Gramatigalhas

Entre-safra ou Entressafra?

Entre-safra ou Entressafra? O Professor esclarece a dúvida.

19/3/2014

O leitor Valter Mendes remete a seguinte indagação ao autor de Gramatigalhas:

"Professor, tenho uma dúvida. Com as novas regras do Acordo Ortográfico, como fica: entre-safra ou entressafra? Obrigado."

1) Um leitor revela que, com a chegada das novas regras de ortografia, tem dificuldades para empregar entre como prefixo: entre-safra ou entressafra?

2) Ora, entre é um prefixo latino que traz a ideia de intervalo, de algo que se põe de permeio, como em entreato ou entreligar.

3) Pelas regras trazidas pelo Acordo Ortográfico de 2008, apenas em dois casos tal prefixo se une por hífen ao elemento que o segue: a) quando o segundo elemento começa com a mesma vogal com que se encerra o prefixo: entre-eixo, entre-escolher, entre-escutar; b) quando o segundo elemento começa com h: entre-hostil.

4) Desse modo, acopla-se diretamente à palavra seguinte, sem intermediação de hífen, quando iniciada esta por outra vogal, que não a que encerra o prefixo: entreaberto, entreato, entreilha, entreunir.

5) Continua valendo a regra de junção direta, mesmo que o elemento seguinte se inicie por consoante: entrebanho, entrecena, entredizer, entrefala, entrejunta, entreligar, entrepasso, entreposto.

6) Apenas para a hipótese de ser o segundo elemento iniciado por r ou s, dobram-se tais consoantes para continuidade do som originário: entrerrealizado, entrerreclamar, entressafra, entresseio.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Colunista

José Maria da Costa é graduado em Direito, Letras e Pedagogia. Primeiro colocado no concurso de ingresso da Magistratura paulista. Advogado. Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Ex-Professor de Língua Latina, de Português do Curso Anglo-Latino de São Paulo, de Linguagem Forense na Escola Paulista de Magistratura, de Direito Civil na Universidade de Ribeirão Preto e na ESA da OAB/SP. Membro da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas. Sócio-fundador do escritório Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados.