Reforma tenta andar
São esperados para esta semana no Congresso os primeiros movimentos práticos da reforma da Previdência.
Do lado dos partidos, a guerra de estratégias e as disputas de sempre vão assumir notoriedade extra. E, basicamente, por dois motivos conhecidos: 1) as oposições entram, de fato, no jogo e 2) é lenta e previsível a ação governista para formar a base.
Na condição de espectador e juiz, Rodrigo Maia espera que os líderes indiquem os nomes para a Comissão de Constituição e Justiça a partir de hoje.
Maia não pedirá licença para pressionar. Quer ditar o ritmo porque precisa dar sustentação à promessa pública de que o colegiado será instalado na quarta-feira, 13.
Coordenado com as forças que apoiam a nova Previdência, o presidente Jair Bolsonaro abrirá seu gabinete. A disposição é aprofundar as articulações iniciadas antes do Carnaval.
Bolsonaro já acenou – e fará novos gestos – na direção de questões que, para os parlamentares, são cruciais nessa fase inicial de tramitação do texto governista.
Mais previdência
Sem Onyx
O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, ficará fora de Brasília pelo menos até depois de amanhã.
Onyx marcou viagem à Antártica, onde visitará instalações do programa brasileiro.
Relatoria
Opção multiuso
O governo deverá anunciar logo o relator da reforma na Câmara.
Uma das possibilidades é escolher o mesmo parlamentar para tomar a frente e defender a PEC tanto na CCJ como na Comissão Especial que será formada.
Economia 1
Aeroportos na vitrine
Um teste importante para o governo e para os investidores ocorrerá no fim desta semana com o leilão de 12 aeroportos em três regiões do país.
O negócio abre uma janela ainda desconhecida ao inaugurar um novo formato de pagamentos – além de colocar em perspectiva o discurso pró-mercado.
Pelas regras do leilão, as empresas que vencerem se comprometerão a investir R$ 3,5 bilhões. O valor da outorga mínima é de R$ 2,1 bilhões. Vence quem oferecer o adicional de maior valor.
Economia 2
Horizontes do Copom
A nova diretoria do Banco Central se prepara para a primeira reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). Será na próxima semana – 19 e 20 de março.
Marielle
Um ano
Ao completar um ano, os assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes serão lembrados nesses dias por manifestações no Rio de Janeiro e em outras capitais.
Venezuela
Pressão e petróleo
A comunidade internacional anti-Maduro liderada pelos Estados Unidos mira agora a Índia.
A pressão é para que o país deixe de comprar petróleo venezuelano.
AGENDA
Bolsonaro - O presidente da República tem reunião hoje às 15h com Paulo Guedes, ministro da Economia.
EDUCAÇÃO
Professor - Seis cursos que podem ajudar docentes a inovar em sala de aula (saiba mais).
SABER
Ciência - A Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear lançou, em parceria com o Google, um manual detalhado sobre o Big Bang e a evolução do Universo.
SUSTENTÁVEL
Alimentos - Alternativas para embalar que substituem o filme plástico por materiais veganos (veja).
TECH
Localização - Em abril, sistemas antigos de GPS podem sofrer uma pane mundial (saiba mais).
BEM-ESTAR
Maturidade - Atividades para os mais velhos que não querem parar de aprender (veja).