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Reforma Tributária digital: Estratégias para melhorar a tributação de intangíveis e impulsionar o crescimento tecnológico no Brasil

A tributação de intangíveis no Brasil enfrenta desafios semelhantes aos de outras jurisdições, incluindo a identificação, valoração e alocação de lucros atribuíveis a ativos intangíveis em um contexto de economia globalizada e digital.

23/2/2024

No Brasil, a discussão sobre reforma tributária tem ganhado destaque no cenário político e econômico, refletindo a urgência de modernizar um sistema considerado complexo e oneroso para muitos. Entretanto, uma reforma tributária eficaz e abrangente vai além da simplificação de impostos ou da redução de obrigações acessórias; ela deve também contemplar estratégias que promovam o crescimento e o desenvolvimento sustentável de setores-chave da economia. Nesse contexto, é indispensável que a reforma tributária brasileira foque em criar um ambiente mais favorável para as pequenas, micro e médias empresas do setor de tecnologia, reconhecendo o papel vital que essas entidades desempenham na inovação, na geração de empregos e no progresso tecnológico do país. A ausência de medidas específicas que enderecem as necessidades e os desafios enfrentados por essas empresas no contexto da reforma pode resultar em uma oportunidade perdida de catalisar um ciclo virtuoso de crescimento econômico e competitividade global. Portanto, pensar em uma reforma tributária que não apenas simplifique o sistema, mas que também seja estruturada para impulsionar o desenvolvimento das pequenas, micro e médias empresas do setor de tecnologia, é essencial para garantir um futuro mais próspero e inovador para o Brasil.

A tributação de intangíveis no Brasil enfrenta desafios semelhantes aos de outras jurisdições, incluindo a identificação, valoração e alocação de lucros atribuíveis a ativos intangíveis em um contexto de economia globalizada e digital. Para melhorar a tributação de intangíveis e incentivar o crescimento do setor de tecnologia, o Brasil pode considerar várias estratégias, equilibrando a necessidade de uma tributação justa e eficaz com o estímulo à inovação e ao desenvolvimento tecnológico. Aqui estão algumas sugestões:

Modernização da Legislação Tributária

Atualizar a legislação tributária para refletir a natureza dos negócios digitais e de intangíveis, garantindo que as regras sejam claras, atualizadas e capazes de lidar com os desafios da economia digital.
Adotar princípios da OCDE sobre a tributação de intangíveis, como aqueles estabelecidos no projeto BEPS (Base Erosion and Profit Shifting), para evitar a erosão da base tributária e a transferência artificial de lucros para jurisdições de baixa tributação.

Incentivos Fiscais para Inovação

Implementar regimes de 'Patent Box', oferecendo taxas de imposto reduzidas sobre rendimentos provenientes de patentes e outros ativos intelectuais, incentivando as empresas a desenvolver e manter propriedade intelectual no Brasil.
Concessão de créditos fiscais para pesquisa e desenvolvimento (P&D), permitindo que as empresas deduzam despesas de P&D de seus impostos, estimulando o investimento em inovação.

Fomento ao Setor de Tecnologia

Apoiar startups e pequenas empresas por meio de regimes tributários simplificados e benefícios fiscais, reduzindo barreiras à entrada e facilitando o crescimento empresarial no setor de tecnologia.
-Promover parcerias público-privadas** para o desenvolvimento de infraestrutura tecnológica, como centros de inovação e parques tecnológicos, oferecendo incentivos fiscais para empresas que participam dessas iniciativas.

Educação e Formação de Talentos

nvestir em educação e capacitação** em ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), para desenvolver um pool de talentos qualificados que possa sustentar e impulsionar o setor de tecnologia.

Estabilidade e Previsibilidade Regulatória

-Garantir estabilidade e previsibilidade nas políticas tributárias, para que as empresas possam fazer planos de longo prazo sem o temor de mudanças abruptas na tributação que afetem negativamente seus investimentos.

Cooperação Internacional

- Participar ativamente de fóruns internacionais** sobre tributação digital e intangíveis, para alinhar as práticas brasileiras com as tendências globais e evitar a dupla tributação.

Implementando essas estratégias, o Brasil poderia não apenas aprimorar a tributação de intangíveis de maneira justa e eficaz, mas também estimular significativamente o crescimento do setor de tecnologia, incentivando a inovação, o investimento e o desenvolvimento de um ecossistema tecnológico robusto e competitivo globalmente. 

Tributação de Intangíveis na Europa: Desafios e Perspectivas na Economia Digital

A tributação de ativos intangíveis, como propriedade intelectual, direitos autorais e patentes, tem se tornado um tema cada vez mais relevante na Europa, dada a crescente digitalização da economia global e a importância desses ativos para as empresas modernas. Este artigo explora como a tributação de intangíveis está sendo discutida e implementada na Europa, destacando as principais questões, desafios e abordagens adotadas pelos países europeus.

O Desafio da Tributação de Intangíveis

Ativos intangíveis diferem dos tangíveis por não possuírem uma presença física, o que torna sua localização e valoração para fins tributários particularmente desafiadoras. Empresas multinacionais, especialmente aquelas no setor de tecnologia e farmacêutico, frequentemente alocam seus ativos intangíveis em jurisdições de baixa tributação, uma prática conhecida como "planejamento fiscal agressivo". Isso levanta preocupações sobre a erosão da base tributária e a transferência de lucros (BEPS) em países com tributação mais alta, onde essas empresas efetivamente conduzem suas atividades econômicas.

Respostas Europeias à Tributação de Intangíveis

A União Europeia (UE) e seus Estados-membros têm trabalhado ativamente para abordar esses desafios. A iniciativa BEPS da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que a UE apoia fortemente, visa combater a erosão da base tributária e a transferência de lucros. A Ação 5 do projeto BEPS, em particular, foca na tributação de intangíveis, propondo normas para garantir que a tributação de ativos intangíveis esteja alinhada com a criação de valor.

Alguns países europeus têm introduzido regimes fiscais específicos para ativos intangíveis, conhecidos como "Patent Box" ou "IP Box", que oferecem taxas de imposto reduzidas sobre rendimentos provenientes de patentes e outros ativos intelectuais. O objetivo é incentivar a inovação e o desenvolvimento de novas tecnologias dentro da jurisdição. No entanto, esses regimes também têm sido criticados por facilitar a transferência de lucros e a erosão da base tributária, levando a OCDE a estabelecer critérios rigorosos para que tais regimes sejam considerados não prejudiciais.

Desafios e Perspectivas Futuras

Um dos principais desafios na tributação de intangíveis na Europa é alcançar um equilíbrio entre a promoção da inovação e a garantia de que as empresas paguem uma parcela justa de impostos. Isso requer uma colaboração internacional contínua para desenvolver e implementar normas tributárias que sejam justas, transparentes e aplicáveis globalmente.

Além disso, com o avanço da digitalização, a UE tem explorado formas de tributar a economia digital de maneira mais eficaz, o que inclui a tributação de ativos intangíveis. Propostas como a implementação de um imposto digital ou a adaptação das regras tributárias para melhor capturar o valor gerado por ativos intangíveis digitais estão em discussão.

Conclusão

A tributação de intangíveis é um tema complexo e dinâmico na Europa, refletindo os desafios de adaptar sistemas tributários tradicionais à realidade da economia digital. Enquanto os países europeus buscam formas de incentivar a inovação, também estão comprometidos em garantir uma tributação justa e eficaz de ativos intangíveis. A colaboração internacional, principalmente através da OCDE e da UE, será crucial para desenvolver abordagens de tributação que sejam equitativas, evitando a erosão da base tributária e incentivando o crescimento econômico sustentável. 

À medida que concluímos a discussão sobre a reforma tributária e seu impacto no setor de tecnologia no Brasil, é imperativo reiterar a necessidade crítica de estabelecer incentivos específicos para este setor. O mundo está cada vez mais digitalizado e interconectado, e as economias que lideram são aquelas que investem de forma assertiva em tecnologia e inovação. Para que o Brasil não fique à margem dessa transformação global, é essencial que a reforma tributária seja acompanhada de medidas que incentivem o crescimento, a inovação e a competitividade das empresas nacionais de tecnologia. 

Incentivos fiscais, como reduções de impostos para startups e empresas que investem em pesquisa e desenvolvimento, créditos fiscais para inovação, e regimes especiais para a repatriação de talentos, podem ser decisivos para estimular o ambiente de negócios tecnológicos. Além disso, o apoio à formação de capital humano especializado em áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), e a criação de uma infraestrutura robusta para pesquisa e desenvolvimento são fundamentais para assegurar que o Brasil possa não apenas consumir tecnologia, mas também produzi-la. 

A implementação dessas medidas requer uma visão de longo prazo, comprometimento político e colaboração entre os setores público e privado. As políticas de incentivo ao setor de tecnologia não são um custo, mas um investimento no futuro econômico e social do país. A reforma tributária oferece uma oportunidade única para o Brasil se posicionar como um líder em tecnologia na América Latina, atraindo investimentos, gerando empregos de alta qualificação e impulsionando o crescimento econômico sustentável. 

Portanto, é vital que a reforma tributária seja planejada e implementada com uma perspectiva inclusiva e progressista, reconhecendo a tecnologia e a inovação como pilares para o desenvolvimento nacional. A adoção de incentivos focados no setor de tecnologia é um passo crucial nesse processo, assegurando que o Brasil possa aproveitar plenamente as oportunidades da era digital e estabelecer as bases para um futuro próspero e inovador.

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Colunistas

Coriolano Aurélio de Almeida Camargo Santos é advogado e Presidente da Digital Law Academy. Ph.D., ocupa o cargo de Conselheiro Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo (OAB/SP), com mandatos entre 2013-2018 e 2022-2024. É membro da Comissão Nacional de Inteligência Artificial do Conselho Federal da OAB. Foi convidado pela Mesa do Congresso Nacional para criar e coordenar a comissão de Juristas que promoveu a audiência pública sobre a criação da Autoridade Nacional de Proteção de Dados, realizada em 24 de maio de 2019. Possui destacada carreira acadêmica, tendo atuado como professor convidado da Università Sapienza (Roma), IPBEJA (Portugal), Granada, Navarra e Universidade Complutense de Madrid (Espanha). Foi convidado pelo Supremo Tribunal Federal em duas ocasiões para discutir temas ligados ao Direito e à Tecnologia. Também atua como professor e coordenador do programa de Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) da Escola Superior de Advocacia Nacional do Conselho Federal é o órgão máximo na estrutura da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB). Foi fundador e presidente da Comissão de Direito Digital e Compliance da OAB/SP (2005-2018). Atuou como Juiz do Tribunal de Impostos e Taxas de São Paulo (2005-2021) e fundou a Comissão do Contencioso Administrativo Tributário da OAB/SP em 2014. Na área de arbitragem, é membro da Câmara Empresarial de Arbitragem da FECOMERCIO, OAB/SP e da Câmara Arbitral Internacional de Paris. Foi membro do Conselho Jurídico da FIESP (2011-2020) e diretor do Departamento Jurídico da mesma entidade (2015-2022). Atualmente desempenha o papel de Diretor Jurídico do DEJUR do CIESP. Foi coordenador do Grupo de Estudos de Direito Digital da FIESP (2015/2020). Foi convidado e atuou como pesquisador junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2010, para tratar da segurança física e digital de processos findos. Além disso, ocupou o cargo de Diretor Titular do Centro do Comércio da FECOMERCIO (2011-2017) e foi conselheiro do Conselho de Tecnologia da Informação e Comunicação da FECOMERCIO (2006-2010). Desde 2007, é membro do Conselho Superior de Direito da FecomercioSP. Atua como professor de pós-graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie desde 2007, nos cursos de Direito e Tecnologia, tendo lecionado no curso de Direito Digital da Fundação Getúlio Vargas, IMPACTA Tecnologia e no MBA em Direito Eletrônico da EPD. Ainda coordenou e fundou o Programa de Pós-Graduação em Direito Digital e Compliance do Ibmec/Damásio. É Mestre em Direito na Sociedade da Informação pela FMU (2007) e Doutor em Direito pela FADISP (2014). Lecionou na Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região, Academia Nacional de Polícia Federal, Governo do Estado de São Paulo e Congresso Nacional, em eventos em parceria com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, INTERPOL e Conselho da Europa. Como parte de sua atuação internacional, é membro da International High Technology Crime Investigation Association (HTCIA) e integrou o Conselho Científico de Conferências de âmbito mundial (ICCyber), com o apoio e suporte da Diretoria Técnico-Científica do Departamento de Polícia Federal, Federal Bureau of Investigation (FBI/USA), Australian Federal Police (AFP) e Guarda Civil da Espanha. Além disso, foi professor convidado em instituições e empresas de grande porte, como Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER), Banco Santander e Microsoft, bem como palestrou em eventos como Fenalaw/FGV.GRC-Meeting, entre outros. Foi professor colaborador da AMCHAM e SUCESU. Em sua atuação junto ao Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), apresentou uma coletânea de pareceres colaborativos à ação governamental, alcançando resultados significativos com a publicação de Convênios e Atos COTEPE voltados para a segurança e integração nacional do sistema tributário e tecnológico. Também é autor do primeiro Internet-Book da OAB/SP, que aborda temas de tributação, direito eletrônico e sociedade da informação, e é colunista em Direito Digital, Inovação e Proteção de Dados do Portal Migalhas, entre outros. Em sua atuação prática, destaca-se nas áreas do Direito Digital, Inovação, Proteção de Dados, Tributário e Empresarial, com experiência jurídica desde 1988.

Leila Chevtchuk, eleita por aclamação pelos ministros do TST integrou o Conselho Consultivo da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho – ENAMAT. Em 2019 realizou visita técnico científica a INTERPOL em Lyon na França e EUROPOL em 2020 em Haia na Holanda. Desembargadora, desde 2010, foi Diretora da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª região. Pela USP é especialista em transtornos mentais relacionados ao trabalho e em psicologia da saúde ocupacional. Formada em Direito pela USP. Pós-graduada pela Universidade de Lisboa, na área de Direito do Trabalho. Mestre em Relações do Trabalho pela PUC e doutorado na Universidade Autôno de Lisboa.