Investimento a juro baixo
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central fez o que muita gente imaginava e cortou os juros outra vez (leia aqui o comunicado oficial). A Selic está agora em um novo piso histórico de 4,25% ao ano.
A decisão mal havia saído, ontem, no início da noite, e uma nova onda de dicas e recomendações vindas do mercado já inundava caixas de e-mails e grupos de Whatsapp.
Bancos, corretoras e consultorias entraram (de novo) em campo para ‘evangelizar’ o investidor. As orientações mais comuns: 1) ganhos em troca de mais riscos, 2) diversidade de carteira e 3) paciência para embolsar algum lucro.
Apesar de quase todos os informes e análises fazerem referências a produtos e serviços financeiros, a avalanche de informação – que continua a fluir nesta manhã – é uma das mais didáticas dos últimos tempos.
O tom não é meramente comercial e isso deve ser reconhecido como um avanço na comunicação dos agentes com o público.
Na média, o brasileiro que investe está minimamente consciente de que os tempos das taxas gordas ficaram para trás.
As pessoas estão também saturadas de tanta notícia e conselhos. Por isso, quem aposta na objetividade e na transparência sai na frente dos concorrentes.
FMI NO VATICANO 1
Recados sob medida
Em um seminário sobre novas formas de solidariedade, promovido pelo Vaticano, a diretora-geral do FMI, Kristalina Georgieva, discursou sobre crescimento inclusivo e dirigiu-se especialmente à América Latina.
O site do Fundo publica a íntegra (leia aqui) e grifa as mensagens-chave.
Kristalina disse que "há espaço para intensificar a luta contra a escuridão da corrupção", que é preciso "promover uma globalização da esperança" e que todos precisam se comprometer a "cuidar de nosso lar comum, enfrentando as mudanças climáticas".
Foto: www.vaticannews.va
FMI NO VATICANO 2
O que a Argentina entendeu
Autoridades do país vizinho que estavam presentes no encontro promovido pelo Papa Francisco interpretaram a fala da chefe do FMI como um bom sinal.
As principais cabeças econômicas da Argentina, incluindo o presidente Alberto Fernández, fizeram uma blitz pela Europa nos últimos dias em busca de apoio para a renegociação de dívidas.
NOVO VÍRUS - CHINA
Último balanço
Na China, até agora, há registros de 563 mortes e 28.018 casos confirmados de pessoas infectadas pelo novo coronavírus.
Um total de 1.153 doentes venceram a doença e receberam alta hospitalar.
NOVO VÍRUS - BRASIL
Mandetta fala
Ontem à noite, em entrevista à Globonews, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, reforçou que o Brasil está vigilante e preparado para lidar com o surto (veja ou reveja).
E-CIBER
Qual o plano
Está no Diário Oficial da União de hoje o decreto que aprova a Estratégia Nacional de Segurança Cibernética (leia a íntegra).
SENADO
Dashboard comentado
O Senado disponibilizou para consulta o Relatório da Presidência 2019.
O documento lista, entre outras coisas, a performance da Casa na discussão e na votação de propostas em plenário e nas comissões durante o ano.
REFORMA TRIBUTÁRIA
Ainda a comissão...
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, acredita que a comissão mista dedicada a analisar propostas da reforma tributária será criada até a próxima semana.
Lideranças no Congresso que estão à frente das negociações e em contato com o governo tinham como meta definir os nomes e indicar o cronograma por agora, nos primeiros dias da volta do recesso legislativo.
AGENDA
STF - Está na pauta do plenário de hoje a retomada da discussão sobre a possibilidade de aposentados pedirem revisão do benefício por terem voltado a trabalhar e a contribuir para o INSS – conceito chamado de desaposentação.
BOLSONARO - Pela manhã e à tarde, o presidente Jair Bolsonaro recebe em audiências separadas os ministros Bento Albuquerque (Minas e Energia) e Wagner Rosário (Controladoria-Geral da União).
5G - O conselho diretor da Anatel volta a discutir hoje a proposta de edital para o leilão da quinta geração de telefonia móvel (acompanhe ao vivo).
VEÍCULOS - Saem hoje os dados da Anfavea sobre a produção de veículos em janeiro.
POUPANÇA - É esperado para hoje o balanço de janeiro com os números e o desempenho da caderneta de poupança.
TRUMP - O presidente americano, Donald Trump, fará hoje às 14h (hora Brasília) uma declaração pública sobre o arquivamento do impeachment pelo Senado.
EDUCAÇÃO
Unindo esforços - A plataforma global para financiamento da educação é uma iniciativa do Banco Mundial que visa ajudar os governos a fortalecer seus sistemas de financiamento e elevar qualidade das políticas com foco em aprendizagem (saiba mais).
SABER
Cinema - O Centro Cultural do Banco do Brasil, em Brasília, inaugura a mostra 'Lumière Cineasta' – em cartaz até o dia 1º de março. São cerca de 100 filmes organizados em sessões temáticas (veja as sinopses).
SUSTENTÁVEL
Mudança climática - Baixe de graça apps criados pela Nasa que permitem acompanhar os sinais vitais da Terra.
TECH
Internet - Conheça a Internet Society, uma organização que atua em prol do aperfeiçoamento da rede e discute em nível internacional padrões e avanços técnicos.
BEM-ESTAR
Chocolate ao leite de camelo - Por dentro da linha de produção da Al Nassma, a primeira fábrica do mundo e uma das mais exclusivas também (assista).