Em busca da vacina
Comunidade acadêmica, indústria e governos estão mobilizados em todo o mundo na busca pela vacina contra o Covid-19.
Neste momento, a corrida está no auge.
Pesquisas laboratoriais avançam para fases decisivas. Em algumas partes do mundo, inclusive, o processo já envolve testes em humanos.
O National Institutes of Health (NIH), agência federal americana que conduz e apoia inovações médicas, informou a evolução de um estudo clínico abrangendo 45 voluntários adultos saudáveis, com idades entre 18 e 55 anos – a primeira pessoa recebeu a vacina experimental esta semana (saiba mais).
Na China, há diversas frentes abertas. Desde o fim de janeiro, centros médicos testam possibilidades de imunização. E com o fim do pico de contágio, a rede científica montada pelo país está especialmente dedicada aos projetos.
Etapas envolvendo animais foram cumpridas e a expectativa dos chineses é de que em abril os processos com humanos comecem.
Na Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos empresas e órgãos oficiais também se movimentam.
Depois que a pandemia foi oficialmente reconhecida pela OMS, os estudos ganharam fôlego nos cantos mais ricos do planeta.
Entre os pesquisados, nesses e em outros países, a preocupação agora é conter a ansiedade global.
Há pressões e muitas expectativas represadas. E quase todas têm como foco a ideia de que a descoberta está próxima.
Isso, no entanto, vem sendo desencorajado por inúmeras escolas científicas, que ponderam: para chegar ao mercado, vacinas percorrem um longo caminho que atesta eficácia e segurança.
BRASIL
SP registra 1ª morte
O estado de São Paulo registrou a primeira morte causada pelo novo coronavírus.
O governo estadual informou hoje mais cedo e dará detalhes no início da tarde.
MERCADOS + CÂMBIO
Atualizando...
As bolsas asiáticas fecharam em alta hoje – na maioria, assumindo movimentos leves.
Na Europa, os negócios operaram pela manhã em baixa, assim como nos Estados Unidos.
Os negócios no Brasil viveram uma manhã de volatilidade, enquanto o dólar seguiu em alta até por volta das 11h.
CONGRESSO
Quase parado
O Congresso Nacional cancelou a sessão agendada para hoje que iria analisar vetos presidenciais e projetos de lei (PLNs) sobre o orçamento impositivo.
Na Câmara, a comissão externa que discute ações preventivas com foco no coronavírus abriu um debate com especialistas hoje pela manhã (veja ou reveja).
STF
Segue a pauta
O presidente do STF, ministro Dias Toffoli, manteve as sessões presenciais.
A Corte adotou medidas de restrições de acesso e realiza monitoramento diário junto ao Ministério da Saúde para embasar a tomada de decisões.
Veja aqui a pauta de julgamentos prevista para hoje à tarde.
PACOTE
O que Guedes anunciou
O ministro da Economia, Paulo Guedes, detalhou ontem à noite ações emergenciais que passam a ser adotadas para conter os reflexos negativos causados na atividade pelo avanço do Covid-19.
A previsão é desembrulhar um pacote de R$ 147,3 bilhões que atua em três frentes: 1) proteção da população mais vulnerável, 2) manutenção de empregos e 3) combate à pandemia (entenda aqui).
NA TV 1
Ciro fala
O ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes esteve ontem no Roda Vida, da TV Cultura. Analisou a conjuntura e debateu questões que inquietam a política e a sociedade brasileiras (veja ou reveja).
NA TV 2
Sarney fala
À Globonews, o ex-presidente José Sarney opinou ontem à noite sobre eleições, economia, política em geral e o governo Jair Bolsonaro (veja ou reveja).
AGENDA
COPOM - Tem início hoje e termina amanhã a reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central que vai decidir a nova taxa básica de juros.
BOLSONARO - O presidente Jair Bolsonaro não tem previsão de audiências oficiais e/ou compromissos.
GUEDES - O ministro da Economia, Paulo Guedes, tem reuniões hoje com o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, com o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos Da Costa, e com o ministro Braga Netto (Casa Civil).
EDUCAÇÃO
Enem em Portugal - 49 instituições portuguesas que usam os resultados do Enem para acesso à educação superior (veja a lista).
SABER
Museu no Youtube - O Museu da Pessoa é virtual e colaborativo. No acervo estão mais de 17 mil depoimentos em áudio, vídeo e texto e cerca de 60 mil fotos e documentos digitalizados (assista e entenda).
SUSTENTÁVEL
Abelhas - A campanha do Greenpeace a favor e informações sobre equilíbrio e biodiversidade (saiba mais).
TECH
Dados - O blog da International Data Corporation (IDC), uma das principais referências em inteligência de mercado, serviços de consultoria e eventos de tecnologia associada a informação, telecomunicações e consumo.
BEM-ESTAR
Quarentena - Conceito e noções básicas sobre restrições e isolamento (saiba mais).