Gramatigalhas

Pugilistico ou Pugilístico?

Pugilistico ou Pugilístico? O professor José Maria da Costa esclarece.

23/5/2012

O leitor Alexandru Solomon envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas:

"Ao redigir um conto - atividade menos estressante que uma petição; deixo essa corveia para minha filha - escrevi 'pugilistico'. Nada demais, mas o corretor ortográfico chiou. Constatei que tanto o Aurélio quanto o Houaiss não me deram razão. Estranho, porque em francês e italiano pugilistique e pugilistico existem. Teria faltado polinização à última flor do Lácio?"

1) Um leitor, observando que em francês existe pugilistique e em italiano é corrente pugilistico, pergunta se não existe pugilistico em português, já que o corretor ortográfico de seu computador acusou irregularidade em tal grafia.

2) Importa anotar, como premissa, que, desde o início do século XX, por delegação legal, a Academia Brasileira de Letras é o órgão legalmente incumbido de listar oficialmente os vocábulos existentes em nosso idioma bem como determinar-lhes a correta grafia, e ela o faz por meio da edição periódica do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.

3) Pois bem: uma consulta à mais recente edição do VOLP mostra que, no vernáculo, em correspondência com as palavras estrangeiras citadas, existe o adjetivo pugilístico1, o qual, por ser vocábulo proparoxítono, traz em si o acento gráfico.

4) Resolvida a questão, oportuno é acrescentar que dos corretores ortográficos instalados nos computadores se pode dizer o mesmo que dos dicionaristas: não importando a grande contribuição que prestam aos usuários da língua portuguesa, se houver alguma desavença entre eles e o VOLP, a razão há de estar sempre com este último, no que concerne à existência, modo de ser e de escrever dos vocábulos em nosso idioma.

__________

1 Cf. Academia Brasileira de Letras. Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. 5. ed., 2009. São Paulo: Global. p. 686.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Colunista

José Maria da Costa é graduado em Direito, Letras e Pedagogia. Primeiro colocado no concurso de ingresso da Magistratura paulista. Advogado. Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Ex-Professor de Língua Latina, de Português do Curso Anglo-Latino de São Paulo, de Linguagem Forense na Escola Paulista de Magistratura, de Direito Civil na Universidade de Ribeirão Preto e na ESA da OAB/SP. Membro da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas. Sócio-fundador do escritório Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados.