Força da política
Com o envio à Câmara do projeto que trata dos militares, a reforma da Previdência fica completa e agora é a vez da política agir.
Se quiser manter os prazos que estipulou, o governo terá de acelerar seus instrumentos de articulação e formar logo a base de apoio.
De imediato, além da corrida contra o tempo, o Planalto precisará – entre outras coisas – fortalecer suas lideranças, refinar o discurso e erguer proteções capazes de fazer a reforma resistir às (muitas!) tentativas de abrandamento.
A partir de agora, a oposição e os lobbies contra a Nova Previdência também passarão a atuar mais fortemente.
Os chamados partidos de esquerda já começaram a reforçar posições conjuntas e a se aproximar de sindicatos e associações que questionam pontos da reforma.
A tramitação do texto governista – incluindo as mudanças na Previdência militar – será ainda um teste para os deputados novatos.
A atuação desse grupo – uma das referências do Planalto – pode determinar ajustes importantes ao impactar diretamente o ritmo e os rumos das negociações.
Síntese
Reforma militar
Veja aqui as principais mudanças na Previdência dos integrantes das Forças Armadas.
CCJ 1
Dia do relator
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, Felipe Francischini, anuncia hoje o relator da reforma da Previdência dos civis.
Segundo já foi antecipado pelos partidos que apoiam a reforma, será um parlamentar 'experiente' e com 'trânsito' na oposição.
CCJ 2
Guedes fala
A CCJ receberá o ministro da Economia, Paulo Guedes, na próxima semana, quando também se espera pela apresentação do relatório sobre a constitucionalidade do texto enviado pelo Executivo.
Compliance
Interesse dos partidos
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou um projeto de lei terminativo – quando não há necessidade de ser votado no plenário – que cria regras de compliance para os partidos políticos.
Se for aprovada na mesma comissão na Câmara, as regras passam a vigorar.
O texto (leia a íntegra) determina que cada partido terá de prever o programa de integridade em seu respectivo estatuto.
Esse plano deverá reunir um conjunto de mecanismos internos de controle, auditoria e incentivo à denúncia de irregularidades e tornar clara a aplicação de sanções pelos códigos de ética de cada legenda.
Pesquisa
Detalhes do retrato
A íntegra do levantamento do Ibope sobre a aprovação do governo.
Pós-Copom
Saldo da reunião
O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu manter a taxa básica de juros em 6,5% ao ano.
No comunicado divulgado depois da reunião, a diretoria do Banco Central indicou que esse horizonte deve se estender pelas próximas decisões.
Desemprego
Pior para os jovens
A pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que comprova: os mais jovens continuam sendo os mais afetados pelo desempregou (leia aqui).
AGENDA
Bolsonaro - O presidente da República embarca hoje para o Chile para uma reunião de chefes de Estado sul-americanos. Será criada a Prosul, instituição que substitui a Unasul para tratar da integração regional.
STF - Está na pauta do STF de hoje o julgamento da ação que definirá se o Ministério Público pode obter dados bancários e fiscais da Receita Federal sem autorização judicial.
Fisco - A Receita Federal divulga hoje o resultado da arrecadação de tributos federais e contribuições previdenciárias de fevereiro.
Brexit - O Conselho Europeu discute hoje se permite ao Reino Unido adiar a saída da União Europeia para junho em vez de março.
EDUCAÇÃO
Ouça - Dicas rápidas e fáceis para melhorar a audição e avançar na compreensão do inglês.
SABER
Compra e venda - Um mergulho na história do comércio exterior até os dias de hoje com as organizações multilaterais.
SUSTENTÁVEL
Poluição - Use a calculadora para saber o quanto atividades cotidianas são responsáveis pela emissão de CO2.
TECH
Ideias novas - Um portal voltado a novidades das startups no Brasil e no mundo.
BEM-ESTAR
Viva melhor - Uma ferramenta que pode ajudar no combate à depressão e à ansiedade.