Brexit (outro passo)
O primeiro-ministro britânico Boris Johnson e o presidente da Comissão Europeia Jean Claude Juncker foram às redes sociais logo cedo para anunciar que um acordo foi alcançado entre o Reino Unido e a UE sobre o brexit.
Ambos reforçaram mensagens que tentam passar a impressão de que a retirada será ordenada.
Os líderes indicaram que o acerto abre espaço para um bom relacionamento futuro e que há segurança jurídica para todos – sobretudo para os cidadãos e os negócios.
Representantes da União Europeia têm uma nova rodada de conversas hoje e amanhã em Bruxelas (Bélgica). Se o acordo passar por essa etapa será a vez de os Parlamentos se manifestarem. O próximo estágio é obter a aprovação no Parlamento britânico.
Justamente aí as tensões se renovam. O aval para a saída do bloco ainda é incerto porque políticos britânicos já se manifestaram contrários ao acerto anunciado hoje.
Alguns dos principais partidos da oposição nem bem esperaram o detalhamento para indicar que estão contra a proposta.
Uma votação está marcada para sábado, 19. O prazo estabelecido para o brexit é até 31 de outubro.
STF
Como será o julgamento
O presidente do STF Dias Toffoli fez ontem um breve resumo sobre como será a sessão de hoje que vai tratar da prisão de condenados em segunda instância.
1) os ministros não votam – isso só ocorrerá na manhã de quarta-feira (23), 2) a Corte fará apenas a leitura do relatório do ministro Marco Aurélio, 3) serão ouvidas manifestações de advogados, além da PGR e da AGU.
Na TV
Para quem quiser assistir
O canal do STF no Youtube está aqui.
CNJ
Os números
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) informou que a decisão do Supremo sobre o cumprimento de pena só depois do trânsito em julgado pode impactar cerca de 5 mil presos (leia o comunicado oficial).
Lula
Mais uma entrevista
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fala ao Uol.
5G
Olhando pra frente
O Conselho Diretor da Anatel reúne-se hoje – é possível acompanhar ao vivo por aqui.
Serão debatidas, entre outras coisas, propostas de consultas públicas do edital de licitação para o 5G.
Acesse a pauta completa da reunião aqui.
Renda
Abismo à brasileira
A pesquisa do IBGE que mostra em detalhes o perfil da renda e suas distâncias na população está aqui.
Um resumo: "a parcela de maior renda arrecadou R$ 27.744 por mês, em média, enquanto os 50% menos favorecidos ganharam R$ 820".
Crédito imobiliário
Retrato em alta definição
O Banco Central informou ter aprimorado e ampliado a divulgação de informações que ajudam a entender o universo do crédito imobiliário no país.
Os dados estão mais amigáveis e a consulta ficou mais nítida (veja).
AGENDA
Bolsonaro - Pela manhã, o presidente Jair Bolsonaro recebe – em audiências separadas – Tarcísio Freitas, ministro da Infraestrutura, e Salim Mattar, secretário especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia.
Guedes - O ministro da Economia Paulo Guedes recebe nesta manhã em audiência conjunta os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara, Rodrigo Maia.
Câmara - A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público discute pela manhã a conjuntura do emprego com a presidente do IBGE, Susana Cordeiro Guerra, e o presidente do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Bernardino Jesus de Brito.
IBGE - Sai o resultado da pesquisa Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo (2017).
EDUCAÇÃO
Inclusão - O que defende a Unesco no campo da educação inclusiva: livros e estudos técnicos orientam percepções e apontam caminhos.
SABER
Da Vinci - A exposição em homenagem a Leonardo da Vinci no Louvre, em Paris, começa neste mês e vai até fevereiro de 2020.
SUSTENTÁVEL
Alternativa - O trabalho da Ellen MacArthur Foundation e o conceito de economia circular.
TECH
Óculos - Um ranking com tutoriais e preços dos melhores e mais modernos óculos inteligentes disponíveis no mercado.
BEM-ESTAR
Outubro rosa - As ações do Inca para alertar e conscientizar as pessoas.