Gramatigalhas

Puni-lo ou puní-lo? Conclui-lo ou concluí-lo?

26/4/2006

O leitor Rafael Luis de Souza envia ao autor de Gramatigalhas a seguinte mensagem:

"Ao nosso Professor de Português: Qual o porquê de alguns verbos terminados em 'ir', quando utilizados em mesóclise, receberem o acento agudo no 'i' e outros não? Qual é o correto: Puní-lo, Baní-lo ou Puni-lo, Bani-lo? Obrigado!"

1) Uma importante premissa é que formas verbais unidas por hífen a pronomes são consideradas palavras distintas para efeito de acentuação gráfica. Exs.: amá-la-íamos e amá-lo-á são três palavras; puni-lo, bani-lo e concluí-lo são duas palavras.

2) Para, em seqüência, saber se amá, puni, bani e concluí têm acento gráfico, o primeiro raciocínio é dividi-las em sílabas: a-má; pu-ni; ba-ni; con-clu-í.

3) Em seguida, deve-se verificar qual a sílaba mais forte de todas essas palavras: a-; pu-ni; ba-ni; con-clu-í. Como, em todas elas, a sílaba tônica é a última, dizemos que todas são palavras oxítonas.

4) Após esse raciocínio, anota-se que recebem acento gráfico as oxítonas terminadas por a(s), e(s) e o(s). Assim: ja, ca e a recebem acento gráfico; mas não se acentuam saci e tatu.

5) Com essas observações se vê que se acentua a, mas não puni nem bani.

6) Em adição à regra genérica de acentuação das oxítonas, todavia, se a palavra ainda não tiver motivo para receber acento gráfico, deve-se ver se ela tem em si um ditongo (dois sons vogais na mesma sílaba, como em cha-péu, á-gua) ou hiato (dois sons vogais que se encontram na palavra, mas se acham em sílabas distintas, como em vô-o e ma-nu-al). No caso analisado, vê-se que há hiato em con-clu-í.

7) Percorrido esse caminho, vê-se que há uma regra de hiatos segundo a qual todo i ou u tônicos, seguidos ou não de s na mesma sílaba, receberão acento gráfico, se formarem hiato com a vogal anterior. Assim: sa-í, sa-ís-te, sa-í-da, ba-ú, ba-la-ús-tre, sa-ú-de. Mas não sa-ir nem Ra-ul.

8) Pois bem. No nosso caso, con-clu-í se encaixa exatamente nessa regra.

9) Por essas razões é que, no caso da consulta, escreve-se puni-lo, bani-lo e concluí-lo.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Colunista

José Maria da Costa é graduado em Direito, Letras e Pedagogia. Primeiro colocado no concurso de ingresso da Magistratura paulista. Advogado. Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Ex-Professor de Língua Latina, de Português do Curso Anglo-Latino de São Paulo, de Linguagem Forense na Escola Paulista de Magistratura, de Direito Civil na Universidade de Ribeirão Preto e na ESA da OAB/SP. Membro da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas. Sócio-fundador do escritório Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados.