Peculiaridades do câmbio
Análises distribuídas ao longo da semana – especialmente ontem – por quem acompanha e entende de câmbio atribuem grande parte do movimento de queda à aprovação (finalmente!) da nova Previdência.
Apesar disso, um quase consenso forma-se em torno da ideia de que novas pressões estão encomendadas.
É que o mundo do dinheiro quer mais: aguarda pelo calendário das próximas reformas.
Não por outro motivo o ministro da Economia, Paulo Guedes, antecipou as agendas que virão, confirmando que o governo está com quase tudo pronto para enviar ao Congresso propostas que mexem com gasto público, orçamento e repartição de verbas federais aos estados.
As mensagens de Guedes não vieram desacompanhadas de uma articulação prévia com a Câmara e o Senado, além de acenos personalizados a forças econômicas.
Essa rede de apoio está ativada e disposta a atuar novamente a favor do pacote de mudanças que promete ser tão robusto quanto o ajuste no sistema de aposentadorias.
Principalmente por essa razão o dólar deixou a casa dos 4,20.
Mais conjuntura 1
Olhando para fora
A influência externa sobre a cotação do dólar no Brasil – leia-se brexit e guerra comercial China x EUA – não está descolada dos negócios de câmbio, mas nesses últimos dias o impacto acabou sendo menor do que as previsões.
Mais conjuntura 2
Olhando para dentro
A Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia divulgou números da arrecadação de setembro.
O dado (leia o relatório) não é ruim: melhor resultado para o mês desde 2014. Mas veio 3,3% abaixo da expectativa mediana de mercado captada pelo Prisma Fiscal (saiba o que é).
Previdência
As datas
Recém-aprovada no Senado, a reforma da Previdência tem (até o momento!) três datas possíveis para promulgação: 5, 12 ou 19 de novembro.
STF
2ª instância (parte III)
O STF volta a julgar hoje à tarde a constitucionalidade da prisão de condenados em segunda instância.
O placar está em 3 a 1 a favor da possibilidade da execução da pena antes do esgotamento total de recursos.
Relator das ações, o ministro Marco Aurélio votou contra a prisão após segunda instância. Já os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin e Luís Roberto Barroso divergiram.
No canal do STF no Youtube é possível acompanhar a sessão ao vivo.
Diário Oficial
Pausa
O Diário Oficial da União não vai circular na próxima segunda-feira (28) em razão do Dia do Servidor Público, definido como ponto facultativo.
AGENDA
Bolsonaro + Skaf + Chineses - O presidente Jair Bolsonaro está na China e tem audiência prevista com Paulo Skaf, presidente da Fiesp, e CEOs chineses.
Alcolumbre - O presidente do Senado Davi Alcolumbre visita hoje cidades do Nordeste atingidas por manchas de óleo. A comitiva conta ainda com senadores da Região.
Mercado - Vale e Petrobras divulgam os resultados do 3º trimestre de 2019.
Esporte + Justiça - Acontece hoje no STJ o seminário 'O desporto que os tribunais superiores praticam', que vai debater os grandes temas em julgados pelas cortes superiores.
EDUCAÇÃO
Brasil - Uma pesquisa do Instituto Millenium investiga a relação entre educação e desenvolvimento.
SABER
Museu - O bicentenário do Museu do Prado, na Espanha: os projetos, as coleções e a proposta que se renova em um dos espaços mais significativos para a arte e a cultura no mundo.
SUSTENTÁVEL
Construção - Um guia para entender o que define e como funcionam os prédios verdes.
TECH
Unicórnios - O relatório do Hurun Research Institute que coloca a China à frente dos Estados Unidos como maior polo global de unicórnios – startups avaliadas em pelo menos US$ 1 bilhão.
BEM-ESTAR
Vacinas - Conheça a Rede de Produtores de Vacinas dos Países em Desenvolvimento (DCVMN), entidade criada em 2000 com o objetivo de fortalecer e alavancar a produção e a inovação.