Gramatigalhas

Realizou-se... ou Foi realizada...?

Realizou-se... ou Foi realizada...? O professor José Maria da Costa esclarece.

19/10/2011

O leitor Oswaldo Loureiro de Mello Junior envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas: 

"Na pág. 119 do livro Doutor Machado li a frase: 'Depois de várias tentativas, foi em 15 de dezembro de 1896 que, finalmente, realizou-se a primeira sessão (...)'. Entendo que deveria o autor usar a voz passiva, ou seja, 'foi realizada a primeira sessão'. Qual a opinião do professor?"

1) Um leitor pergunta se é correto dizer "... realizou-se a primeira sessão..." Entende que deveria ser usada a voz passiva: "foi realizada a primeira sessão". E pede opinião.

2) Ora, tomando-se por modelo a estrutura "Aluga-se uma casa", vê-se que nela se acham presentes os seguintes aspectos:

a) O exemplo pode ser dito de outra forma - "Uma casa é alugada";

b) Porque pode o exemplo ser dito de outra forma, diz-se que ela é uma frase reversível;

c) Em casos assim, o exemplo que serviu de base para a transformação já está na voz passiva, e, por ser mais resumida do que a outra, chama-se voz passiva sintética;

d) O outro modo de dizer - "Uma casa é alugada" é a voz passiva analítica;

e) Não há, entre ambos, modo melhor ou pior de dizer, já que são apenas estruturas sintáticas diferentes para dizer a mesma realidade de fato;

f) O se, no caso, chama-se partícula apassivadora;

g) O sujeito do exemplo é uma casa;

h) Porque o sujeito é uma casa, quando se diz casas, o verbo deve ir para o plural, já que a regra geral de concordância verbal determina que o verbo concorda com o seu sujeito;

i) O correto, então, no plural, é "Alugam-se casas", e não "Aluga-se casas".

3) Observe-se, aliás, que essa é uma construção muito comum nos meios jurídicos, de modo que se há de zelar pela concordância adequada no plural, e não no singular, em casos como os que seguem: "Buscaram-se soluções para o conflito"; "Citem-se os réus"; "Devolvam-se os autos"; "Entreguem-se os autos da carta precatória"; "Intimem-se as testemunhas"; "Processem-se os recursos".

4) Voltando ao exemplo da consulta - "... realizou-se a primeira sessão..." - que também pode ser transformado em "... foi realizada a primeira sessão...", podem ser extraídas, dentre outras, as seguintes conclusões:

a) O primeiro dos exemplos é voz passiva, tanto quanto o segundo deles;

b) O primeiro - que tem o se - por ser mais resumido do que o outro, chama-se voz passiva sintética;

c) O outro - "... foi realizada a primeira sessão..." - é voz passiva analítica;

d) Não há entre ambos modo melhor ou pior de dizer, nem mais correto ou menos correto, já que são apenas formas equivalentes, no plano sintático, de dizer a mesma realidade de fato.

e) Em síntese: são igualmente corretos os exemplos

i) "... realizou-se a primeira sessão..." e

ii) "... foi realizada a primeira sessão..."

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Colunista

José Maria da Costa é graduado em Direito, Letras e Pedagogia. Primeiro colocado no concurso de ingresso da Magistratura paulista. Advogado. Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Ex-Professor de Língua Latina, de Português do Curso Anglo-Latino de São Paulo, de Linguagem Forense na Escola Paulista de Magistratura, de Direito Civil na Universidade de Ribeirão Preto e na ESA da OAB/SP. Membro da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas. Sócio-fundador do escritório Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados.