Bolsonaro em Davos
Um Brasil aberto e disposto a parcerias com o mundo, comprometido com o combate à corrupção e conectado a uma agenda doméstica reformista.
Esse é o país que o presidente Jair Bolsonaro e seus principais ministros vão apresentar a partir de amanhã em Davos, na Suíça, durante o Fórum Econômico Mundial.
A previsão é que Bolsonaro discurse sobre a crise na Venezuela, fale na sessão plenária e também em um painel reservado para discutir o futuro da América Latina.
As mudanças na Previdência virão na forma de ‘pílulas’, assim como o cronograma daquilo que o novo governo planeja fazer este ano por si só e junto ao Congresso.
Dúvidas e críticas serão contextualizadas com dados – em geral, dramáticos.
A comitiva tem em mãos informações detalhadas que foram didaticamente compiladas para que o entendimento internacional seja pleno e para que, à distância, a sociedade brasileira não seja pega de surpresa.
Programação
Guedes e Moro no fórum
O ministro da Economia, Paulo Guedes, tem reuniões previstas com a diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, com o diretor-geral da OMC, Roberto Azevêdo, com o presidente do BID, Luis Roberto Moreno, e com o secretário de Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin.
Já o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, participará de rodas de debates sobre governança, compliance e a globalização do crime, além de agendas paralelas em painéis com autoridades americanas e europeias especializadas em regulação e no combate à corrupção.
Mourão
Semana do vice
A agenda de compromissos divulgada até agora não prevê grandes eventos ao vice-presidente Hamilton Mourão.
Bolsonaro e os ministros retornarão da Suíça na quinta-feira, 24.
Caso COAF 1
Flávio fala
O senador eleito Flávio Bolsonaro falou ontem à noite ao programa Domingo Espetacular, da RecordTV (veja ou reveja).
Caso COAF 2
Oposições
Uma parte da agitação que vai marcar o início dos trabalhos no Congresso na primeira semana de fevereiro foi antecipada e já está instalada na internet.
Parlamentares que fazem oposição ao Planalto atualizam suas redes sociais (preferencialmente!) com ataques à família Bolsonaro.
Economia
Como está a largada
Esta semana serão divulgados alguns dos primeiros dados preliminares – oficiais e privados – sobre como a economia arrancou neste primeiro mês do ano.
São informações sobre mercado de trabalho, consumo, inflação, crédito, juros e inadimplência.
AGENDA
Conjuntura - A FGV divulga hoje o Monitor do PIB – novembro 2018.
EDUCAÇÃO
Futuro - A Ad Astra, escola criada pelo fundador da Tesla, Elon Musk (veja a entrevista no Youtube), é um laboratório que combina ciência, tecnologia e criatividade.
SABER
Dança - Tudo sobre o Festival de Dança de Joinville/SC, que ocorrerá entre os dias 17 e 27 de julho.
SUSTENTÁVEL
Descarte - A Ocean Friend – empresa de produtos sustentáveis – e seus canudos de inox reutilizáveis.
TECH
LED - João Pessoa/PB, Palmas/TO e Manaus/AM são algumas das capitais do país que avançam na substituição da iluminação pública convencional por refletores de LED.
BEM-ESTAR
Estresse - Pesquisa do Programa de pós-graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp avaliou o impacto do estresse em call centers, hospitais, bancos, unidades básicas de saúde e indústrias.