Perspectivas (possíveis) para fevereiro
A poucos dias do fim do primeiro mês do ano, balanços preliminares estão sendo revistos às pressas.
O drama humano em Brumadinho (MG) deslocou a política e a economia do topo do ranking das atenções.
O olhar sobre o que resta de janeiro e a conjuntura projetada para fevereiro ficaram, substancialmente, alterados em razão da tragédia.
Pelo menos no curto prazo, a realidade refletirá imagens difíceis de decifrar. Até porque – entre outras coisas – há múltiplas frentes abertas e a dinâmica do tempo mudou.
Quase tudo o que estava encomendado em termos de percepção e tendência se choca com um novo conjunto de teses.
Aquelas formuladas de véspera, prontas para traduzir a reabertura do Congresso e a volta do Judiciário – os eventos (até então!) de maior impacto da semana –, não valem mais.
Desastre em MG
Papel dos voluntários
Médicos, bombeiros e outros profissionais de diversas partes do país reforçam a rede de voluntários formada para atuar no local atingido pelo rompimento da barragem da Vale.
Forças oficiais de emergência que atuam nas buscas e no atendimento às vítimas tentam coordenar suas ações ao valioso apoio daqueles que estão em Minas Gerais para ajudar.
Bolsonaro
A cirurgia
O presidente Jair Bolsonaro começou a ser operado por volta das 6h30.
Ao fim do procedimento está prevista uma entrevista coletiva e a divulgação do boletim médico.
Governo
Mourão à frente
O vice-presidente, Hamilton Mourão, assumirá o Palácio do Planalto por dois dias.
Amanhã, a reunião do conselho de governo, que reúne todos os ministros, será comandada por ele.
Partidos
Quem lidera
Na Câmara, 23 partidos poderão indicar líderes. Pelas regras internas, tem direito a uma liderança a sigla que possui – pelo menos – cinco deputados.
O dado oficial de momento indica que sete partidos (PRP, PV, PMN, PTC, DC, PPL e Rede) não terão um líder formal nem vão integrar o Colégio de Líderes.
Durante as votações, no entanto, essas legendas poderão indicar um integrante para falar.
Governantes
Agenda e prioridades
O fórum de governadores marcado para acontecer em Brasília no dia 26 de fevereiro mantém, até o momento, a Previdência como assunto prioritário.
Venezuela
Guerra de palavras
Juan Guaidó, que se autodeclarou presidente interino da Venezuela, tem usado as redes sociais para firmar o discurso de que o país está sob nova administração.
Nesta semana, estão previstas manifestações de rua em cidades importantes.
AGENDA
Sisu - As listas dos aprovados em primeira chamada nas universidades públicas que participam do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) devem sair hoje aqui.
EDUCAÇÃO
Escola - Até a próxima quarta-feira (30), em Orlando, Flórida, acontece a Future of Education. Especialistas de todo o mundo discutem e testam novas formas de ensinar e aprender.
SABER
Ano do porco - Tudo sobre o Ano Novo Chinês, o ano do porco, que começa em 5 de fevereiro. Os símbolos, os preparativos e os significados.
SUSTENTÁVEL
Mata Atlântica - A Fundação SOS Mata Atlântica lança hoje, em São Paulo, "Olhares sobre a Mata Atlântica", uma exposição de fotos que retrata a visão de 30 pessoas sobre a floresta.
TECH
3D - A Volvo - em parceria com o Sydney Institute of Marine Sciences e o Reef Design Laboratory – desenvolveu um paredão vivo composto de ladrilhos impressos em 3D que imitam a estrutura das raízes dos manguezais. O objetivo é adicionar complexidade ao ambiente natural e contribuir para o habitat da vida marinha.
BEM-ESTAR
Segurança alimentar - A conferência internacional sobre Segurança Alimentar e como lidar com o fato de que doenças transmitidas por alimentos em países de baixa e média rendas custam cerca de US$ 100 bilhões por ano.