Desafio de garantir comida
Para além do drama humano, da questão sanitária e dos prejuízos econômicos, o avanço do novo coronavírus é um risco à segurança alimentar.
Esse debate tem ganhado mais força nos últimos dias não só porque a pandemia se espalha pelo mundo, mas também porque está disseminada em grandes centros produtores e exportadores.
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) manifestou recentemente preocupação especial com os mais vulneráveis. E listou implicações e recomendações (leia aqui).
Nas contas da FAO, cerca de 820 milhões de pessoas no planeta convivem com o flagelo da fome crônica.
Desse total, 113 milhões são submetidos ao que a entidade chama de ‘grave insegurança aguda’, ou seja, quando a fome é extrema e torna o ser humano dependente de assistência externa para sobreviver.
A Covid-19 já é problema para quase 200 países. E a proliferação acelerada atinge nada menos do que 44 nações que precisam de assistência alimentar externa.
Pressões de preço e renda costumam ser implacáveis em momentos de crise, mas principalmente com quem lida com a fome há mais tempo.
BRASIL
Mensagens para dentro e para fora
A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, está bastante presente em fóruns que discutem os rumos da crise e seus efeitos sobre o setor.
Junto aos colegas da América do Sul a ministra tem buscado alinhamentos importantes nesta fase da pandemia. A prioridade é garantir a fluidez do trânsito de mercadorias e o abastecimento na região.
OMS + FIFA
Parceria
Organização Mundial da Saúde (OMS) e FIFA se juntaram para uma campanha de conscientização contra o avanço do novo coronavírus.
O objetivo é reforçar nas pessoas a importância de, neste momento, não esquecer de hábitos básicos, como lavar as mãos, tossir seguindo a etiqueta, evitar tocar o rosto, guardar distância física dos outros e ficar em casa.
No vídeo promocional, 28 jogadores fazem apelos em 13 idiomas (assista).
SDSDSD
Razões do adiamento
Por causa da pandemia de Covid-19, o primeiro-ministro japonês, Abe Shinzo, e o Comitê Olímpico Internacional oficializaram o adiamento dos Jogos de Tóquio – programados para 24 de julho.
As Olimpíadas deverão ser realizadas em 2021.
O comunicado oficial está aqui.
TELEFONEMA
Bolsonaro e Xi
O presidente Jair Bolsonaro telefonou hoje cedo para o presidente da China, Xi Jinping.
COMÉRCIO EM JANEIRO
Vendas caem
O IBGE divulgou mais cedo dados de janeiro do comércio varejista nacional que indicam um recuo de 1% frente a dezembro de 2019. Frente ao mesmo mês do ano passado, o setor cresceu 1,3%.
Os detalhes estão aqui.
AGENDA
BOLSONARO - O presidente Jair Bolsonaro recebe pela manhã o ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente) e tem videoconferências com governadores do Centro-Oeste e do Sul.
BNDES - O presidente Gustavo Montezano tem videoconferências hoje com representantes da ViaVarejo e da Febraban.GUEDES - O ministro da Economia, Paulo Guedes, tem hoje - entre outros compromissos - videoconferência com o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, e call com o diretor-presidente da Oi, Rodrigo Abreu.
EDUCAÇÃO
Aprendendo em casa - Quais são e como funcionam os cursos on-line (e gratuitos) oferecidos pelo CIEE.
SABER
Livros - Tudo sobre conservação preventiva explicado em manuais fáceis de baixar (saiba mais).
SUSTENTÁVEL
Micro-casas - Otimização de espaços e autossuficiência em projetos inovadores (saiba mais).
TECH
Robôs favoritos - Os melhores aspiradores de pó já inventados, seus preços, funcionalidades e por que é tão bom vê-los fazer tudo sozinhos (veja).
BEM-ESTAR
Mitos da Covid-19 - Informações (confiáveis) sobre a pandemia que são úteis ao dia a dia prontas para serem compartilhadas (saiba mais).