Maia, Davi e os novos atalhos
A semana projetará Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre como as duas referências mais importantes nesta fase inicial de articulação pró-reforma da Previdência.
Como se sabe, a base governista ainda não está configurada e as duas lideranças do DEM – que já ocupam posições estratégicas em razão dos cargos – tendem a aprofundar seus papeis.
No campo institucional, mobilizações na Câmara e no Senado devem evoluir para acertos partidários que miram o período pós-Carnaval. Tanto Maia como Davi estão preocupados com o cronograma.
Ambos acreditam que negociações precisam ser consolidadas agora – algumas delas até antecipadas. O temor é que os dias de folia comprometam as próximas ondas favoráveis.
O excesso de zelo não se dá sem motivo. 1) há pressões agindo sobre o Planalto e 2) a política de Brasília costuma punir quem não se previne.
Nesse sentido, os pactos iniciais estabelecidos pela equipe econômica e pelo próprio presidente Jair Bolsonaro serão testados a partir de hoje.
Comunicação
A olho nu
Rodrigo Maia diz ao Valor Econômico que a proposta de reforma está perdendo a batalha da comunicação (assinantes podem ler aqui).
Partidos
Lideranças
Os representantes dos partidos na Câmara têm encontro marcado amanhã com o presidente Jair Bolsonaro para discutir Previdência.
Venezuela 1
Pressão sobre Maduro
O Grupo de Lima reforçará a estratégia de ampliar a pressão diplomática sobre Nicolás Maduro.
A reunião, prevista para hoje na Colômbia, contará com as presenças de Juan Guaidó, autodeclarado presidente da Venezuela, do vice-presidente americano Mike Pence, e do vice-presidente Hamilton Mourão.
Além do Brasil, outros 14 países integram o colegiado – 11 deles não reconhecem Maduro como presidente.
Venezuela 2
Estava ruim e piorou
O governador de Roraima, Antônio Denarium (PSL) decidiu decretar estado de calamidade na saúde pública.
Com o agravamento da crise na Venezuela, a rede está sendo mais demandada e os hospitais funcionam além da capacidade (veja o vídeo).
Sabatinas
Campos Neto & Cia
Tudo certo para a sabatina de amanhã no Senado com Roberto Campos Neto, indicado pelo governo para ocupar a presidência do Banco Central.
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) agendou a transmissão pela internet.
No mesmo dia, haverá outras sessões que devem ratificar nomes para diretorias do BC e para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
AGENDA
Fisco - A Receita Federal libera hoje no site os programas para a declaração do Imposto de Renda de 2019.
Bolsonaro - Entre outras audiências oficiais, o presidente da República tem reuniões hoje com Onyx Lorenzoni (Casa Civil), Paulo Guedes (Economia), Sérgio Moro (Justiça) e Maurício Valeixo (Polícia Federal).
EDUCAÇÃO
Enade - Consulte os gabaritos do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2018 e os padrões de resposta das questões discursivas no site do Inep.
SABER
Artes plásticas - O Instituto Antônio Poteiro, fundado em 2011, preserva a história e a obra do artista plástico. Faça um tour pelas obras que se destacam pela religiosidade e culto ao povo goiano.
SUSTENTÁVEL
FAB - A Força Aérea Brasileira (FAB) implanta o Plano de Logística Sustentável (PLS) e quer contribuir para a conscientização do efetivo, além da manutenção e preservação da natureza.
TECH
Carros - Em março, o Salão Internacional do Automóvel de Genebra promete revelar tendências futuras da indústria automobilística.
BEM-ESTAR
Carnaval - Um guia completo para o folião. Cuidados que vão desde a segurança pessoal até a saúde (leia mais).