Informativo Migalhas

MIGALHAS nº 5.274

21/1/2022

Sexta-Feira, 21 de janeiro de 2022 - Migalhas nº 5.274.
Fechamento às 09h11.


"A paternidade não pode justificar a sua soberania, até ao ponto de condenar a prole indefesa ao estado mentalmente embrionário da ignorância absoluta."

Rui Barbosa

Obrigatoriedade

Pais são obrigados a vacinar os filhos? Veja o que diz o Judiciário sobre a questão. (Clique aqui)

Regra

Conforme previsto expressamente no ECA, é obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias. Neste ponto, importante esclarecer que a autoridade sanitária responsável no Brasil é a Anvisa, e não o ministério da Saúde, nem seu infausto titular. (Clique aqui)

Faltou combinar com a ômicron

Anvisa liberou Coronavac para crianças. Doria não titubeou e iniciou a vacinação em SP. Ministro da Saúde retrucou, dizendo que autorização ainda não havia sido publicada no Diário Oficial, e que só depois do ato formal é que os infantes poderiam ser imunizados.


Migalheiros em pauta

Imagine que, para garantir a liberdade de um cidadão, um juiz usa um trator para derrubar a grade da cadeia e acaba derrubando parte do prédio! Parece história de migalheiro, né? Esse é um dos casos que o migalheiro, advogado e juiz aposentado Ronaldo Tovani contou em divertida entrevista concedida ao Migalhas. Ele é o primeiro convidado do quadro "Migalheiros em pauta", no qual conheceremos nossos colegas migalheiros um pouco mais de perto. Assista e conheça essa e outras peripécias que Tovani viveu nos 43 anos de carreira jurídica. (Clique aqui)


Retorno das atividades presenciais

STJ convoca sessão extraordinária do Pleno para discutir o retorno das atividades presenciais no Tribunal. Encontro está marcado para as 16h do dia 1º/2, acontecerá de forma híbrida e terá início logo após a sessão da Corte Especial que marca o início do ano Judiciário.

Home office

Devido ao aumento dos casos de covid-19, juíza do Trabalho de SP concedeu tutela de urgência determinando que o BB autorize os funcionários que não realizam atendimento ao público a trabalharem remotamente. (Clique aqui)

Política, Direito & Economia NA REAL

Advogado e economista Francisco Petros analisa o cenário externo que agrava o destino do Brasil e acredita que não há sinais de que 2022 seja o prenúncio de mudanças que modifiquem a trajetória de decadência que estruturalmente nos ataca. (Clique aqui)

Dos milhos aos milhões

A Lava Jato desnudou uma grande corrupção? Sim, isso não pode ser olvidado. O que se critica é a forma como tudo isso foi conduzido. Ademais, olhando a posteriori, o que se comprova é que havia outros interesses camuflados no slogan "a lei é para todos", e que se criou um "mecanismo" para se combater o "mecanismo". Tal se diz porque o conductore do caso, cuja sentença excluiu da disputa eleitoral de 2018 o líder das pesquisas, foi no momento seguinte à eleição abrigar-se no governo daquele que se beneficiou com a retirada do adversário (e cuja promessa do cargo foi feita antes do pleito, como ele mesmo confessa). Como se não bastasse, tão logo saiu do governo, foi se abrigar – entre milhares e milhares de empresas e escritórios de advocacia existentes no Brasil – justamente naquela que teve aumentados seus ganhos (dizem que 75%) justamente com as empreiteiras falidas como consequência direta da Lava Jato. Agora, na cereja do bolo, o tal juiz é candidato à presidência da República. Olhando esse filme de traz pra frente, é um insulto à ética e à inteligência alheia achar que "tudo bem". Enfim, feito esse longo nariz-de-cera, o que se informa é que a revista Veja que saiu hoje conta que circula em Brasília um documento do Coaf no qual Sergio Moro teria movimentado, nesta curta passagem pela empresa norte-americana, algo em torno de US$ 5 milhões. Isso mesmo. Como diria o caipira, "bão demais".

Parafraseando o ditado

Se for fato o boato, será preciso reescrever o ditado segundo o qual de grão em grão a galinha encheu o papo. Com efeito, dir-se-á que de decisão em decisão o marreco encheu foi o bolso.

Encômios

Sobre os criminalistas, é preciso dizer que ganharam muito dinheiro com as peripécias pseudo-jurídicas de Moro. De modo que se fossem agir pela régua do ex-magistrado, iriam aplaudi-lo, para que outros juízes o imitassem e assim eles continuariam a se valer do "mecanismo". Todavia, diferentemente dessa lógica, eles são críticos. Ou seja, agem contra seus interesses financeiros. E o fazem porque lhes corre na veia a defesa da ordem jurídica. É isso que lhes move, e é isso que faz deles admiráveis personagens públicas.

"De boas intenções..."

Ex-secretários da Reforma do Judiciário do MJ assinam artigo na Folha de S.Paulo, comentando afirmação de Sergio Moro, de que é preciso reformar o Judiciário: "Projetos são bem-vindos, mas equívocos de enfoque, palavras vazias ou a repetição de fórmulas trágicas podem aprofundar os problemas. Sabemos onde reside boa parte das boas intenções."

Atrás da popularidade

Bolsonaro pretende apresentar ao Congresso uma PEC para reduzir o preço dos combustíveis e da energia.

Fertilização in vitro - Descarte de embriões

TJ/DF mantém decisão que autoriza descarte de embriões de fertilização in vitro após divórcio. Colegiado concluiu que "a vontade procriacional pode ser alterada-revogada de maneira legítima e válida até a implantação do embrião criopreservado". (Clique aqui)

Búfalas de Brotas

O juiz de Direito Rodrigo Carlos Alves de Melo, da 1ª vara de Brotas/SP, determinou que as mais de mil búfalas que foram encontradas em situação de maus-tratos, com fome e sede, sejam destinadas para órgãos e entidades com capacidade de acolher os animais. (Clique aqui)

Búfalas de Brotas - II

Para quem não se lembra, em novembro, após uma denúncia, a polícia ambiental de Brotas foi até a fazenda Água Sumida e encontrou carcaças de búfalas enterradas, além de mais de mil animais em situação de abandono, com fome e sede. Foi instaurada uma investigação e, em dezembro, desembargador do TJ/SP chegou a decretar a prisão do fazendeiro e do segurança acusados dos maus-tratos. (Clique aqui)

Literatura numa hora dessas?

Machado de Assis fala em crônica dos maus-tratos de animais. O Bruxo trazia notícia de decisões judiciais sobre o tema de um jornal londrino, em meados de 1894. Para conhecer essa e outras histórias, veja o Código de Machado de Assis.

Tour Jurídico - Argentina

Continuando nosso passeio pelos Poderes Judiciários da América do Sul, vamos agora para a Argentina. No país dos nossos hermanos, o sistema de Justiça é dividido em Justiça Nacional e Justiça Provincial. Conheça mais sobre nosso vizinho. (Clique aqui)

Tour Jurídico - Uruguai

Lembrando que, nesta semana, o migalheiro já foi convidado a conhecer mais do Uruguai (clique aqui).



Posse suspensa

Conselheiro Sidney Pessoa Madruga, do CNJ, determinou a suspensão de sessão de posse do juiz Robson Barbosa de Azevedo como membro do TRE do DF. A posse do juiz de Direito Substituto de 2º grau aconteceria hoje. Pedido de reconsideração aponta supostas nulidades ocorridas em procedimento de eleição para membro titular do TRE/DF. (Clique aqui)

Jurisprudência

O advogado Kiyoshi Harada, da banca Harada Advogados Associados, traz seu olhar sobre a jurisprudência como fonte de direito e forma de assegurar a estabilidade das relações jurídicas. (Clique aqui)

Grupo econômico

A juíza do Trabalho Luciana Muniz Vanoni, de Piraí/RJ, declarou a existência de grupo econômico entre uma empresa executada em ação trabalhista e mais outras três empresas. Para a magistrada, há documentação suficiente a comprovar a integração econômica entre as envolvidas no caso. O escritório João Bosco Filho Advogados atuou no caso. (Clique aqui)

