O leitor Dinir Vasques Campos envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas:
"Após as recentes alterações em nosso sistema de ortografia, continua existindo o apóstrofo e, em caso positivo, como fica seu emprego em expressões como a seguinte: D’Os Lusíadas ou De Os Lusíadas?"
1) Um leitor pergunta se, após as recentes alterações em nosso sistema ortográfico, continua existindo o apóstrofo e, em caso positivo, como fica seu emprego em expressões como a seguinte: D’Os Lusíadas ou De Os Lusíadas?
2) Ora, fixe-se que, em termos genéricos, o apóstrofo (’) é um sinal diacrítico que continua existindo em nosso sistema após as recentes alterações em nosso sistema ortográfico.
3) De modo específico para o caso da consulta, ele é empregado para separar graficamente as contrações ou aglutinações de preposições referentes a nomes próprios (obras literárias ou artísticas, nomes de empresas ou entidades...): d’Os Lusíadas, d’Os Sertões, n’O Estado de São Paulo.
4) A par dessa possibilidade de grafia, é importante observar adicionalmente que nada impede que essas escritas sejam substituídas por empregos de preposições íntegras: De Os Lusíadas, de Os Sertões, em O Estado de São Paulo.