Informativo Migalhas

Migalhas nº 450

11/6/2002
                                                Migalhas  

Terça, 11 de junho de 2002 / nº 450 / fechamento às 6:23

            Au revoir

            Nesta Copa do Mundo não se ouvirá mais "La Marseillaise". Os franceses deram como ninguém a "saída à francesa". A França foi eliminada hoje da Copa, na primeira fase, depois da derrota para a Dinamarca. Confira no Placar Migalhas.

            __________***_________

            Tim Lopes

            Como não poderia deixar de ser, os matutinos demonstram sua revolta com o caso do jornalista Tim Lopes. Veja alguns :

            Insurreição : "Não soa exagerado reconhecer que o povo brasileiro convive hoje com uma forma não ortodoxa de insurreição nacional. O crime organizado se ergue como novo estado dentro das fronteiras do país. É indispensável encará-lo na sua dimensão conflagradora, se de fato pretende-se restaurar a ordem pública e a tranqüilidade do povo."

            https://www2.correioweb.com.br/cw/EDICAO_20020611/pri_opi_110602_136.htm

            Democracia e Crime : "O presidente Fernando Henrique colocou o dedo na chaga ao dizer que a eliminação do repórter é tentativa de silenciar a imprensa na questão da droga."

            https://jbonline.terra.com.br/jb/papel/editorialistas/2002/06/10/joredl20020610001.html

            Exibição de força : "O modus operandi, desde o seqüestro de Tim até sua execução, não deixa dúvidas de que os narcotraficantes mandaram um recado para todos que ousem desafiá-los doravante: nada tememos."

            https://www.atarde.com.br/materia.php3?mes=06&ano=2002&id_subcanal=20&id_materia=1513

            O pesadelo da violência : "O quadro de violência que se abate sobre as duas maiores cidades brasileiras, Rio e São Paulo, acaba também gerando o fenômeno da disseminação do mau exemplo. Cidades que eram pacatas começaram a enfrentar a escalada do crime."

            https://opopular.globo.com/opiniao/editorial.asp

            O assassínio bestial do jornalista : "Atente-se para o seguinte: Elias Maluco, o principal mandante, que ordenou o ‘julgamento’, a tortura e a execução do repórter, que fora flagrado no Complexo do Alemão com uma câmera na bolsa e fios de microfone escondidos sob a camisa - já que pretendia fazer uma reportagem sobre um baile funk na Vila Cruzeiro, onde haveria venda de drogas e show de sexo explícito com menores -, controla um exército de 300 homens, com os quais submete cerca de 250 mil pessoas, que vivem nas 13 favelas do Complexo do Alemão e na Vila Cruzeiro, no Rio de Janeiro, sob as regras implacáveis do comércio das drogas. Esse facínora, contra quem há dois mandados de prisão - por tráfico e homicídio -, já foi preso em 1996, saiu da penitenciária Bangu 3 em 2000 em liberdade condicional, tornou-se foragido desde que lhe foi decretada a prisão por homicídio e continua solto até hoje, comandando vastas operações."

            https://www.estado.estadao.com.br/editorias/02/06/11/editoriais002.html

            Artigo

            Cóvis Rossi na Folha de S. Paulo de hoje diz que : O presidente FHC aceitou dar uma palavrinha à Globo, no domingo à noite, a propósito do assassinato do jornalista Tim Lopes. Melhor seria ter ficado quieto. O presidente começou dizendo que as coisas haviam "passado do limite". Exatamente o mesmo que dissera meses atrás, quando do sequestro e posterior assassinato do prefeito Celso Daniel (Santo André, PT). Não, presidente, a violência no Brasil não passou do limite agora ou no início do ano. Já havia passado quando o senhor se candidatou, tanto que um dos cinco dedos de sua mão espalmada na campanha de 1994, simbolizando as prioridades, representava a segurança. De lá para cá, a situação nesse terreno só fez piorar. Como já não há mais tempo para que seu governo faça alguma coisa de realmente significativo em matéria de segurança pública, seria mais honesto se, em vez de dizer "passou do limite", o senhor dissesse: "Fracassei".

            _____________***___________

            Outros interesses

            O PT não deverá entrar na Justiça contra o fim da noventena na CPMF. O motivo para a boa vontade dos petistas é o desempenho de Lula nas pesquisas de intenção de voto. O partido reavaliou sua disposição de deixar o atual governo três meses sem a arrecadação da CPMF de olho no mercado financeiro.

            Ibope

            ??????

            Servidores do Judiciário Federal, parados há 34 dias, decidiram manter a paralisação. Hoje, num ato de desrespeito à sociedade os servidores da capital paulistana vão "comemorar" o primeiro mês de greve com um ato-festa - com direito a bolo e salgadinhos. O acintoso ato só ofende a população.

            Preparando os argumentos

            A circular do Banco Central (BC) nº 2.654, expedida no fim do mês de maio, que determina às administradoras de fundos de investimentos a contabilização dos títulos públicos de acordo com o valor de mercado, deverá gerar muitas contestações judiciais. Causídicos já estão sendo procurados por investidores dispostos a recorrer judicialmente das perdas, que em alguns fundos chegam a 5%.

