Gramatigalhas

Hei-de vencer ou Hei de vencer?

Hei-de vencer ou Hei de vencer? O professor José Maria da Costa esclarece.

17/10/2012

A leitora Heidi Souza Tremeschini envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas: 

"Com as recentes modificações em nossa ortografia, qual a forma correta: Hei-de vencer ou Hei de vencer?"

1) Uma leitora, ante as recentes modificações em nossa ortografia, indaga qual a forma correta: "Hei-de vencer" ou "Hei de vencer"?

2) É certo que sempre se viu, entre os usuários do idioma, a duplicidade de emprego das formas da consulta, ora com hífen, ora sem hífen.

3) O Acordo Ortográfico de 2008, porém, veio sistematizar o assunto mediante regra específica: "Não se emprega o hífen para ligar as formas monossilábicas do presente do indicativo do verbo haver à preposição de".

4) Confiram-se, assim, as formas do verbo haver no presente do indicativo, seguido da preposição de, com a indicação de sua correção ou erronia: a) "Eu hei-de vencer" (errado); b) "Eu hei de vencer" (correto); c) "Tu hás-de vencer” (errado); d) "Tu hás de vencer" (correto); e) "Ele há-de vencer" (errado); f) "Ele há de vencer" (correto); g) "Eles hão-de vencer" (errado); h) "Eles hão de vencer" (correto).

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Colunista

José Maria da Costa é graduado em Direito, Letras e Pedagogia. Primeiro colocado no concurso de ingresso da Magistratura paulista. Advogado. Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Ex-Professor de Língua Latina, de Português do Curso Anglo-Latino de São Paulo, de Linguagem Forense na Escola Paulista de Magistratura, de Direito Civil na Universidade de Ribeirão Preto e na ESA da OAB/SP. Membro da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas. Sócio-fundador do escritório Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados.