Gramatigalhas

Citar editaliciamente – Está correto?

Citar editaliciamente – Está correto? O Professor esclarece a dúvida.

16/9/2015

O leitor Lorenzo H. Carvalho envia a seguinte mensagem ao autor de Gramatigalhas:

"É comum ouvir a frase 'O réu foi citado editaliciamente'. Mas sempre fico em dúvida se o correto não seria 'O réu foi citado por edital'. Peço ajuda do dr. José Maria para esclarecer a questão."

1) Uma frase frequentemente usada em textos jurídicos e forenses é "O réu foi citado editaliciamente".

2) É, todavia, de expressão equivocada, que deve ser substituída por "O réu foi citado por edital".

3) A facilidade com que o sufixo mente se presta à formação de advérbio de modo tem dado margem a abusos e equívocos, originando invenções reprováveis como essa.

4) A esse respeito, lembra Geraldo Amaral Arruda: "importa que não se considere que a concisão recomende sempre substituir as locuções", já que, "em muitos casos a substituição pode ser inócua, em outros ela é menos expressiva e em outros ainda pode ser inaceitável ou descabida".

5) E continua tal autor: "nem sempre é apropriada a redução de uma locução adverbial a um advérbio terminado em mente, pois os advérbios com essa terminação têm significado claro (ou meio apagado) de modo", e "de qualquer maneira provocam uma distorção na ideia que deveria ser expressada".

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Colunista

José Maria da Costa é graduado em Direito, Letras e Pedagogia. Primeiro colocado no concurso de ingresso da Magistratura paulista. Advogado. Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Ex-Professor de Língua Latina, de Português do Curso Anglo-Latino de São Paulo, de Linguagem Forense na Escola Paulista de Magistratura, de Direito Civil na Universidade de Ribeirão Preto e na ESA da OAB/SP. Membro da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas. Sócio-fundador do escritório Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados.