Bolsonaro, presidente
Quase todos os protocolos foram seguidos e a posse do presidente Jair Bolsonaro cumpriu em horários e rituais o que manda a tradição.
O dia começou no Twitter com uma mensagem em vídeo de agradecimento e renovação de compromissos. Continuou na Esplanada dos Ministérios, se estendeu pelo Congresso Nacional, Palácio do Planalto e terminou no Itamaraty.
Os prognósticos se confirmaram. Por onde passou, Bolsonaro retribuiu em palavras e gestos muito do que marcou a campanha.
As mensagens fortes e diretas enfatizaram a ideia de mudança, realçando conceitos como meritocracia e independência.
O presidente sugeriu em diversos momentos que assume a Presidência da República para quebrar paradigmas na política, na economia e nos costumes.
Do ponto de vista estético, a posse imprimiu marcas importantes que devem ser absorvidas total ou parcialmente nos primeiros movimentos do novo governo.
Há muita expectativa quanto aos atos inaugurais. Bolsonaro prometeu medidas rápidas e de impacto real já a partir desta semana.
Discursos
Aos políticos e aos brasileiros
Jair Bolsonaro fez dois pronunciamentos à nação. Um no Congresso Nacional e outro no parlatório do Palácio do Planalto.
Ao falar no plenário da Câmara, o presidente propôs um pacto nacional e disse querer trabalhar a favor de uma sociedade sem discriminação ou divisões.
Os temas macro da agenda prioritária foram tratados de forma especial, ocupando trechos significativos do discurso às autoridades.
No parlatório, dirigindo-se à multidão que o aguardava na Praça dos Três Poderes, Bolsonaro incorporou um tom mais coloquial.
Aos simpatizantes, o presidente falou em "libertar" o país do socialismo, mencionou o drama da violência, reafirmou a defesa pelos direitos civis e a obediência à Constituição.
Público
Presença popular
O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) estimou em 115 mil pessoas o público presente na Esplanada dos Ministérios.
As autoridades de segurança envolvidas na organização haviam projetado mais gente: algo entre 250 mil e 500 mil pessoas.
Personagens
Carlos e Michelle
A presença de Carlos Bolsonaro no Rolls Royce que transportou o casal presidencial pela Esplanada dos Ministérios foi uma das quebras de protocolo do dia.
Outro momento peculiar foi quando a primeira-dama Michelle Bolsonaro discursou no parlatório do Palácio do Planalto usando a linguagem de sinais.
Congresso
Bastidores
No Congresso, no Planalto e no Itamaraty a eleição para as presidências da Câmara e do Senado, em fevereiro, foi assunto recorrente.
Nova Esplanada 1
Quem é quem
Está disponível aqui uma breve síntese com os perfis dos ministros.
Nova Esplanada 2
Primeiro encontro
O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, confirmou uma reunião ministerial na quinta-feira (3).
Nesse encontro de alinhamento serão discutidas datas e prioridades – nos moldes do que aconteceu quando foi divulgado o documento com recomendações e procedimentos aos novos ministros.
Oposições
Ausência
Como prometeram, PT e PSol não enviaram representantes à posse de Jair Bolsonaro.