Gramatigalhas

Amoral ou Imoral?

Amoral ou Imoral? Professor explica em quais casos usar cada um dos vocábulos.

30/10/2013

O leitor Ricardo Santos envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas:

"Professor, explique-nos qual a diferença entre as palavras amoral e imoral. Em quais casos devemos usar cada uma delas. Obrigado."

1) Amoral não tem acepção alguma de contrariedade aos bons costumes, mas quer dizer algo simplesmente afastado de qualquer preocupação com a moralidade. Ex.: "Não repassar às crianças e aos jovens princípios de espiritualidade é criar uma geração de ateus e amorais".

2) Já sua parônima imoral significa contrário aos bons costumes, desonesto, devasso, libertino. Ex.: "Mesmo não sendo crime, o incesto é imoral".

3) Nesse sentido é a síntese de Luís A. P. Vitória: a) "Amoral – que é destituído de moralidade. Ex.: 'Esse indivíduo é um amoral'. Não confundir com imoral, cujo significado é: contrário à moral, desonesto. Ex.: 'À polícia compete reprimir as práticas imorais'".

4) Essa também a lição de José de Nicola e Ernani Terra: a) "utiliza-se amoral quando queremos fazer referência àquele que não é nem contrário nem conforme à moral, ou para designar algo a que falta moral"; b) "imoral deve ser empregado com o sentido de contrário à moral".

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Colunista

José Maria da Costa é graduado em Direito, Letras e Pedagogia. Primeiro colocado no concurso de ingresso da Magistratura paulista. Advogado. Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Ex-Professor de Língua Latina, de Português do Curso Anglo-Latino de São Paulo, de Linguagem Forense na Escola Paulista de Magistratura, de Direito Civil na Universidade de Ribeirão Preto e na ESA da OAB/SP. Membro da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas. Sócio-fundador do escritório Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados.