Nova realidade comercial
A despeito do bom número relevado em agosto – superávit de US$ 3,28 bilhões, melhor saldo para o mês desde 2017 –, a balança comercial brasileira vive um período que inspira cuidados.
A desaceleração da economia mundial, a lenta arrancada doméstica, os efeitos da guerra tarifária entre China e Estados Unidos e os problemas na Argentina estão sendo sentidos.
Nos primeiros oito meses de 2019, o saldo positivo entre vendas e compras externas somou US$ 31,7 bilhões – queda de 13,4% na comparação com o mesmo período do ano passado.
Até agosto, as exportações caíram 5,2% pela média diária, e as importações tiveram retração de 2,8% também pelo mesmo critério.
O momento é único para quem observa a cena comercial e seus detalhes. Especialmente agora. O câmbio favorável para quem exporta não tem sido o bastante para compensar todo o conjunto de fatores que influencia o fluxo comercial.
As exportações para o Mercosul são um bom exemplo. Houve queda de 34%. Esse mergulho foi puxado pela Argentina, que importou 39,7% menos que no mesmo período do ano passado – itens como automóveis, autopeças, veículos de carga e óleos combustíveis.
No ano, o Brasil exportou menos para a América Central e Caribe (-22,8%), União Europeia (-13,6%), África (-1,2%) e Ásia (-0,4%) (saiba mais).
Petróleo
Como fica o megaleilão
A proposta de divisão dos recursos arrecadados com o bônus de assinatura do megaleilão de petróleo não é consenso no Congresso.
A discórdia ficou mais clara depois que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse que é preciso garantir que o Rio de Janeiro não perca recursos com as novas regras que podem ser votadas no Senado.
O governo conta com a aprovação da PEC que determina a distribuição de 30% dos recursos do bônus de assinatura dos contratos entre estados e municípios.
Um atraso no cronograma pode adiar novamente a previsão de realização do leilão, marcado para 6 de novembro.
Programas sociais
Ipea sugere reorganização
O Ipea divulgou detalhes do estudo que está em análise no governo para reorganizar os programas sociais e criar um benefício que atenda mais pessoas – com foco nos mais jovens.
Pelos cálculos, a mudança poderia agregar 17 milhões de crianças em situação de vulnerabilidade ao cadastro de beneficiados do governo.
Os recursos viriam da integração do Bolsa Família, do Salário-Família, do Abono Salarial e da dedução por dependente no Imposto de Renda da Pessoa Física (leia).
Câmara
Moro avaliado
A comissão de Trabalho, de Administração e de Serviço Público da Câmara tem audiência pública hoje para debater a "legalidade e a razoabilidade administrativa" da conduta dos agentes públicos envolvidos na troca de mensagens entre o ex-juiz Sérgio Moro e o procurador-chefe da força-tarefa da Lava Jato Deltan Dallagnol.
Além de Dallagnol, o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, e o editor-executivo do site The Intercept, Leandro Demori, foram convidados.
Na TV
Glenn fala
O editor do site The Intercept, Glenn Greenwald, falou ontem ao programa Roda Viva, da TV Cultura (veja ou reveja).
Amazônia
Em busca da agenda comum
Governadores da Amazônia Legal e governo Federal terão hoje mais uma rodada de reuniões para tentar formatar um plano de enfrentamento às queimadas e ao desmatamento.
Os estados insistem para que a União não abra mão dos recursos internacionais ou que, na pior das hipóteses, permita que o dinheiro seja utilizado pelos governos dos estados.
Uma das reivindicações é que as doações do Fundo Amazônia voltem a ser usadas e que possam ampliar o financiamento das ações locais.
Os estados também querem que o governo federal amplie os instrumentos de fiscalização e monitoramento.
Vale
Pós-Brumadinho
A agência de classificação de risco Moody's ajustou a perspectiva para o rating da Vale de negativa para estável, mas manteve a nota Ba1.
Na justificativa, destaque para a maior visibilidade dos custos e passivos financeiros da mineradora após o acidente em Brumadinho/MG.
Marcas
As mais valiosas do Brasil
A consultoria internacional Interbrand atualizou seu ranking. Em 2019, os bancos e as cervejas se destacam (veja a lista).
AGENDA
Indústria - O IBGE divulga hoje a Pesquisa Industrial Mensal.
Planalto - O presidente Jair Bolsonaro participa à tarde do lançamento da Campanha Semana do Brasil.
EDUCAÇÃO
Menos recursos - Capes corta mais de 5 mil bolsas que estavam previstas (leia).
SABER
Artes marciais - 11 curiosidades sobre a vida de Bruce Lee.
SUSTENTÁVEL
Novos tempos - Conheça o Retorna Machine, um programa de fidelidade que dá pontos em troca de embalagens recicláveis.
TECH
Privacidade - A polêmica sobre o sistema de reconhecimento facial no Reino Unido.
BEM-ESTAR
Saúde - Estudo com mais de 500 mil pessoas descarta possível existência de um "gene gay".