Cenário

Cenário 09.12.2019

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) atualizou números globais e divulga hoje a versão 2019 de seu relatório anual.

9/12/2019

Balanço das diferenças

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) atualizou números globais e divulga hoje a versão 2019 de seu relatório anual.

 

Olhando para os dados que dizem respeito ao Brasil, o levantamento mostra que o país caiu uma posição no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), ocupando agora a 79ª colocação entre 189 nações.

 

O IDH brasileiro alcançou 0,761, registrando salto de 0,001 em comparação a 2017 – a Colômbia está empatada com o Brasil.

 

O índice leva em conta renda, saúde e educação. Vai de zero a um e quanto mais próximo de um, maior o desenvolvimento humano.

 

Referindo-se à realidade geral, o Pnud resume que “o mundo alcançou ganhos substanciais nos níveis básicos de saúde, educação e padrão devida”, mas adverte: ainda há muitas necessidades não atendidas e uma próxima geração de desigualdades se inicia.

 

Ao olhar para o futuro com os pés no presente, o Pnud também vai além.

 

O documento chama a atenção para os desafios que prejudicamo desenvolvimento no mundo há décadas, reforçando que os mais pobres estão(como quase sempre) mais vulneráveis.

 

A lista de recomendações é longa e incorpora temas cada vez mais sensíveis, como os impactos produzidos sobre o bem-estar da humanidade causados pela mudança do clima e as transformações tecnológicas.

 

A versão on-line do relatório está aqui. A íntegra na formatação impressa pode ser lida aqui.

Brasil 

Mais sobre o IDH

Na avaliação do Pnud, o IDH do Brasil mantém tendência de avanço, mas as desigualdades permanecem.

O texto divulgado pelo organismo internacional ressalta que,entre 1990 e 2018, o país apresenta um aumento ‘consistente’ – crescimento de 24%.

O resultado deste ano, conforme o Pnud, situa o Brasil no grupo de países com Alto Desenvolvimento Humano – na América do Sul, o Brasil é o 4º com maior IDH, com Chile, Argentina e Uruguai à frente.

COPOM

Última reunião do ano

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central inicia amanhã mais uma reunião e anunciará na quarta-feira (11) se mexe ou não na taxa básica de juros (Selic).

O PIB do terceiro trimestre e a inflação de novembro,divulgados na semana passada, não mudaram as expectativas de corte.

A Selic está em 5% ao ano e a previsão majoritária de mercado é de queda para 4,5%.

Escolas

Mudanças no tempo integral

O Diário Oficial da União publica hoje uma portaria do MEC que altera normas e critérios e institui o programa de fomento às escolas de ensino médio em tempo integral.

SDSDSD

Atuação nos canais oficiais

O futuro partido do presidente Jair Bolsonaro vai, aos poucos, formando sua personalidade na internet.

 

No Twitter, o perfil oficial pede ‘paciência’ e faz apelos aos simpatizantes para que só acreditem em informações compartilhadas nos canais oficiais – um post reforça que listas fake não devem ser assinadas.

 

Já o site traz uma versão do estatuto e um guia para quem procura informações sobre como se desfiliar de outra legenda.

 

No Facebook, o número de aliados vem sendo atualizado e as publicações celebram o aumento da base de apoio.

Guerra Tarifária 

O que esperar da semana

A disputa comercial travada entre Estados Unidos e China terá desdobramentos ao longo dos próximos dias.

É que os americanos planejam aplicar uma nova rodada de tarifas às importações chinesas a partir do dia 15.

Se esse cronograma for seguido, o chamado acordo comercial de “primeira fase” será prejudicado.

Na sexta-feira passada, a China fez um gesto considerado crucial, indicando disposição de reduzir as tarifas sobre a soja e a carne suína dos EUA.

Rússia

Fora de competições

A Agência Mundial Antidoping (Wada) informou hoje cedo que a Rússia foi punida por falsificação de dados de controle e que está fora das grandes competições esportivas por quatro anos.

O ‘gancho’ inclui as Olimpíadas de Tóquio 2020 e campeonatos mundiais (leia a íntegra do comunicado).

Os russos ainda podem recorrer da decisão.

 AGENDA

ANVISA Termina hoje o prazo para o envio de comentários e sugestões às Consultas Públicas (CPs) sobre rotulagem nutricional

BOLSONARO  tarde, o presidente Jair Bolsonaro recebe em audiências separadas os ministros Paulo Guedes (Economia) e Abraham Weintraub (Educação)

IMPOSTO DE RENDA - A Receita Federal abre hoje para consulta o sétimo lote de restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2019 (veja)

CANDIDATURAS AVULSAS - O STF realiza hoje audiência pública para discutir aviabilidade de candidaturas avulsas (sem filiação partidária) nas eleições

PRÊMIO BRASILEIRÃO 2019 - A CBF anuncia hoje, no Rio de Janeiro, os melhores do Campeonato Brasileiro de Futebol. Atletas do masculino e do feminino serão premiados

EDUCAÇÃO

Dados - Uma plataforma de análise, referências documentais e acervo audiovisual com foco no ensino médio e na gestão educacional (saiba mais)

SABER

Arte e mercado - Conheça o artnet, um dos sites mais reconhecidos e atualizados do mundo da arte

SUSTENTÁVEL

Clima em Campinas - Um estudo desenvolvido no Instituto de Geociências da Unicamp revela dados da evolução das mudanças climáticas da região de Campinas (SP) nos últimos 25 mil anos (saiba mais)

 TECH

Santa Tracker - Siga os passos do Papai Noel pelo mundo utilizando o Google Maps

 BEM-ESTAR

Ageísmo - Preconceito, estereótipos e práticas discriminatórias pela idade. Entenda o que é e como esse conceito se manifesta

 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Colunista