            Antes tarde do que nunca

            O MEC vai reexaminar o Parecer nº 146 da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, que altera a grade curricular do curso de Direito. O Parecer flexibilizava os cursos e não exigia muito das novas faculdades, além de abolir conquistas importantes.

            Editorial

            Ótimo editorial do jornal Folha de S. Paulo de hoje : "Não é novidade que períodos eleitorais constituam campo fértil para o populismo. Mas, quando o apelo demagógico prospera em terreno propício ao emocionalismo e desperta o sentido de urgência da população, como é o caso da segurança pública, tendem a ampliar-se os estragos que algumas propostas eleitoreiras podem provocar.

            "É o caso da idéia de reduzir a maioridade penal do Brasil. Ela fere o princípio, consagrado no Direito brasileiro, de que o jovem é um ser em formação. A compreensão que ele tem de seus atos é mais limitada do que a de um adulto. O adolescente pode e deve ser punido pelo que faz de errado, mas a sanção deve ter um caráter predominantemente educativo.

            "É ridículo imaginar algo de pedagógico no fato de um jovem ir para a cadeia aos 16 anos e de lá só sair aos 46, após cumprir 30 anos, a pena máxima prevista pela lei brasileira.

            Hoje

            Hoje, o presidente da Academia Brasileira de Letras Jurídicas, Joacil de Brito Pereira, lança o livro Acendino Leite, escritor existencial, às 18h, no Clube dos Advogados no RJ.

            ____***____

            Placar Migalhas

            Hoje

            Amanhã

            Classificados

            Eliminados

            _______***_________

            Migalhas

            Cliping

            The New York Times – EUA

            "U.S. Says It Halted Qaeda Plot to Use Radioactive Bomb"

            Le Monde – França

            "Chirac vers la majorité absolue"

            Corriere Della Sera - Itália

            "Sventato attacco radioattivo agli Usa"

            El País – Espanha

            "Detenido en Valencia un etarra que iba a atentar en la costa"

            Público - Portugal

            "Vitória expressiva faz renascer esperança lusitana"

            Clarín – Argentina

            "Definieron cómo se realizará el canje de bonos"

            O Estado de S. Paulo - São Paulo

            "BC encurta títulos e acalma mercado"

            Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

            "Serra usa fantasmas da crise"

            Folha de S. Paulo - São Paulo

            "Procuradoria investigará erro no FGTS"

            O Globo - Rio de Janeiro

            "Manobras jurídicas deixaram à solta assassino de jornalista"

            O Estado de Minas - Belo Horizonte

            "MP investiga incêndio criminoso no Tribunal"

            O Correio Braziliense - Brasília

            "É perigoso andar de ônibus em Ceilândia"

            Diário Catarinense – Florianópolis

            "Ministro diz que Estado perdeu o controle no Rio de Janeiro"

            Zero Hora - Porto Alegre

            "Ministro diz que o poder público perdeu o controle sobre o tráfico no Rio"

            A Tarde - Salvador

            "Caixa começa a pagar saldo do FGTS"

            O Popular - Goiânia

            "Saiba como sacar seu FGTS"

            Diário de Cuiabá - Cuiabá

            "Homem é torturado e morto"

            Jornal do Commercio - Recife

            "Gasolina do Estado é a pior do Brasil"

            O Imparcial – São Luís

            "Faixa azul leva cartão amarelo"

            _________***___________

            Migalhas   

            Mais informações, colaborações e sugestões :

            migalhas@migalhas.com.br ou maismigalhas@uol.com.br 

             

            Indicar amigos ou não receber mais esta publicação :

            cadastro@migalhas.com.br  ou cadastromigalhas@uol.com.br

             

            Alguma migalha na íntegra ou notícias sobre temas atuais :

            (Serviço temporariamente suspenso)

             

            Ombudsman : ombudsman@migalhas.com.br

             

            Site : www.migalhas.com.br

            Fontes: CartaCapital, Folha Online, Agência Folha, Folha de S.Paulo, Veja Online, Exame, Info Exame, Reuters, Lusa, France Presse, The New York Times, Financial Times, Le Monde, USA Today, BBC, El País, The Boston Globe, Hearst Newspapers, Cox News Service, The New York Times, Agência Brasil, Agência Safras, Meu Dinheiro, Dinheironet, Consultor Jurídico, Espaço Vital, Ambiente Global, UOL, Jornal do Brasil, O Estado de S. Paulo, STF, STJ, Zero Hora, Correio Braziliense, Diário de Cuiabá, Correio da Bahia, A Tarde, Diário de S. Paulo, Hoje Em Dia, O Popular, Tribuna do Paraná, Diário Catarinense, O Estado de Minas, O Povo, O Imparcial, Tribuna de Minas, Tribuna do Norte, Valor Econômico, Gazeta Mercantil, O Estado do Paraná. 

             
            Veja mais no portal
            cadastre-se, comente, saiba mais