Aviso
Pausa para mudanças
O Cenário vai passar por uma reformulação e voltará a circular na próxima segunda-feira, 4/11.
Novos números do desemprego
O IBGE divulgou hoje cedo que a taxa de desocupação no trimestre encerrado em setembro ficou em 11,8%, o que corresponde a 12,5 milhões de pessoas (leia a íntegra da Pnad Contínua).
Esse novo balanço não difere muito do anterior (0,3 ponto percentual menor que o trimestre abril-junho). Ele também não dá boas pistas sobre o que virá pela frente porque é praticamente idêntico ao mesmo período do ano passado.
No geral, as coisas seguem ainda lentas no mercado de trabalho. Um dos termômetros que comprovam essa tese é o estoque de população fora da força de trabalho: 64,8 milhões de pessoas.
Os desalentados são agora 4,7 milhões, um recuo de 3,6% em relação ao trimestre anterior e estabilidade estatística frente ao mesmo trimestre de 2018.
Já a população ocupada, formada por 93,8 milhões de pessoas, avançou tanto na comparação com o trimestre passado como com o mesmo período de 2018 (0,5% e 1,6%, respectivamente).
Outros dados importantes.
O número de empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado segue estável. E a categoria dos sem carteira de trabalho assinada no setor privado bateu recorde na série histórica, crescendo em relação ao trimestre anterior e ao mesmo trimestre de 2018.
Recorde também na categoria dos trabalhadores por conta própria, que chegou a 24,4 milhões de pessoas.
Copom
Selic a 5%
O corte de 0,5 ponto percentual promovido ontem pelo Comitê de Política Monetária (Copom) era 'barbada', mas quem gosta de interpretar os sinais do Banco Central amanheceu dividido sobre o ciclo de baixa e sua intensidade daqui para frente.
Espécie de esporte nacional, as 'análises do dia seguinte' ajustam o foco a partir do que indica o comunicado distribuído pós-reunião.
Pacote Guedes
Aguardando...
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, disse ontem que o governo enviará só na próxima terça-feira, 5, as propostas de mudanças voltadas ao funcionalismo, orçamento e Estados.
PPA
Tempestade de ideias 1
Os prazos terminaram e o Plano Plurianual (PPA) 2020-2023 (PLN 21/2019) recebeu um total de 458 emendas.
A análise de tudo o que foi adicionado à proposta será feita pelo relator, senador Oriovisto Guimarães (Pode-PR). Espera-se para novembro a apresentação do parecer à Comissão Mista de Orçamento.
Orçamento
Tempestade de ideias 2
Já o projeto da Lei Orçamentária de 2020 (PLN 22/2019) recebeu 8.934 emendas – 8.341 individuais e 593 coletivas, segundo dados divulgados pelo Congresso.
Essas sugestões serão distribuídas ao Comitê de Admissibilidade de Emendas e aos 16 relatores setoriais.
Loterias
Reajuste autorizado
Está no Diário Oficial da União de hoje a portaria que autoriza reajustes nos preços das apostas das loterias.
AGENDA
Empreendedorismo - O Ministério da Economia e o Sebrae lançam hoje, em São Paulo, o programa Mobilização pelo Emprego e Produtividade.
Escola-trabalho - O Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE) da FGV EBAPE promove, no Rio, o seminário 'O Ensino Técnico e a Reforma do Ensino Médio: Um Convite à Inovação'.
Bolívia - A Organização dos Estados Americanos (OEA) inicia hoje uma auditoria das eleições presidenciais.
EDUCAÇÃO
Plano - A estratégia educacional do Unicef 2019-2030 e as saídas para romper barreiras que dificultam o aprendizado de crianças e adolescentes.
SABER
Artes - O Museum of Arts and Design (MAD) de Nova York e sua coleção permanente de itens que exploram materiais e tendências inovadoras em 1950 e nos dias atuais.
SUSTENTÁVEL
Natal - Penzance, a primeira cidade do Reino Unido livre de plástico, mergulha em um debate sensível: árvores de Natal de plástico são mais sustentáveis?
TECH
Futebol - O que o Barcelona faz e para onde o clube olha quando o assunto é tecnologia e inovação.
BEM-ESTAR
Antibióticos - Vem aí a Semana Mundial de Conscientização sobre Antibióticos (WAAW).