situa-se mais no terreno da Estilística do que da Gramática.
3) Com atenção específica ao caso da consulta, porém, a questão não é tão complexa e pode ser resolvida até com certa facilidade, apenas exigindo atenção ao texto na hora da revisão.
4) O problema, ademais, como já se observou nesta coluna, é corriqueiro na redação profissional de nossas petições, decisões e pareceres de todos os dias: como empregar o infinitivo numa locução verbal (dois verbos desempenhando o papel de um só – no caso, poderiam ensinarem), quando postos tais verbos em ordem inversa e/ou entremeados com outras palavras ("Poderiam os 'Rolling Stones' ensinarem ...").
5) A regra aplicável ao caso é de fácil entendimento: emprega-se o infinitivo impessoal nas locuções verbais, e nelas “não é lícito flexionar o infinitivo”.1 Exs.:
a) "Os magistrados não podem fazer sozinhos o trabalho de administrar a justiça" (correto);
b) "Os magistrados não podem fazerem sozinhos o trabalho de administrar a justiça" (errado).
6) O erro mais comum, nesses casos, é a utilização do infinitivo flexionado, sobretudo quando, entre o verbo auxiliar e o verbo principal, existem outras palavras, ou mesmo quando o exemplo está na ordem inversa. Ex.:
a) "Os magistrados não podem, sozinhos, sem a participação de todos os segmentos envolvidos, fazerem o trabalho de administrar a justiça" (errado);
b) "Os magistrados não podem, sozinhos, sem a participação de todos os segmentos envolvidos, fazer o trabalho de administrar a justiça" (correto).
7) Cândido de Figueiredo, exatamente a esse respeito, lembra o seguinte exemplo, encontrado "num livro moderno, premiado oficialmente": "Podem entretanto esses serviços serem estabelecidos..."; e complementa: "Podem serem... não é linguagem de cá".2 Acrescente-se: nem de cá, nem de lá, nem de lugar algum.
8) Reitere-se que, nesse caso, quando os verbos componentes da locução estão próximos e o auxiliar é normalmente flexionado, é menos corriqueiro o equívoco de flexão, sendo, assim, incomum um erro como o seguinte: "As certidões deverão acompanharem o traslado da escritura".
9) Todavia, quando os verbos da locução se distanciam, a possibilidade de erro se acentua, como se dá no seguinte emprego equivocado, modelo de outros tantos: "As certidões deverão, sob pena de invalidade do ato e impedimento para o registro, acompanharem o traslado da escritura" (corrija-se: deverão... acompanhar).
10) Após essas reflexões, no caso das consultas, veja-se a forma adequada:
a) – "Poderiam os 'Rolling Stones' ensinarem 'marketing' para advogados?" (errado);
b) – "Poderiam os 'Rolling Stones' ensinar 'marketing' para advogados?"... (correto).
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1Cf. Cf. MACHADO FILHO, Aires da Mata. “Análise, Concordância e Regência”. In: Grande Coleção da Língua Portuguesa. 1. ed. São Paulo: co-edição Gráfica Urupês S/A e Edinal – Editora e Distribuidora Nacional de Livros Ltda., 1969. vol. 2, p. 705.
2Cf. FIGUEIREDO, Cândido de. Falar e Escrever. 4 ed. Lisboa: Livraria Clássica Editora, 1941. vol. II, p. 168.