Primeiras diretrizes
O Ministério da Economia divulga hoje suas expectativas macroeconômicas e as balizas que serão usadas para elaborar o Orçamento de 2020.
É a primeira vez que a atual equipe econômica torna oficialmente pública sua visão para os próximos anos em relação ao PIB, o déficit fiscal e a inflação.
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) será encaminhada ao Congresso nesta semana e terá que ser analisada e aprovada pela Comissão Mista de Orçamento. É a partir dos parâmetros dessa lei que o governo construirá o Orçamento de 2020.
Há expectativa sobre como o governo abordará a questão fiscal. Durante a campanha eleitoral, o ministro da Economia, Paulo Guedes, chegou a dizer que o déficit nominal poderia ser zerado no primeiro ano da administração Bolsonaro.
Agora, será o momento do Executivo revelar sua estratégia real para sanar o rombo das contas públicas.
Também há expectativas sobre o formato de divulgação da LDO, afinal é a primeira vez em muitos anos que não há um ministro do Planejamento, dedicado exclusivamente para a questão orçamentária.
IFI
Panorama fiscal
A questão fiscal será abordada hoje pelo Instituição Fiscal Independente (IFI), que apresenta o Relatório de Acompanhamento Fiscal.
Mensalmente, o IFI divulga avaliações conjunturais levando em conta cenários otimistas e pessimistas. Eles são simulados pela instituição com base em pressupostos dos parâmetros orçamentários, como PIB, inflação e taxa de juros.
Como resultado, são apresentadas trajetórias para os indicadores fiscais, como o resultado primário e a dívida bruta. Veja o último relatório.
Previdência
Mais um teste
A tramitação da reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara a partir de hoje representa um novo teste para o governo no Congresso.
Depois várias reuniões entre as cúpulas partidárias e o presidente Jair Bolsonaro, havia a expectativa de que a aprovação da constitucionalidade da Nova Previdência na CCJ seria apenas uma etapa burocrática da tramitação no Congresso.
Contudo, não é isso que se viu desde a semana passada.
A tendência, por enquanto, é que os partidos de centro se unam aos de oposição e adiem a votação da reforma na CCJ para a próxima semana.
O governo terá, então, à sua frente mais uma prova: negociar em outros termos com os partidos de centro (que apoiam partes da reforma) ou dobrar sua aposta de colocar mais responsabilidade sobre o Congresso para aprovar a Nova Previdência.
Petrobras
Incertezas do mercado
A decisão de barrar um novo aumento do diesel na semana passada deixou um rastro de incertezas entre os investidores e apoiadores de uma plataforma liberal na economia. E a crise de confiança pode se alastrar nesta semana.
O presidente Jair Bolsonaro anunciou que fará amanhã uma reunião com integrantes da sua equipe e técnicos da Petrobras para entender os motivos do reajuste para o combustível.
Caso Bolsonaro mantenha o congelamento dos preços, deve haver pressão e reação do mercado para que uma política de controle dos reajustes não se instale permanentemente.
Se decidir pela liberação do aumento de preços de acordo com o valor internacional do barril de petróleo, pode haver mais ameaças de paralisações nas rodovias.
Pressão
Novos desdobramentos
A pressão sobre o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, vai crescer nesta semana após novos depoimentos indicando sua participação num suposto esquema de financiamento ilegal na campanha eleitoral.
AGENDA
Reunião - O presidente Jair Bolsonaro de reúne hoje, às 16h, com o ministro da Economia, Paulo Guedes.
Grupo de Lima - O ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, participa de mais uma reunião do Grupo de Lima.
EDUCAÇÃO
Guia - O site Mundo Senai oferece um guia de profissões que pode ajudar pessoas a conhecer detalhes e o salário médio de várias vagas de emprego. A plataforma grátis oferece também cursos e regiões do país que mais contratam pessoa com a capacitação escolhida.
SABER
Seriado - Os fãs de Game Of Thrones poderão visitar os estúdios da série a partir do ano que vem na Irlanda do Norte.
SUSTENTÁVEL
Dicas - O parque Grandes Sertões Veredas completou 30 anos. Veja aqui algumas dicas para visitar a região.
TECH
Redes - Aprenda novas técnicas para usar melhor o Instagram.
BEM-ESTAR
Estudo - Uma pesquisa publicada pela revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America (PNAS) aponta as diferenças que existem entre os cérebros feminino e masculino.