Gramatigalhas

Pôr ou Por?

Pôr ou Por? O professor José Maria da Costa esclarece.

2/5/2012

O leitor Denisard Dantas envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas:

"Após o Acordo Ortográfico, ainda existe o acento circunflexo na forma verbal pôr?"

1) Um leitor indaga se, após as mudanças que aconteceram recentemente em nossa ortografia, ainda existe o acento circunflexo na forma verbal pôr.

2) A regra, antes das recentes mudanças em nossa ortografia, era a acentuação da forma verbal pôr, para distingui-la da preposição por.

3) A explicação para essa ocorrência era que o verbo configurava uma forma tônica, enquanto a preposição, uma forma átona, de modo que se empregava, assim, na primeira, um acento diferencial de tonicidade.

4) Esse acento foi expressamente mantido pelo Acordo Ortográfico de 2008, como se pode conferir nos seguintes exemplos: a) "O trabalho foi feito por ele" (preposição); b) "É preciso pôr os pingos nos is" (verbo).

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Colunista

José Maria da Costa é graduado em Direito, Letras e Pedagogia. Primeiro colocado no concurso de ingresso da Magistratura paulista. Advogado. Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Ex-Professor de Língua Latina, de Português do Curso Anglo-Latino de São Paulo, de Linguagem Forense na Escola Paulista de Magistratura, de Direito Civil na Universidade de Ribeirão Preto e na ESA da OAB/SP. Membro da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas. Sócio-fundador do escritório Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados.