Registro
Migalhas anuncia que, a partir de hoje, conta com mais um Fomentador:
- Task Internet
"Se a sabedoria popular não mente, a universalidade da doença podia dar-nos alguma consolação quando não se antolha remédio ao mal. "
Pandemia na Justiça
O avanço do Covid-19 pelo Brasil levou o Judiciário e outras instituições a adotar medidas de prevenção ao contágio. Elas vão de quarentena a juízes e servidores, teletrabalho e sessões virtuais à proibição de visitas aos prédios da Justiça. Confira:
- STF - Somente terão acesso ao plenário e às turmas as partes e os advogados de processos do dia. (Clique aqui)
- STJ - Presidência do STJ fará atendimento a advogados apenas a distância (clique aqui); servidores que retornaram de viagem devem fazer teletrabalho (clique aqui).
- PGR - Regime de teletrabalho a parte de servidores do parquet e suspensão de eventos nas dependências do MPU, bem como a designação de servidor ou membro para participar de eventos em que haja aglomeração de pessoa. (Clique aqui)
- TSE - Apenas partes e advogados de processos incluídos na pauta terão acesso ao plenário. (Clique aqui)
- TST - Corregedor-Geral faz recomendação aos TRTs sobre coronavírus. (Clique aqui)
- CNJ - Acesso ao plenário e atendimento foram restringidos. (Clique aqui)
- CNMP - Suspensa a entrada de público externo nas bibliotecas, memoriais, auditórios e outros locais de uso coletivo nas dependências do Conselho. (Clique aqui)
- OAB - Resolução suspende sessões ordinárias, eventos e reuniões do Conselho Federal da OAB até 20 de março. (Clique aqui)
- OAB/SP - Com cautela e sem pânico, Ordem bandeirante mantém atividades na instituição. (Clique aqui)
- OAB/RS – A partir da próxima segunda-feira, 16, todas as reuniões e eventos serão suspensos. (Clique aqui)
- TRF-3 - Além de teletrabalho e sessões virtuais, magistrados poderão realizar audiências, inclusive de custódia, por videoconferência. (Clique aqui)
- TJ/SP - Licença compulsória para quem esteve em regiões epidêmicas. (Clique aqui)
- TJ/DF - Trabalho remoto aos servidores até 30 de abril. (Clique aqui)
- TJ/RJ - Audiências e sessões de julgamento estão suspensas por 60 dias. (Clique aqui)
- TJ/PR - Servidores que retornaram de países com epidemia de coronavírus poderão ficar em isolamento domiciliar. (Clique aqui)
- TJ/RN – Servidores que tenham viajado a países atingidos por coronavírus devem ficar em isolamento por 14 dias. (Clique aqui)
- TJ/MT - Fixa home office para servidores e juízes para combater contágio do coronavírus. (Clique aqui)
- TRF-5 - Servidores egressos de viagem a países com surto devem aguardar sete dias antes de se apresentarem ao trabalho. (Clique aqui)
- TRT-11 - Autoriza teletrabalho para servidores que viajaram a locais de surto do coronavírus. (Clique aqui)
- TRT-12 - Estagiários, servidores com mais de 60 anos, gestantes, portadores de doenças imunossupressoras ou que componham grupo de risco poderão optar pelo teletrabalho. (Clique aqui)
- TRT-17 - Home office para servidores que regressarem de localidades em que o surto do covid-19 tenha sido reconhecido. (Clique aqui)
- TRT-19 - Recomenda que viagens já marcadas por magistrados e servidores sejam adiadas até que a pandemia possa ser controlada. (Clique aqui)
- TRT-21 - Quarentena aos magistrados, servidores e estagiários do Tribunal que tenham retornado de viagem aos países com surto. (Clique aqui)
- TRT-24 - Magistrados, servidores e estagiários estão proibidos de retornar ao trabalho sem apresentação de um atestado de aptidão. (Clique aqui)
Migalhas dos leitores - Pare!
"Quando se trata de paralisação, o Judiciário é bem ágil." Ramalho Ortigão
Justiça americana
Os casos de coronavírus nos EUA já passam de mil e, como tentativa de conter a pandemia, diversos tribunais do país suspenderam suas atividades, cancelando audiências, julgamentos e restringindo a entrada de pessoas em suas dependências. (Clique aqui)
Sorteio - Máscaras de proteção cirúrgica
Irmanado com seus fiéis migalheiros, a equipe deste nosso poderoso rotativo está há várias semanas sorteando diariamente uma caixa com 50 máscaras de proteção cirúrgica. Participe do sorteio de hoje e cuide-se! (Clique aqui)
Planos de saúde – Coronavírus
A ANS publicou hoje a resolução normativa 453/20, que inclui o exame para detecção de coronavírus no rol de procedimentos obrigatórios para beneficiários de planos de saúde. (Clique aqui)
Passeata do dia 15 – Suspensa
Ontem, na live de quinta-feira, Bolsonaro disse que estavam suspensos os protestos do próximo domingo, dia 15. Se o presidente suspendeu, a conclusão lógica é que ele quem tinha promovido o movimento, ao contrário do que havia afirmado.
Coronavírus – Força maior
Especialista em contratos comerciais e comércio internacional, a advogada Marcia Calafate, de Trench Rossi Watanabe, explica o impacto do novo vírus nas relações comerciais. (Clique aqui)
Pandemia - Coronavírus
José Del Chiaro, Mario André Machado Cabral e Irene Jacomini Bonetti, da Advocacia José Del Chiaro, abordam os desafios gerados pela pandemia ocasionada pelo coronavírus e questões jurídicas conexas: "A saúde da coletividade precisa de proteções especiais, mas precisamos estar atentos para que uma crise como a que se coloca não seja indevidamente utilizada como argumento para a relativização de direitos fundamentais". (Clique aqui)
Site especial
Informações atualizadas sobre novo coronavírus!
Ponto final, enfim
Uma ação que começou em meados de 1968, no STF, teve seu desfecho na tarde de ontem. Por unanimidade, os ministros decidiram que os imóveis localizados na área conhecida como Campos Realengos, situada no entorno da Fazenda Ipanema, em Iperó/SP, não são de propriedade da União, sendo válidos os títulos de domínio expedidos pelo Estado de SP em favor de particulares. (Clique aqui)
Tempo, tempo, tempo, tempo...
A ação narrada da migalha anterior já tramitava há mais de 50 anos no STF, ganhando o apanágio de processo mais vetusto na Corte. Relatora, a ministra Rosa Weber trouxe dados curiosos: quando foi protocolada, o ministro Alexandre de Moraes ainda não era nascido. Além disso, só a tentativa de conciliação entre as partes durou 20 anos. Pelo tempo de tramitação, o processo ganhou 16 volumes, 1.597 folhas e quatro apensos. (Clique aqui)
Responsabilidade civil de empregador
STF aprova tese que garante a trabalhador em atividade de risco direito a indenização em caso de acidente. Veja a íntegra do texto fixado pelos ministros. (Clique aqui)
Licença-maternidade - Encômios
Ministro Fachin concede liminar ampliando período de licença-maternidade nos casos de internação hospitalar, fixando como termo inicial da licença e do respectivo salário-maternidade a alta hospitalar do recém-nascido e/ou de sua mãe, o que ocorrer por último. A decisão, que merece aplausos, foi proferida em ação do partido Solidariedade, representado pelo escritório Mudrovitsch Advogados. (Clique aqui)
Reconhecimento
Mão pesada nas questões criminais, ministro Fachin tem a caneta suave quando se trata de temas de Direito de Família. E se há quem o critique na criminalística (os criminalistas, claro), ninguém põe reparo na civilística.
Recuperação judicial
Ministro Bellizze, ínclito integrante do STJ, deferiu liminar suspendendo decisão do TJ/GO que determinava a retirada da essencialidade das salas comerciais de produtores rurais em recuperação judicial. Os advogados Carlos Deneszczuk e Isabella Nunes, do escritório DASA – Deneszczuk, Antonio Sociedade de Advogados, atuam pelos reclamantes. (Clique aqui)
Exame negado
Um plano de saúde de Fortaleza/CE terá de indenizar um homem por ter negado a cobertura de um exame para tratamento de câncer. A decisão é do juiz de Direito Fabiano Damasceno Maia, de Fortaleza/CE. (Clique aqui)
Prisão preventiva
Excesso de prazo para formação da culpa caracteriza constrangimento ilegal. Com este entendimento, a 10ª câmara de Direito Criminal do TJ/SP concedeu HC para revogar prisão preventiva de homem acusado de roubar celular. (Clique aqui)
Não levantarás falso testemunho
Autor de ação e testemunha são condenados ao pagamento de multa em favor da União por litigância de má-fé. Para o juiz do Trabalho Daniel Branquinho Cardoso, de Rio Verde/GO, o depoimento da testemunha tinha o intuito de alterar a verdade dos fatos para favorecer o autor. (Clique aqui)
Consignados
A 16ª câmara Cível do TJ/PR reconheceu a abusividade do custo efetivo total mensal dos contratos em consignados, firmados entre uma idosa e vários bancos, que ultrapassam o tabelamento feito pelo INSS. O escritório Engel Advogados atuou na causa. (Clique aqui)
Demissão – Whatsapp
TRT da 21ª região reconhece pedido de demissão de uma ex-empregada de um salão de beleza feito pelo WhatsApp e afasta o dever de pagamentos de verbas rescisórias. (Clique aqui)
Vou de táxi
Trabalhador que utilizava táxi para ir até empresa não faz jus a vale-transporte. A decisão é da 4ª câmara do TRT da 12ª região, ao concluir que o direito ao benefício vale para aqueles que utilizam o transporte coletivo público, não o seletivo. (Clique aqui)
Migalhas dos leitores - Comprovação de feriado local - KKK
"Eu, como todos os advogados do Brasil, estou acompanhando o julgamento na Corte Especial do STJ sobre a comprovação do feriado local, cuja modulação de efeitos tem sido acirradamente discutida nos autos do REsp 1.813.684/SP (Migalhas 4.807 – 10/3/20 – clique aqui). Então, destaquei a data em minha agenda virtual com os seguintes dizeres: 'Corte Especial-Feriado local'. O curioso é que minha agenda virtual colou figuras de uma escova de cabelo, um pente e um secador na data indicada para o julgamento, ou seja, a inteligência artificial entendeu que no dia marcado na agenda como 'Corte Especial-feriado' será um feriado em que eu farei um corte diferente e especial no cabelo. Essa inteligência virtual aplicada às inúmeras decisões que têm sido proferidas aos milhares pelas Cortes pátrias pode se tornar um problema." Renata Fontes - Advocacia Fontes Advogados Associados S/S
Apoiadores Migalhas
Veja e seja visto na maior vitrine do mundo jurídico!
APP Migalhas
Baixe agora mesmo o aplicativo Migalhas e seja o primeiro a receber o Informativo. É gratuito e não precisa de cadastro. (Clique aqui)
Investimentos financeiros
Você já teve uma dúvida sobre sua conta em um horário que era impossível ter uma resposta direta? BTG Pactual Digital lança novo atendimento 24 horas totalmente humanizado. (Clique aqui)
Biblioteca – Acervo
Conforme destaca Jéssica Melissa Poquini (Dias de Souza Advogados Associados), o tema da política de desenvolvimento de acervo (incluindo aquisição e descarte) em bibliotecas especializadas precisa ser tratado com responsabilidade nas instituições privadas. (Clique aqui)
Transporte – PIS, Cofins e ICMS
Jorge Sylvio Marquezi Junior e Thiago Strapasson (Brasil Salomão e Matthes Advocacia) mostram que, sendo inegável que os gastos das empresas de transporte com o monitoramento e rastreamento de suas cargas estão subindo cada vez mais, elas devem estar atentas às possibilidades de crédito, tanto no âmbito estadual quanto federal, como forma de reduzir os gastos e o custo do serviço. (Clique aqui)
Usucapião – Herança
Dentre os bens imóveis que podem ser objetos de usucapião, estão aqueles que compõem a herança. Todavia, com algumas ressalvas. Neste sentido, Bernardo José Drumond Gonçalves e Ana Luisa Augusto Soares Naves (Homero Costa Advogados) tratam da (im)possibilidade de usucapir bem imóvel oriundo de herança. (Clique aqui)
Empresarial
Ao escreverem sobre a responsabilidade civil dos administradores, os advogados Allan Medeiros e Helder Felipe Fonseca Damasceno, do escritório GVM | Guimarães & Vieira de Mello Advogados, analisam os aspectos gerais da ação do art. 159 da lei das S.A. para reparação de danos à companhia. (Clique aqui)
Produtividade
Como conseguir bons resultados e ainda aumentar a produtividade do seu escritório? A questão é debatida por Suzana Mazzio, da Advise. (Clique aqui)
Podcast
Como você enxerga um departamento jurídico hoje em dia? Estamos diante de um viabilizador de negócio ou de uma área de suporte? O podcast Conectando Mentes Curiosas, do Pires & Gonçalves - Advogados Associados, recebe o diretor jurídico do Magazine Luiza, José Aparecido dos Santos, que conta como pensa e como estrutura o departamento jurídico de uma das mais inovadoras companhias do país. A conversa conta ainda com a participação do gestor jurídico e head de tecnologia do escritório, Gustavo Coelho, que traz uma visão complementar sobre a atual gestão jurídica. (Clique aqui)
Código de Hamurabi – Políticos amputados
O deputado Federal Emerson Petriv, o "Boca aberta", apresentou na terça-feira o PL 582/20, que prevê a amputação das mãos de políticos que cometam crimes como abuso de poder econômico e improbidade administrativa. Os criminalistas Leonardo Magalhães Avelar e Alexys Campos Lazarou, do escritório Cascione Pulino Boulos Advogados, criticam duramente o projeto, em nota apresentada pelo Observatório do Direito Penal. (Clique aqui)
Bitributação de softwares
O STF pautou para a próxima quarta-feira um conjunto de ações que discutem a bitributação dos softwares pelo ICMS. Para discutir o tema, o escritório Ayres Britto Consultoria Jurídica e Advocacia realizou, nesta semana, em Brasília, o evento "Diálogos Institucionais e a Tributação do Software no STF", em parceria com a ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software. (Clique aqui)
Impressões Digitais
A notícia da disputa travada entre a OAB e diversas startups criadas para pleitear indenizações por problemas no setor aéreo leva ao necessário debate sobre como a advocacia vai se portar diante da possibilidade cada vez maior da prestação de serviços jurídicos por lawtechs. O assunto é abordado pelos advogados Daniel Bittencourt Guariento e Ricardo Maffeis Martins, na coluna de hoje. (Clique aqui)
Marketing Jurídico
Marketing digital não é o marketing jurídico completo, segundo o consultor Alexandre Motta, do Grupo Inrise. Para ele, a esfera digital na advocacia é extremamente importante, porém pensar apenas nesse lado é realmente pensar em fazer um sanduíche com pão e alface. (Clique aqui)
Semanário migalheiro
Confira as matérias mais lidas desta semana em Migalhas:
Migalhas faz site especial para assuntos jurídicos ligados ao coronavírus. (Clique aqui)
Não cabe a empregado provar dívida trabalhista de terceirizada da Administração Pública. (Clique aqui)
TST publica tese que veda acumulação dos adicionais de periculosidade e de insalubridade. (Clique aqui)
Negativação indevida não gera dano moral se há inscrições prévias ainda que contestadas na Justiça. (Clique aqui)
Empresas são impedidas de comercializarem cápsulas de café compatíveis com outra marca. (Clique aqui)
Fachin determina nomeação de aprovado em concurso para cargo assumido por comissionados. (Clique aqui)
Youtuber Luccas Neto consegue domínio de sites utilizados sem autorização. (Clique aqui)
Compramos seu precatório!
https://precatorios.migalhas.com.br
WhatsApp Migalhas
Receba notícias direto no seu celular.
Clique aqui para se cadastrar.
Novo Fomentador
Migalhas vem contando com o apoio de institutos, editoras, faculdades, associações e empresas de eventos para trazer sempre vantagens aos leitores. São os Fomentadores do Direito brasileiro. Temos o privilégio de anunciar que Migalhas conta a partir de hoje com a participação de mais um Fomentador do Direito:
- Task Internet
A Task Internet é uma empresa mineira focada em tecnologia e soluções web. A Task oferece serviços de hospedagem de site e e-mails, registro de domínio, servidor virtual, revenda, hospedagem de servidor (em nuvem e físico), construção de site e outros. Experiência de mercado atrelado ao atendimento mais pessoal e qualidade dos serviços prestados são pilares que norteiam a empresa desde sua fundação. A empresa tem por objetivo prover soluções em internet e comércio eletrônico que otimizem processos e gerem resultados para pessoas e organizações. Clique aqui e conheça o novo Fomentador de Migalhas.
Informe publicitário
O sucesso de qualquer investimento aumenta quando você realmente o entende. Na Ágora Investimentos você tem as ferramentas certas para investir bem. (Clique aqui)
Baú migalheiro
Apoiadores
Clique aqui para conhecer os festejados Apoiadores de Migalhas
| |
Sorteio
A obra "Os Limites do Plano de Recuperação Judicial" (Quartier Latin – 181p.), de Maria Fabiana Seoane Dominguez Sant'Ana, analisa a natureza jurídica do plano de recuperação judicial que deve ser apresentado pelo devedor aos seus credores. O exemplar é brinde da autora. (Clique aqui)
Lançamentos
Com o objetivo de facilitar a compreensão na matéria de Direito Civil, Saraiva Jur lança as obras "Elementos de Direito Civil - 8ª Edição", de Christiano Cassettari (clique aqui); e "Introdução ao Estudo do Direito Processual Civil - 5ª edição", escrita por Fábio Victor da Fonte Monnerat (clique aqui).
Exame de Ordem
Saraiva Jur, numa parceria com professores da Damásio Educacional, dá dicas de importantes obras para o estudo de quem está buscando a aprovação no exame de Ordem. Os livros abrangem todo o conteúdo das matérias que o candidato precisa para se classificar na segunda fase. (Clique aqui)
Pré-venda
Essa sexta-feira 13 é de sorte! A YK Editora liberou a pré-venda do "Tratado Notarial e Registral - Tomos I e II", de Vitor Frederico Kümpel e Carla Modina Ferrari. Não perca! (Clique aqui)
Migalhíssimas
Ricardo Vieira de Mello, sócio da banca Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello Advogados, participa do "XV Encontro Regional da ABAPISUL (Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial)". O evento, que acontece de hoje a domingo, em Florianópolis/SC, aborda tópicos como o Protocolo de Madri, LGPD e desenho industrial.
Amanhã, os advogados Fernanda Andreazza, Lucas Otsuka e Luís Fernando Nadalin Sivers, do escritório Arns de Oliveira & Andreazza Advogados Associados, farão uma capacitação para as 23 iniciativas selecionadas para o "Projeto Legado 2020". (Clique aqui)
Em SP, dia 18/3, José Roberto Covac, sócio da banca Covac – Sociedade de Advogados, participa do evento "Diálogos CNE Semesp". (Clique aqui)
Dia 20/3, o professor titular da UFMS e sócio da Advocacia Ubirajara Silveira, Vladmir Oliveira da Silveira, participa como presidente de mesa do "3º Congresso Internacional de Direito Eleitoral - CONIDEL", no painel "Democracia na América Latina – Desafios e Perspectivas". O evento acontece dias 19 e 20/3, em Campo Grande/MS.
No fim de março, entrará em vigor a nova lei de franquias. Tal marco regulatório traz novas perspectivas para o setor e tem o objetivo de conferir maior transparência e segurança na relação entre franqueador e franqueados. Para discutir as principais novidades, Cândida Ribeiro Caffé e Daniel Avila Failla (Dannemann Siemsen) ministram um webinar gratuito no dia 25/3. (Clique aqui)
Representantes do Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá participaram nesta semana do "Congresso de Arbitragem Marítima (ICMA 2020)", no RJ. A presidente do Centro, Eleonora Coelho, palestrou sobre a importância das instituições arbitrais para o desenvolvimento da arbitragem marítima no painel sobre temas atuais de arbitragem.
Nova diretoria
O Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem - CONIMA acaba de realizar Assembleia Geral para eleger sua diretoria para a gestão 2020/21. Fernanda Levy foi reconduzida à presidência da entidade para mais um mandato. Danilo Miranda, sócio-fundador da CAMES, foi eleito presidente do conselho fiscal da instituição.
Empregabilidade
Como forma de se posicionar em relação a projetos que tramitam no Congresso relacionados à empregabilidade dos jovens, o Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE participou do lançamento do Observatório Parlamentar da Juventude, em Brasília. (Clique aqui)
Advocacia Trabalhista - TRTs
Amanhã, a empresa Ricardo Calcini | Cursos e Treinamentos ministrará o treinamento "in company" que hoje é referência nacional sobre a temática "Advocacia Trabalhista nos Tribunais (TRT's)". O professor Ricardo Calcini, instrutor responsável pelo curso em questão, parabeniza o escritório Mesquita Barros Advogados por viabilizar a capacitação profissional de toda equipe trabalhista em prol da busca de melhores resultados de seus clientes e parceiros comerciais. Informações no site (clique aqui) ou por e-mail (clique aqui).