Ônus da prova

Latam não terá de indenizar passageiro que não comprovou atraso em voo. Juíza considerou que a inversão do ônus da prova não é automática e que a companhia aérea juntou aos autos tela extraída do site da ANAC que comprova que a aeronave chegou até antes do que o horário previsto. O escritório Lee, Brock, Camargo Advogados (LBCA) atuou na causa. (Clique aqui)

Vínculo empregatício

Juíza reconhece vínculo entre motoboy e operadora logística (OL) do iFood. Para juíza do Trabalho substituta Isabela Parelli Haddad Flaitt, que julgou o caso, a empresa "detinha poderes típicos do empregador, ressaltando-se a presença dos direitos subjetivos deste, como o poder disciplinar". (Clique aqui)

Semanário migalheiro

Confira as matérias mais lidas desta semana em Migalhas:

Negada prisão de Bonner por incentivar vacina: "delírio negacionista". (Clique aqui)

Exame de Ordem é necessário? Especialistas defendem aplicação. (Clique aqui)

STF exclui TR dos débitos trabalhistas; veja efeitos práticos da tese. (Clique aqui)

Gestantes afastadas na pandemia receberão salário-maternidade. (Clique aqui)

Condenado na Itália, Robinho pode ser preso no Brasil? Entenda. (Clique aqui)

Covid-19: AGU diz que 20 mil crianças foram vacinadas irregularmente. (Clique aqui)

Banco prova contrato de consignado e parte acaba condenada por má-fé. (Clique aqui)


Mural Migalhas - Oportunidade de trabalho

Sempre que se busca uma cidade no site Migalhas, procurando-se um correspondente jurídico, e não se encontra, o sistema nos avisa e aí nasce uma grande oportunidade. Ei-la abaixo, atualizada diariamente: é o rol de cidades nas quais há emergente necessidade de um profissional, mas não há, ainda, nenhum migalheiro cadastrado:

ES/Água Doce do Norte
ES/Iúna
MA/Santa Luzia
MG/Guaranésia
MG/Teixeiras
SC/Capivari de Baixo
SP/Tapiratiba
TO/Tocantinópolis

Se você quer se candidatar para eventualmente atender quem procura, clique aqui.


  • Colunas

Impressões Digitais

O Brasil se estrutura para lançar a sua moeda virtual. Ricardo Maffeis e Daniel Guariento trazem detalhes dos preparativos para o lançamento do real digital. (Clique aqui)

Elas no Processo

O texto de hoje aborda a MP 1.085/21, que implementou modificações na legislação registral e notarial. As especialistas Flávia Pereira Hill e Renata Cortez analisam quais os impactos da medida na contagem dos prazos nos registros públicos. (Clique aqui)

Dinâmica Constitucional

A independência da administração como remédio ao arbítrio é o tema da coluna de hoje. Para Marcelo Schenk Duque, o melhor antídoto às crises de grandes proporções são instituições fortes, capazes de corrigir rumos, colocando a racionalidade como guia. (Clique aqui)

Migalhas de Proteção de Dados

O colunista José Faleiros Júnior analisa a viabilidade da formalização de mandato para que o titular de dados, na condição de mandante, delegue a um representante, por procuração, os poderes necessários para a manifestação de consentimento para o tratamento de seus dados pessoais. (Clique aqui)

Pílulas de Expressão

Caso Djokovic: o tenista tem o direito de escolher não se vacinar? Em quais situações um Estado pode restringir a liberdade individual? Confira o entendimento de André Marsiglia. (Clique aqui)

Migalhas dos leitores - "Pousada Djokovid"

"Em homenagem ao tenista
Que opiniões divide
Por ser contrário à vacina

Contra mal que não regride
O hotelzinho de Noronha
Ostentará bem na fronha
'Pousada Djokovid'!"

Zé Preá


Apoiadores

Clique aqui para conhecer os festejados escritórios de advocacia e departamentos jurídicos que são Apoiadores de nosso poderoso rotativo Migalhas


  • Migalhas de peso

- "O julgamento EREsp 1.213.143/RS e o caráter exemplificativo das hipóteses previstas no artigo 11 da lei 9.779/99", por Vinicius Jucá e Caroline Junqueira (TozziniFreire Advogados). (Clique aqui)

- "STF entende que dívidas de benefícios fiscais inconstitucionais podem ser perdoadas", por Fernando Loeser, Letícia Schroeder Micchelucci, Bibianna Peres e Juliana Abraham (Loeser e Hadad Advogados). (Clique aqui)

- "PEC 18/11 - Trabalho do menor", por Orlando José de Almeida (Homero Costa Advogados). (Clique aqui)

- "Pactos pré e pós nupcial", por Ana Lúcia Pereira Tolentino (Braga & Garbelotti – Consultores e Advogados). (Clique aqui)

- "BR do Mar e seus impactos", por José Luiz Lourenço Junior (Machado, Cremoneze, Lima e Gotas – Advogados Associados). (Clique aqui)

- "Investimentos baixos com retorno alto e rápido?", por Karyn Mutzemberg e Mariana Benfati (Daniel Advogados). (Clique aqui)

- "Danos morais advindos de litígios familiares", por Thais Guimarães (Dotti Advogados). (Clique aqui)

- "Como elaborar um bom contrato de comércio eletrônico (e-commerce)", por Adrianne Lima e Flávia Alcassa (Alcassa & Pappert Advogados). (Clique aqui)

- "Nova lei de APP urbana 14.285/21: a mais sustentável do Brasil", por Georges Humbert (MoselloLima Advocacia). (Clique aqui)

- "Desafio é adequar procedimentos do open banking às disposições da lei geral de proteção de dados", por Nelson Adriano de Freitas e Adriana Garibe (LEMOS Advocacia Para Negócios). (Clique aqui)

- "A incompatibilidade do vínculo de emprego com o trabalho em aplicativos e a analogia com o trabalho portuário", por Renato Melquíades de Araújo (Renato Melquíades Advocacia). (Clique aqui)


Apoiadores

Clique aqui para conhecer os festejados Apoiadores de Migalhas


Baú migalheiro

Há 72 anos, em 21 de janeiro de 1950, morreu o escritor e jornalista Eric Arthur Blair, mais conhecido por George Orwell. Tornou-se conhecido mundialmente por escrever os clássicos "A Revolução dos Bichos" e "1984", obras de grande sucesso sobre posições ideológicas do autor, que fazem críticas ao fascismo. Orwell trabalhou na Polícia Imperial Indiana mas abandonou a profissão para se dedicar à escrita. O escritor também exerceu a profissão de professor e jornalista nos jornais The Tribune, The Observer e Manchester Evening News. (Compartilhe)


Sorteio

A reedição da obra "O Positivismo Jurídico: Lições de Filosofia do Direito" (Edipro - 288p.), autoria de Norberto Bobbio e traduzida por Luiz Sérgio Henriques, reproduz a compilação histórica das lições ministradas por Norberto em suas aulas de Positivismo Jurídico, que foram concebidas como comentário histórico e como síntese teórica dos cursos precedentes "Teoria da Norma Jurídica" e "Teoria do Ordenamento Jurídico". (Clique aqui)

Novidades

Em parceria com Migalhas, o CESA disponibiliza o "Anuário CESA 2021", que traz as lições da pandemia vividas pelas sociedades de advogados no exercício da democracia, sob a forma de mais de 40 artigos escritos por convidados, comitês e seccionais do CESA. (Clique aqui)

A obra "Precedente Constitucional", da Thomson Reuters - Revista dos Tribunais e autoria do professor Luiz Guilherme Marinoni, objetiva delinear os tipos de decisão constitucional, preocupando-se em evidenciar a diferença entre interpretação e mutação constitucional e interpretação e reconstrução da norma, sem nunca esquecer de que o poder de decidir da Corte deve lhe permitir tutelar a Constituição do modo mais adequado possível. (Clique aqui)

Elaborada pelo jurista Ulisses Vieira Moreira Peixoto, a 4ª edição da obra "Direito Imobiliário" (Editora Mizuno) destaca-se pelo conteúdo doutrinário e pela sua eficiente parte prática. (Clique aqui)

Migalhíssimas

Hoje, às 19h, a presidente da OAB de São Gonçalo, Andreia Pereira, é a convidada de Ana Tereza Basilio, vice-presidente da OAB/RJ e sócia do escritório Basilio Advogados, para live que será transmitida pelo Instagram @anaterezabasilio. O tema do encontro virtual é "As prioridades da gestão da OAB de São Gonçalo".

Dia 28/1, às 9h30, Cascione Pulino Boulos Advogados realiza o webinar "Panorama da Proteção de Dados no Brasil". (Clique aqui)

Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados lança na semana que vem a 2ª edição do curso "Structural Issues in Law Firm Management", organizado em colaboração com a Fordham Law School, em New York. O programa será realizado de 28/1 a 6/5. (Clique aqui)

Maria Lúcia Benhame, sócia da banca Benhame Sociedade de Advogados, divulgou o artigo "A síndrome de Burnout e o mercado de trabalho", dia 18/1, no site "RH pra Você". (Clique aqui)

Departamento jurídico

Nos dias 2 e 3/2, das 19 às 22h, acontece a 6ª edição do "Curso de Gestão de Departamento Jurídico", realizado pela Radar – Gestão para Advogados e ministrado por Samantha Albini. Ao final do curso você ganhará um exemplo de "Manual de Procedimentos do Departamento Jurídico". (Clique aqui)

Arbitragem comercial

O Ibmec promove, dia 16/2, das 10 às 11h30, o evento online e gratuito "Desafios da Arbitragem Comercial no Brasil". Inscreva-se! (Clique aqui)

Direito Imobiliário

A PUC-SP promove o curso de especialização "Direito Imobiliário". Inscreva-se! Desconto de 20% em matrículas confirmadas até 31/1. (Clique aqui)

Viva

Sorteio de obra: O ganhador da obra "Cadeia de Custódia Externa: Eficiência Globalizada", do perito criminal Girlei Veloso Marinho, é Renato Garieri, de Itápolis/SP. (Clique aqui)


Bom fim de semana!


Fomentadores

Clique aqui para conhecer todos os Fomentadores do Migalhas


Migalhas Clipping

The New York Times – EUA
"D.A. in Atlanta Raising Stakes Against Trump"

The Washington Post – EUA
"Biden's speech elicits an uproar"

Le Monde – França
"L'exécutif veut se projeter dans l'après-Omicron"

Corriere Della Sera – Itália
"Colle, si tratta per un nome comune"

Le Figaro – França
"L'immigration a fortement progressé en France en 2021"

Clarín – Argentina
"Creen que el iraní de la AMIA está en Russia y Argentina pidió que lo detengan"

El País – Espanha
"EE UU y Europa cierran filas ante la amenaza de Rusia"

Público – Portugal
"PSD mais perto do PS e Costa mais longe da maioria absoluta que pediu"

Die Welt – Alemanha
"So viele kleine Demos wie nie zuvor im Land"

The Guardian – Inglaterra
"Tories 'using dirty tactics' to get MPs to back Johnson"

O Estado de S. Paulo - São Paulo
"Salário médio em estatais vai até R$ 34 mil, mais benefícios"

Folha de S.Paulo - São Paulo
"Anvisa libera Coronavac para crianças de 6 a 11 anos"

O Globo - Rio de Janeiro
"CoronaVac é aprovada para crianças e vai acelerar vacinação"

Estado de Minas Gerais - Minas Gerais
"Endividados"

Correio Braziliense – Brasília
"Uma deusa chamada Elza"

Zero Hora - Porto Alegre
"Anvisa aprova o uso da CoronaVac para crianças a partir dos seis anos"

O Povo – Ceará
"Ciro lança pré-candidatura e tenta se recolocar na disputa"

Jornal do Commercio – Pernambuco
"Coronavac liberada para as crianças"

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais