Desemprego em fevereiro
Dados da PNAD Contínua, divulgada mais cedo pelo IBGE, atualizaram o retrato do mercado de trabalho.
Os números refletem a desocupação no trimestre móvel encerrado em fevereiro e indicam alta em relação ao trimestre de setembro a novembro de 2019.
A taxa subiu de 11,2% para 11,6%, resultando agora em uma população desocupada de 12,3 milhões de pessoas – salto que interrompe dois trimestres seguidos de quedas (leia a íntegra).
O maior volume de desocupação, segundo o IBGE, não teve o comércio como polo – o setor costuma fazer ajustes nesta época –, e sim a construção, a administração pública e os serviços domésticos.
Olhando para a informalidade, a pesquisa indica uma leve queda, mas ainda há 38 milhões de brasileiros nessa condição.
Já o total de pessoas fora da força de trabalho bateu 65,9 milhões, novo recorde apurado pelo IBGE. Enquanto a população ocupada alcançou 93,7 milhões.
CHINA
Um dia de cada vez
Para além das ações de saúde e da publicidade que tem sido dada em torno disso, a China também mostra ao mundo que, do ponto de vista econômico, está em outro momento.
O Bureau Nacional de Estatísticas (NBS) detalhou pela manhã a recuperação da atividade em março.
Conforme os levantamentos de hoje, os índices voltaram a apontar para cima, confirmando o discurso oficial de que o país está em processo de expansão pós-pandemia (saiba mais).
FMI
O que está no radar
A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional, Kristalina Georgieva, participou hoje de uma teleconferência com ministros das Finanças e chefes de banco centrais do G20.
"Nossa previsão de recuperação no próximo ano depende de como conseguimos conter o vírus e reduzir o nível de incerteza", disse (leia o comunicado oficial).
STF
Sessões remotas
O STF confirmou que fará nos dias 15 e 16 de abril sessões plenárias por videoconferência (veja as pautas aqui e aqui).
Além dos ministros, será incorporada também a participação do procurador-geral da República, Augusto Aras.
Advogados, procuradores e defensores farão inscrições por meio de formulário eletrônico disponibilizado no site do STF até 48 horas antes do dia da sessão.
SEGUNDA ONDA
Discussão de laboratório
Uma parte da comunidade científica observa com atenção os picos de covid-19 pelo mundo sem perder de vista a situação na China.
Os padrões de relaxamento adotados por lá alimentam correntes de discussão sobre o quanto é importante ficar alerta para, eventualmente, casos de contaminação doméstica ou importada avancem a ponto de formar uma segunda onda da doença.
AGENDA
BOLSONARO - O presidente Jair Bolsonaro participa, à tarde, da reunião do Conselho de Governo.
PROTESTOS - Entidades ligadas a movimentos sociais, estudantes e lideranças sindicais programam para hoje à noite atos a favor da saúde e contra o governo.
CÂMARA - O plenário deve votar hoje propostas de combate ao coronavírus em sessão remota marcada para começar no início da noite.
SENADO - A partir das 16h, senadores devem votar o projeto de lei que institui a Renda Básica de Cidadania Emergencial.
EDUCAÇÃO
AVAMEC - Como funciona e o que oferece a plataforma virtual de aprendizagem do MEC (saiba mais).
SABER
Arquivo nacional - Um acervo iconográfico com mais de 1 milhão de itens. Imagens digitalizadas para pesquisar a qualquer hora (saiba mais).
SUSTENTÁVEL
Dados climáticos - Escolha uma cidade do mundo e consulte as informações que quiser (saiba mais).
TECH
Gamers - As melhores cadeiras do mundo para os amantes dos jogos para PC (saiba mais).
BEM-ESTAR
Alimentação - Dicas e orientações da OMS/Europa para períodos de quarentena (saiba mais).