Rearranjo conjuntural
Em praticamente todas as partes do mundo os mercados estão um pouco ou bastante ‘bagunçados’.
O duelo entre Estados Unidos e China, o Brexit, a situação na Argentina e os ajustes inesperados na política monetária de emergentes como o México, somam-se à temida (mas anunciada!) desaceleração da economia global.
Essa nova onda de turbulências não tem sido bem interpretada. Nem por governos nem por setores financeiros.
Há indicadores se renovando – a maioria deles para baixo. Outros seguem, simplesmente, seu curso natural: buscam acomodação.
No caso específico do Brasil, a cena externa foi no passado, é ainda hoje e sempre será determinante.
O que distingue certos períodos históricos de outros é a carga psicológica associada a decisões de curto prazo e a discursos alarmistas – tanto do lado de governos como por parte da sociedade.
A recente decisão tomada pelo Banco Central de atuar para conter a ‘gincana do dólar’ aponta para um horizonte de serenidade e pé no chão. A rapidez com que a ação foi tomada também merece registro.
Por óbvio, apenas essa medida não será suficiente para recolocar as coisas (e as cabeças) no lugar. Mas já é um bom começo.
Câmbio 1
faixa dos R$ 4
O dólar flertou esta semana com novos tetos. Observando esse movimento sob a perspectiva da produção – e acreditando que o segundo semestre será um pouco mais quente do que o primeiro –, o atual patamar da moeda americana poderá dar o impulso que faltava a elos produtivos nacionais que têm negócios no exterior.
Câmbio 2
olhando para a frente
O ministro da Economia, Paulo Guedes, não vê com grandes preocupações a desvalorização do real.
Nos termos de momento – e pensando um pouco mais no longo prazo – o dólar em alta pode até ajudar.
PIS/Pasep
dinheiro na praça
Está liberado – para os brasileiros nascidos em agosto – o abono salarial do calendário 2019/2020 do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).
Na Caixa, o total disponibilizado para quem tem direito ao PIS chega a R$ 1,4 bilhão – o banco estima que 1,6 milhão de pessoas serão beneficiadas.
Previdência
clima no Senado
No calendário do relator da reforma da Previdência no Senado, Tasso Jereissati (PSDB-CE), a primeira versão do texto deverá ficar pronta daqui a exatamente uma semana.
A presidente da CCJ, Simone Tebet (MDB-MS), não pretende mexer nos prazos de tramitação.
Está tudo pronto, por exemplo, para a realização de audiências públicas na próxima semana.
Cidades
Brasil desigual
Pesquisa do Ipea avalia a situação dos centros urbanos brasileiros sob a ótica da inclusão, sustentabilidade e resiliência.
Uma das conclusões é que o Brasil promove avanços de forma heterogênea (leia a íntegra do estudo).
Agenda
Planalto
O presidente Jair Bolsonaro recepciona hoje à tarde no Palácio do Planalto atletas brasileiros medalhistas dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019
Educação
Nova ideia | Conheça o Fundo Cidadania pela Educação, lançado em Porto Alegre, e que une empresários, Unesco e governo
Saber
Artes | A exposição Björk digital, que está no MIS em São Paulo, vai rodar por Brasília, Rio de Janeiro e Belo Horizonte
Sustentável
Carrões | A Lotus anunciou uma linha totalmente de carros elétricos (veja)
Tech
Leitura | Tudo sobre o novo Kindle Oasis (saiba mais)
Bem-estar
Adolescentes | Dicas para melhorar a alimentação dos ‘quase-adultos’