Gramatigalhas

Opor veto – Está correto?

Opor veto – Está correto? O Professor esclarece a dúvida.

3/9/2014

A leitora Laura Carvalho envia a seguinte mensagem ao autor de Gramatigalhas:

"Estimado Professor José Maria, li a seguinte frase e fiquei em dúvida: 'Fulano opôs veto à lei'. Está correto?"

1) Vetar, do latim vetare (proibir, vedar), em sentido constitucional, quer dizer anegação da sanção pelo Poder Executivo a uma resolução ou lei elaborada pelo Poder Legislativo.

2) A própria ideia de vetar já traz em si o sentido de apresentar em oposição, de objetar, de impugnar, o qual se acha presente no verbo opor (como em opor embargos), o que não se dá, entretanto, em apor, que quer dizer pôr junto, juntar, justapor.

3) Assim, além da possibilidade de uso do próprio verbo vetar, é correto dizer: "O presidente opôs veto à lei eleitoral aprovada pelo Congresso".

4) Equivocada, porém, é a construção: "O presidente apôs veto à lei eleitoral aprovada pelo Congresso".

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Colunista

José Maria da Costa é graduado em Direito, Letras e Pedagogia. Primeiro colocado no concurso de ingresso da Magistratura paulista. Advogado. Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Ex-Professor de Língua Latina, de Português do Curso Anglo-Latino de São Paulo, de Linguagem Forense na Escola Paulista de Magistratura, de Direito Civil na Universidade de Ribeirão Preto e na ESA da OAB/SP. Membro da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas. Sócio-fundador do escritório Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados.