Gramatigalhas

Lato senso, Lato sensu ou Latu sensu?

Lato senso, Lato sensu ou Latu sensu? O Professor esclarece a dúvida.

6/8/2014

O leitor Leandro Henrique Palmares envia a seguinte mensagem ao autor de Gramatigalhas:

"Caro dr. José Maria da Costa, sempre vejo variação da palavra lato sensu. Por isso pergunto existem as palavras lato senso ou latu sensu?"

1) Lato sensu é expressão latina, que significa em sentido amplo. Ex.: "Ele cursava especialização lato sensu naquela universidade".

2) Sua locução antônima é stricto sensu.

3) É comum ver-se, por desconhecimento do latim, as grafias lato senso ou latu sensu, evidentemente equivocadas.

4) Por se tratar de expressão pertencente a outro idioma, há de vir obrigatoriamente entre aspas, em itálico, negrito, sublinha ou com grifo equivalente, indicador de tal circunstância.

5) De igual modo, vedado é o uso do acento gráfico, que não existia na língua originária.

6) Não se olvide também a lição de Edmundo Dantès Nascimento no sentido de que expressões como essa não eram hifenizadas em latim, razão pela qual "não o podem ser em língua nenhuma", acrescentando tal autor que, "para quem pretende grafar escorreitamente não é permitido o hífen em expressões do latim clássico".

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Colunista

José Maria da Costa é graduado em Direito, Letras e Pedagogia. Primeiro colocado no concurso de ingresso da Magistratura paulista. Advogado. Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Ex-Professor de Língua Latina, de Português do Curso Anglo-Latino de São Paulo, de Linguagem Forense na Escola Paulista de Magistratura, de Direito Civil na Universidade de Ribeirão Preto e na ESA da OAB/SP. Membro da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas. Sócio-fundador do escritório Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados.