Cenário

Cenário - 28.1.20

Novas informações e o medo de que ainda não se sabe tudo sobre o coronavírus mexeram ontem com bolsas, câmbio e petróleo.

28/1/2020

Mercados põem preço no vírus

Novas informações e o medo de que ainda não se sabe tudo sobre o coronavírus (2019-nCoV) mexeram ontem com bolsas, câmbio e petróleo.

Do ponto de vista psicológico, trata-se do maior alcance até aqui. Em termos financeiros, a conta apresentada a empresas e investidores foi a mais pesada.

Prejuízos quase generalizados resumem o comportamento clássico do dinheiro em momentos como esse.

Enquanto a China se esforça para mostrar ao mundo que está comprometida com ações de combate e prevenção, o capital busca segurança e previsibilidade.

Estender feriados, barrar o fluxo de mercadorias e de pessoas e bloquear cidades não têm sido o bastante. Casos de mortes e contaminações estão aumentando não só em território chinês.

As previsões endereçadas à economia da China antes da crise indicavam alguma acomodação em 2020. Com o surto e os reflexos provocados por ele, as coisas pioraram um pouco.

A ideia de que a doença já impacta o PIB chinês é real e está, simplesmente, sendo precificada.


Foto: Em Wuhan, ruas vazias (Xinhua/Cheng Min)

NÚMEROS

Atualizando...

Autoridades chinesas confirmam 4.515 casos de pneumonia causada pelo novo coronavírus relatados em 30 províncias e um total de 106 mortes.

A Comissão Nacional de Saúde produz e divulga relatório diários. Segundo informações oficiais, há 976 pacientes em condições críticas e 6.973 pessoas suspeitas de estarem infectadas.

REMÉDIOS

Formas de tratamento

Há 30 medicamentos sendo testados na China para fazer frente ao vírus. As pesquisas reúnem linhas já documentadas e alternativas médicas completamente novas.

ELEIÇÕES

Botão anti-fake News

Pensando nas eleições municipais deste ano, o TSE reformulou seu canal na internet de combate a informações falsas (veja como ficou).

CHUVAS

Estragos no campo

Minas Gerais e Espírito Santo começam a contabilizar os danos causados pelas chuvas à agropecuária.

Os dois são importantes celeiros e lideram a produção de itens escoados no Brasil e no exterior.

Aquilo que não está perdido no campo, não consegue chegar aos destinos porque muitas estradas estão comprometidas.

É o caso de frutas, hortaliças e lácteos.

AGENDA

CONJUNTURA - O Tesouro Nacional divulga hoje o relatório anual da dívida pública de 2019 e o plano anual de financiamento para 2020.

BOLSONARO - O presidente Jair Bolsonaro retorna da Índia para o Brasil.

CAMPOS NETO - O presidente do Banco Central Roberto Campos Neto participa, em São Paulo, de evento promovido pelo Credit Suisse.

PLANO DE PAZ - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anuncia hoje um plano de paz para o Oriente Médio.

EDUCAÇÃO

Bloquinhos - A LEGO®Education e o trabalho com professores e especialistas na busca por aprendizado lúdico.

SABER

Artes - O que faz o Núcleo de Conservação e Restauração do Museu Nacional de Belas Artes (MNBA).

SUSTENTÁVEL

PANC - Vídeos tiram dúvidas, falam do cultivo e mostram os benefícios das plantas alimentícias não convencionais (PANC) (veja).

TECH

Game - O comunicado da Ndemic Creations, desenvolvedora do jogo Plague Inc, que adverte os fãs em meio ao avanço do coronavírus. O texto reforça que o jogo não é um modelo científico. O objetivo do game é criar um vírus capaz de acabar com toda a população mundial (saiba mais).

BEM-ESTAR

Trilha - O blog da The North Face dá dicas sobre o que levar para comer.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Colunista