Mediação
Instituto Vertus está com inscrições abertas para o "IX Curso de Mediação". Com início em 19/3, as aulas acontecem em SP. (Clique aqui)
Provedores de Internet
Em SP, dia 19/3, o Forum Cebefi realiza o curso "Tributação e Aspectos Legais Aplicáveis aos Provedores de Internet". Concorra a uma vaga-cortesia. (Clique aqui)
Direito Regulatório
Até 20/3, estão abertas as inscrições para a especialização em "Direito Regulatório", do CEPED UERJ. O curso conta com a coordenação de Alexandre Aragão e Carolina Fidalgo. (Clique aqui)
Precatórios judiciais
BCN Treinamentos promove dia 27/3, em SP, o curso "Precatórios Judiciais - Moeda Tributária e Investimentos". (Clique aqui)
Manual de fluxos e procedimentos
Aprenda como elaborar o "Manual de Fluxos e Procedimentos", de acordo com o método Samantha Albini e Radar - Gestão para Advogados, orientado pelas regras da ISO 9001, melhores práticas, gestão de projetos e demais técnicas dos serviços jurídicos e adaptável a todos os softwares de gestão. Dia 30/3, das 19 às 21h. Acesse. (Clique aqui)
Oficina de Tradução
O curso "Oficina de Tradução: Textos da Área Jurídico-Financeira", da PUC-SP, orienta os participantes sobre a revisão textual e aborda questões linguísticas, terminológicas, culturais e mercadológicas propiciando o aprimoramento da prática da tradução na área de finanças e na área jurídico-financeira. Inscreva-se. (Clique aqui)
Curso Internacional
A partir do dia 6/5, em SP, o IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais promove o "Curso Internacional IBCCRIM-Coimbra". Inscreva-se! (Clique aqui)
Contemplados
Evento: O premiado com a vaga-cortesia oferecida pela CEO Treinamentos para o curso online "Sociedade Unipessoal de Responsabilidade Limitada segundo a MP 881/19" é Matheus Valin. (Clique aqui)
Evento: A sortuda que faturou a vaga-cortesia, oferecida pela Ricardo Calcini | Cursos e Treinamentos, para o curso "Recurso de Revista", que acontece em SP, dia 18/3, é Fatima Susy da Costa. (Clique aqui)
Sorteio de obra: Os ganhadores do livro "Revisitando uma História sem Fim: O Ministério Público em Tempos de Crise" (Contracorrente – 88p.), de Antonio Araldo Ferraz Dal Pozzo, do escritório Dal Pozzo Advogados, são: (Clique aqui)
Yasmin de Lima Mohammad, de Curitiba/PR;
Alexia Angélica Borges Américo, de Goiânia/GO; e
Jeová Aparecido Nascimento Nunes, de Guarulhos/SP.
Sorteio – Máscaras de proteção cirúrgica: A ganhadora do sorteio 8 de máscaras de proteção cirúrgica oferecidas pelo DMS - Departamento Migalheiro de Saúde é Natália Peppi, de Brasília. (Clique aqui)
Bom fim de semana!
Fomentadores
Clique aqui para conhecer todos os Fomentadores do Migalhas
Migalhas também é cultura!
Monteiro Lobato |Joaquim Manuel de Macedo | Padre Antônio Vieira | Luís Roberto Barroso | Joaquim Nabuco | Paulo Bomfim | Lima Barreto | Olavo Bilac | Bernardo Guimarães | Camilo Castelo Branco | Aluísio Azevedo | Bastos Tigre | Rui Barbosa | Machado de Assis | Euclides da Cunha | Eça de Queirós | José de Alencar
Clique aqui e acesse mais títulos
Mural Migalhas
Veja abaixo as cidades carentes de profissionais:
AM/São Gabriel da CachoeiraBA/AndaraíCE/JardimMG/São Joaquim de BicasMG/SarzedoPB/UiraúnaPI/Simplício MendesPR/DouradinaSC/São José do CedroSE/Moita BonitaSP/Irapuru
Cadastre-se como um Correspondente Migalhas. (Clique aqui)
Migalhas Clipping