Gramatigalhas

É-me... – Está correto?

É-me... – Está correto? Professor esclarece a dúvida.

29/1/2014

O leitor Orlando Knop Junior envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas:

"Prezado José Maria, quando de uma de minhas leituras, deparei-me com a seguinte frase: 'É-me sumamente grato cumprimentar Vossa Excelência'. Compulsando seu memento, nada encontrei. Pergunto, está correta a colocação pronominal 'É-me'?"

1) Um leitor indaga se está correta a colocação do pronome na seguinte frase: "É-me sumamente grato cumprimentar Vossa Excelência".

2) Ora, um pronome como esse chama-se pronome pessoal oblíquo átono: a) pronome pessoal, porque está em lugar de um nome, que representa uma pessoa do discurso; b) oblíquo, porque faz uma função de objeto (se fosse de sujeito, seria pronome reto); c) átono (e não tônico), porque não tem autonomia sonora.

3) Por ser átono, esse pronome depende da tonicidade do verbo por ele completado, de modo que a questão de colocação do pronome cinge-se a verificar onde a sonoridade melhor aconselha seu posicionamento no caso: antes ou depois do verbo.

4) Se o pronome átono vem antes do verbo, diz-se que há próclise. Ex.: "Não me é sumamente grato cumprimentar Vossa Excelência".

5) Se o pronome átono vem no meio do verbo, diz-se que há mesóclise. Ex.: "Ser-me-á sumamente grato cumprimentar Vossa Excelência".

6) Se o pronome átono vem depois do verbo, diz-se que há ênclise. Ex.: "É-me sumamente grato cumprimentar Vossa Excelência".

7) Considerando especificamente a indagação do leitor, podem-se fazer as seguintes afirmações para o exemplo por ele enviado: a) não pode haver próclise, porque, em linguagem culta, não é correto um pronome pessoal oblíquo átono começar a frase; b) também não pode haver mesóclise, porque esta só acontece no futuro do presente e no futuro do pretérito, e o verbo do caso da consulta está no presente do indicativo; c) a ênclise, assim,é a única opção restante e que se amolda às regras gramaticais de colocação depronomes; d) está, portanto, perfeitamente correta a colocação no seguinte exemplo: "É-me sumamente grato cumprimentar Vossa Excelência".

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Colunista

José Maria da Costa é graduado em Direito, Letras e Pedagogia. Primeiro colocado no concurso de ingresso da Magistratura paulista. Advogado. Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Ex-Professor de Língua Latina, de Português do Curso Anglo-Latino de São Paulo, de Linguagem Forense na Escola Paulista de Magistratura, de Direito Civil na Universidade de Ribeirão Preto e na ESA da OAB/SP. Membro da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas. Sócio-fundador do escritório Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados.