Conversa Constitucional

A Suprema Corte de Israel

Diariamente, cidadãos e cidadãs batem às portas da Suprema Corte de Israel vindicando direitos. Para conhecer melhor o Tribunal onde isso acontece, a coluna convida vocês para uma visita à sua sede, em Jerusalém.

22/1/2018

Como pode florescer um vasto campo para direitos constitucionalmente protegidos num país onde não há uma Constituição? Em Israel isso aconteceu. E não foi um milagre. Diariamente, cidadãos e cidadãs batem às portas da Suprema Corte vindicando direitos. Para conhecer melhor o Tribunal onde isso acontece, a coluna convida vocês para uma visita à sua sede, em Jerusalém. Ao conhecer as nuances dessa construção monumental, será possível perceber todo o simbolismo que a cerca. Bem-vindos à Suprema Corte de Israel!

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Colunista

Saul Tourinho Leal é doutor em Direito Constitucional pela PUC/SP, tendo ganhado, em 2015, a bolsa de pós-doutorado Vice-Chancellor Fellowship, da Universidade de Pretória, na África do Sul. Foi assessor estrangeiro da Corte Constitucional sul-africana, em 2016, e também da vice-presidência da Suprema Corte de Israel, em 2019. Sua tese de doutorado, "Direito à felicidade", tem sido utilizada pelo STF em casos que reafirmam direitos fundamentais. É advogado em Brasília.