Gramatigalhas

Porventura ou Por ventura?

Porventura ou Por ventura? Professor esclarece a dúvida.

26/6/2013

O leitor Pedro Fernandes envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas:

"Qual é o correto: por ventura ou porventura?"

1) Trata-se de advérbio, que tem o significado de acaso ou por acaso. Ex.: "Alguém sabe informar porventura onde o réu se refugiou?".

2) Sua grafia com os elementos unidos é a preconizada por nossos dicionários; constitui, porém, mais um caso daquelas incongruências de difícil entendimento da ortografia oficial, até porque sua expressão sinônima por acaso é escrita com os elementos separados.

3) Espancando, todavia, qualquer dúvida a respeito, o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras, que é o veículo oficial para dirimir dúvidas acerca do modo de grafar as palavras em nosso idioma, registra a palavra com os elementos unidos: porventura.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Colunista

José Maria da Costa é graduado em Direito, Letras e Pedagogia. Primeiro colocado no concurso de ingresso da Magistratura paulista. Advogado. Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Ex-Professor de Língua Latina, de Português do Curso Anglo-Latino de São Paulo, de Linguagem Forense na Escola Paulista de Magistratura, de Direito Civil na Universidade de Ribeirão Preto e na ESA da OAB/SP. Membro da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas. Sócio-fundador do escritório Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados.