Clima pré-reforma
A troca na Secretaria-Geral da Presidência produz dúvidas de curto prazo difíceis de serem respondidas.
Olhando apenas para a realidade do Congresso, o episódio não revelou todos os desdobramentos possíveis.
Os mais barulhentos só vão saltar à superfície quando a reforma da Previdência estiver sendo discutida pra valer. O que, definitivamente, não é o caso.
São as preliminares que contam neste momento que antecede o debate em torno das mudanças no sistema de aposentadorias. E vale registrar: as forças políticas que farão a diferença em plenário estão recolhidas.
A artilharia pesada, incluindo o fogo amigo, não mostrou a que veio desde o último fim de semana – embora um ou outro lobo solitário tente aplicar das suas.
Com a base aliada em formação e as oposições desorientadas, abalos conjunturais como os de agora não drenam votos nem confiança.
Esses e outros danos aparecem com o tempo. E serão mais ou menos extensos e duradouros a depender da capacidade de o governo influenciar a agenda.
Congresso
Antes e depois
As bancadas na Câmara e no Senado ainda estavam se acomodando quando os primeiros sinais de turbulência no governo ficaram mais fortes.
Lideranças recém-nomeadas foram pegas de surpresa.
Pior para os novatos, que estão tendo de aprender no dia a dia como se encaixar na nova dinâmica que começa a ganhar forma no Congresso.
Pacote Moro
Dia de entrega
Os ministros Sérgio Moro (Justiça) e Onyx Lorenzoni (Casa Civil) vão hoje ao Congresso Nacional levar o pacote anticrime.
Congresso
Termômetro Maia
Rodrigo Maia, presidente da Câmara, tem se especializado em fazer resumos públicos sobre como as coisas estão e quais as perspectivas para os grandes projetos que o governo espera aprovar este ano.
Hoje e amanhã essa capacidade será especialmente testada por causa da espuma formada depois do ajuste promovido pelo Planalto na Secretaria-Geral.
Economia
Sob revisão
Uma parte da análise econômica dedicada a antecipar projeções para 2019 começa a rever alguns alvos.
Esse fenômeno é relativamente comum no primeiro bimestre e, em geral, mira as estimativas do PIB.
O Boletim Focus divulgado ontem dá boas pistas do ajuste que poderá vir por aí nas previsões.
AGENDA
Gasolina - A Petrobras elevará em 2,5%, a partir de hoje, o preço médio da gasolina nas refinarias. O litro passa a R$ 1,5970.
Fisco - A Receita Federal divulga hoje o resultado da arrecadação de tributos Federais e contribuições previdenciárias de janeiro.
Câmara - Será lançada hoje a Frente Parlamentar pelo Livre Mercado, grupo coordenado pelo deputado Kim Kataguiri (DEM-SP).
EDUCAÇÃO
Sem barreiras - Uma escola na Suécia que ficou conhecida por promover a independência dos alunos. Sem as tradicionais salas de aula, a interação plena entre todos mira a criatividade e o senso coletivo.
SABER
Hip hop - Tudo sobre o Universal Hip Hop Museum, que será inaugurado no Bronx, em Nova York, em 2022.
SUSTENTÁVEL
Concreto verde - A Futurebuild 2019 acontecerá em março em Londres. A indústria da construção discutirá alternativas sustentáveis e economicamente viáveis.
TECH
Luzes - Um estudo sobre o mercado global de iluminação automotiva, que deverá movimentar receitas da ordem de US$ 54 bilhões até 2024.
BEM-ESTAR
Sarampo - A OMS estima que as infecções por sarampo tenham dobrado em um ano no mundo.