O leitor Éder Guilherme Rodrigues Lopes envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas:
"Como seria a utilização correta da expressão: 'a medida que', 'à medida que', 'a medida em que' ou 'à medida em que'. Muito obrigado!"
1) Um leitor indaga como seria a utilização correta da expressão: a medida que, à medida que, a medida em que ou à medida em que. Poder-se-ia acrescentar se é correta a expressão na medida em que.
2) Diga-se, desde logo, que à medida que é a forma correta para a locução conjuntiva proporcional (assim com crase), quando se quer dar o sentido de à proporção que. Nesse sentido, não existe a medida que nem a medida em que (sem crase). Também incorreta é a expressão à medida em que. Exs.: a) "O réu se acalmava, à medida que a audiência se desenvolvia" (correto); b) "O réu se acalmava, à medida em que a audiência se desenvolvia" (errado).
3) Arnaldo Niskier leciona que, apesar de ser "expressão muito utilizada, equivocadamente, em discursos", o certo é que "à medida em que não existe".1
4) Lembrando que "na medida em que exprime relação de causa e equivale a porque, já que, uma vez que", enquanto "à medida que indica proporção, desenvolvimento simultâneo e gradual", equivalendo à expressão à proporção que, anotam Pasquale Cipro Neto e Ulisses Infante: "deve-se evitar a forma à medida em que, resultante do cruzamento das duas locuções estudadas".2
5) Para Domingos Pascoal Cegalla, por um lado, a expressão à medida que "equivale à locução conjuntiva à proporção que"; por outro lado, "é incorreta a variante à medida em que"; por fim, "é errado usar na medida em que para substituir à medida que ou à proporção que".3
6) Oportuna, em síntese, é a tríplice lição de José de Nicola e Ernani Terra: a) "À medida que significa à proporção que, conforme"; b) "Não existe a expressão à medida em que"; c) "Na medida em que corresponde a tendo em vista que".4
7) De equívocos dessa natureza nem mesmo escapam textos de lei, como é o caso do art. 72 da Lei 5.764, de 16.12.71, que instituiu o regime das cooperativas: "A assembleia geral poderá resolver, antes de ultimada a liquidação, mas depois de pagos os credores, que o liquidante faça rateios por antecipação da partilha, à medida em que se apurem os haveres sociais".
8) Corrija-se para "... à medida que..."
_________________
1 Cf. NISKIER, Arnaldo. Questões Práticas da Língua Portuguesa: 700 Respostas. Rio de Janeiro: Consultor, Assessoria de Planejamento Ltda., 1992, p. 9.
2 Cf. CIPRO NETO, Pasquale; INFANTE, Ulisses. Gramática da Língua Portuguesa. 1. ed. São Paulo: Editora Scipione, 1999, p. 550.
3 Cf. CEGALLA, Domingos Paschoal. Dicionário de Dificuldades da Língua Portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999, p. 24 e 274.
4 Cf. NICOLA, José de; TERRA, Ernani. 1.001 Dúvidas de Português. 10. ed. São Paulo: Saraiva, 2000, p. 11.