Dilemas reformistas
Nos moldes do que aconteceu com a Previdência nos piores dias, a reforma tributária tem sido alvo de turbulências e imprevistos que podem atrasar (e muito!) o cronograma.
Há tanta indefinição que é praticamente impossível prever de que modo e em qual direção as discussões vão avançar.
O governo já oscilou algumas vezes sobre como vai se posicionar em relação ao assunto. Neste momento – em que mais de uma proposta disputa protagonismo –, esse padrão não só se repete como passa a influenciar cada vez mais a cena decisória.
A equipe econômica chegou a sinalizar que enviaria um texto ‘ideal’ ao Congresso. Agora, mostra-se um pouco dividida sobre o que propor.
Unificar impostos federais segue sendo uma das poucas unanimidades, mas os caminhos na Câmara e no Senado estão menos pavimentados que antes.
Resistências consideráveis também se impõem a ideias que não amadureceram por completo, como a que flerta com a criação de um imposto sobre movimentação financeira (saiba mais sobre a reforma).
No meio disso tudo estão as expectativas represadas e certa ansiedade do setor produtivo, que quer influenciar e se fazer ouvir.
IR
Hora da faxina
O governo prepara uma limpeza geral no Imposto de Renda, com direito a revisões de isenções e de benefícios tributários, além da redução de alíquotas.
As mudanças têm como foco cidadãos e empresas.
Na linha do que vem indicando a Receita Federal, o ajuste serviria para tornar o IR brasileiro mais próximo daquilo que se pratica em países desenvolvidos.
Previdência 1
Senado mexe na proposta
O relator da PEC da Previdência no Senado, Tasso Jereissati, propôs mudanças à proposta aprovada na Câmara (leia a íntegra).
Cerca de 150 emendas foram apresentadas.
O texto deve ser lido na reunião de hoje da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), conforme indica o site do Senado.
Previdência 2
Sistema dos militares
O projeto que revisa a carreira militar e cria novas regras a Previdência nas Forças Armadas já recebeu 22 emendas dos deputados (saiba mais).
Petrobras
Refinarias atraem investidores
Até agora, cerca de 20 empresas já assinaram os termos de confidencialidade que garantem o acesso aos dados das oito refinarias que a Petrobras pretende vender nos próximos anos.
É um sinal de que os investidores consideram fazer uma oferta pelos ativos. Bancos de investimentos estimam que o negócio pode arrecadar até US$ 18 bilhões.
A primeira rodada de ofertas não vinculantes por quatro das oito refinarias que a Petrobras colocou à venda deve ocorrer em 11 de outubro.
Ao todo, as oito plantas de refino têm capacidade para processar cerca de 1,1 milhão de barris por dia.
Sociedade
210 milhões de brasileiros
Está no Diário Oficial da União de hoje uma resolução do IBGE que estima oficialmente a população do país em 210,1 milhões de habitantes (leia a íntegra).
AGENDA
Planalto - O presidente Jair Bolsonaro reúne-se hoje com o presidente do Chile, Sebastián Piñera.
IBGE - Serão divulgadas hoje a Pesquisa Anual de Serviços de 2018 e a estimativa da população brasileira.
Conjuntura 1 - O Banco Central detalha as operações de Mercado Aberto e as estatísticas monetárias e de crédito de julho.
Conjuntura 2 - O Tesouro Nacional divulga o relatório mensal da Dívida Pública de julho.
Congresso - A CPI do BNDES marcou para hoje à tarde o depoimento do empresário Lúcio Funaro.
EDUCAÇÃO
Oportunidade - Harvard tem inscrições abertas para bolsas de pesquisa em todas as áreas.
SABER
Ciência - O projeto de construção do maior telescópio do mundo.
SUSTENTÁVEL
Estilo - 10 marcas sustentáveis para quem busca uma vida eco-friendly.
TECH
Robôs - O debate sobre a aparência das máquinas na era da inteligência artificial.
BEM-ESTAR
Alimentação - Dicas para compor a marmita vegetariana.