Calendário ajustado
Novos marcos temporais indicam que a tramitação da reforma da Previdência tomará todo o primeiro semestre.
As previsões tiveram de se adaptar à realidade porque o embate entre o Planalto e a Câmara demorou a passar. Datas importantes foram empurradas para longe.
Ao longo dos próximos 20 dias, a CCJ terá um fluxo acima do convencional. Assim esperam os governistas e os que se comprometeram a trabalhar pela reforma.
Já a votação no plenário da Câmara deverá ocorrer no limite do recesso parlamentar, em meados de julho.
Vale lembrar que, no início do mês, os primeiros rascunhos previam alguma definição na CCJ em março. Como se sabe, o otimismo e o calendário ficaram pelo caminho.
A reforma ainda precisará caminhar por uma comissão especial, que discutirá se mantém ou altera a proposta enviada ao Congresso.
Esse colegiado deverá funcionar por pelo menos 40 sessões ordinárias do plenário da Câmara.
Se as condições políticas permitirem, o prazo pode até ser acelerado, mas essa opção não está sobre a mesa no momento.
Rescaldo
O que está por vir
O desarranjo político que marcou os primeiros passos da reforma tende a produzir efeitos colaterais no dia a dia das discussões no Congresso.
Ao menos 13 legendas sinalizam que querem mudanças no texto original do governo.
Partidos
Outro relator
A pressão agora está concentrada na escolha do deputado que ficará responsável pela relatoria da reforma da Previdência na comissão especial que será criada na Câmara.
Planalto x Maia
Armistício
Quem atuou para repavimentar as pontes entre Legislativo e Executivo acredita que a manutenção do diálogo a partir de agora – dentro de padrões institucionais razoáveis – dependerá de doses frequentes e regulares de diálogos que inspirem confiança.
Viagem
Bolsonaro em Israel
Está prevista para amanhã mais uma viagem internacional do presidente Jair Bolsonaro.
A ida a Israel será marcada por um encontro com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.
O Brasil tem interesse em parcerias tecnológicas nas áreas agrícola (sistemas de irrigação), ambiental (tecnologias de dessalinização de água) e defesa.
Balanço
Os leilões
Com a concessão de um trecho da ferrovia Norte-Sul por R$ 2,7 bilhões, o governo concluiu de forma bem-sucedida a primeira rodada negócios com foco na agenda empresarial.
O saldo e as perspectivas para o ano na área de infraestrutura serão as ‘estrelas’ do balanço dos primeiros 100 dias de gestão.
Venezuela
Questão russa
A chegada de aviões e militares russos à Venezuela embaralhou parte significativa da estratégia regional que estava em curso para solucionar os muitos impasses que assolam o país vizinho.
AGENDA
Desemprego - O IBGE divulga hoje a Pnad Contínua e detalha dados do mercado de trabalho.
Brexit - O Parlamento britânico tenta votar hoje, mais uma vez, a moção que trata da saída do Reino Unido da União Europeia. Se aprovado o texto, o Reino Unido deixará o bloco em 22 de maio.
EDUCAÇÃO
Impacto - Entenda como estudantes brasileiros no Reino Unido podem ser afetados pelo Brexit (saiba mais).
SABER
Civilização - Um mergulho na história e na cultura dos povos andinos e no parque de Machu Picchu (veja).
SUSTENTÁVEL
Desafio - O 'viral' da limpeza #trashtagchallenge tenta conscientizar pessoas sobre o lixo produzido e sobre como é possível (e necessário) dar a ele a destinação correta.
TECH
Futuro - A Amazon começa os testes para o Alexa, seu assistente de voz, em português (entenda).
BEM-ESTAR
Pesquisa - O Instituto do Câncer fez um levantamento sobre o consumo de cigarros no Brasil.