INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. MIGALHAS nº 2.754

MIGALHAS nº 2.754

Sexta-feira, 11 de novembro de 2011 - Migalhas nº 2.754 - Fechamento às 11h11.

Registro

Migalhas anuncia que, a partir de hoje, conta com mais um Fomentador :

  • BHS Eventos Jurídicos e Consultoria

(Clique aqui)

_______________
_____________

"A nobreza da toga é a nobreza sempre viva da justiça, de onde mana igualmente a dignidade para a milícia da palavra e a milícia da espada."

Rui Barbosa
(Clique aqui)

Corporativismo ? Imagina...

Em março, o Órgão Especial do TJ/SP aprovou a alvissareira resolução 542/11 (clique aqui), que estabeleceu regras para o julgamento de todos os processos do acervo da Meta 2, do CNJ. Entre os itens, medidas disciplinares em relação aos magistrados pelo não cumprimento. Esse ato foi recebido com entusiasmo pela comunidade jurídica, que não poupou elogios à Corte bandeirante. Mas como a vida é feita de contrastes, a decepção não tardou. Com efeito, esta semana, ao analisar casos de não cumprimento da Meta 2 por desembargadores, o Órgão Especial do TJ/SP, por 13 votos a 12, optou por uma solução contemporizadora : em vez de abrir processo disciplinar contra os magistrados (veja, leitor, ninguém está punindo previamente), em vez disso, decidiu-se "monitorar a produtividade dos desembargadores pelo prazo de um ano". Trocando em miúdos, agiu com leniência. E, vamos aos casos. Os desembargadores em questão estavam com mais de mil processos, cada, sopitando há mais de um lustro. A partir da resolução, os feitos foram redistribuídos e os desembargadores "sorteados" tiveram 120 dias para dar conta dos processos (e ai deles se não cumprissem o prazo). Quanto aos desembargadores, que não trouxeram argumentos que justificassem de pronto a desídia, estes serão monitorados. Simplesmente isso, como se não soubessem o que têm que fazer, e precisassem, como um aluno lambão, ser tutelados por um inspetor. Ao cabo das contas, o Egrégio Tribunal de Justiça de São Paulo dá razão às afirmações da ministra Eliana Calmon, Corregedora Geral do CNJ, no que diz respeito ao corporativismo da toga. (Clique aqui)

Composição

Há mais um dado no caso que sepulta a aplaudida resolução 542/11, trazido na migalha anterior. É que, no Órgão Especial, a maioria dos que são eleitos foi favorável à abertura de processo disciplinar, e a maioria dos desembargadores mais antigos, que são por direito integrantes do Órgão, votou pela condescendência. Ou seja, está aí um problema : a cúpula dos Judiciários nos Estados deve ser eleita. Estar no Órgão Especial não pode ser um prêmio pela antiguidade. Deve-se ir ao Órgão por merecimento. E merecimento reconhecido pelos pares. O que se ganha pela antiguidade, em geral, é a aposentadoria, acompanhada de um muito obrigado da população.

Pique-pique

Amanhã, a ação penal 470 assiste às comemorações pelos quatro anos de tramitação no Supremo Tribunal Federal. Trata-se, amigo migalheiro, de nada mais, nada menos do que o processo do mensalão, que foi protocolado naquela Casa em 12 de novembro de 2007, e no qual dezenas de pessoas estão sendo acusadas de compra de voto de parlamentares para aprovar propostas do governo Lula no Congresso. Diz-se que será julgado em 2012. Mas há quem diga que só em 2013, após as eleições. Quem viver, verá.

Onze

Hoje é 11 do 11 de 11. E daqui a dois dias (1+1), este nosso poderoso rotativo Migalhas completa 11 anos de circulação. Obrigado, confrades migalheiros.

Conselhos amorosos

"Escolha a hora e as palavras certas, mas não espere nem mais um dia para terminar este relacionamento." Este trecho poderia ter sido retirado de uma conversa entre mãe e filho ou entre amigos, mas, na verdade, é uma nota que se vê num processo da 7ª vara da Fazenda Pública de Porto Alegre/RS. O texto reúne "dicas" de como terminar um relacionamento e vai além nos conselhos amorosos : "Não precisa agir como um ogro. O amor acabou, mas vocês já se divertiram um bocado juntos. A não ser que ela tenha pisado feio na bola - transou com seu melhor amigo, por exemplo -, seja carinhoso nessa última conversa". Antes, contudo, explica que "o problema é que os casais deixam a coisa chegar ao ponto extremo de não se suportarem mais". (Clique aqui)

Vínculo

Falta de subordinação jurídica impede reconhecimento de vínculo de emprego a advogada. (Clique aqui)

TJ/SP

Advogado terá que indenizar magistrada por danos morais. Segundo o relator, ficou evidenciado o intuito do advogado, que também é desembargador aposentado, de denegrir a honra da juíza. (Clique aqui)

STJ - I

O STF declarou constitucional a lei 7.746/89, que dispõe sobre a forma de composição do STJ. A questão foi discutida no julgamento de ADIn ajuizada pela AMB contra o art. 1º, inciso I, da norma. A Associação defende que magistrados dos TJs e TRFs, oriundos do Quinto constitucional, estão sendo conduzidos aos cargos de ministro do STJ nas vagas destinadas à magistratura "puro sangue". (Clique aqui)

STJ - II

O Pleno do STJ entendeu que o aumento do número de ministros na Corte não é apropriado.

Julgamento virtual

O advogado Carlos Miguel C. Aidar, do escritório AIDAR SBZ Advogados, manifesta seu posicionamento favorável aos julgamentos virtuais do TJ/SP. Em sua opinião, "a favor da medida fala a tentativa de se dar celeridade ao trabalho e, com isso, garantir efetividade do acesso à Justiça e também inibição de interposição recorrente de agravos e embargos declaratórios". (Clique aqui)

Ativismo ou humanismo judicial ?

Esta semana, Migalhas divulgou o caso do juiz de Direito Gabriel da Silveira Matos, de Juína/MT, que precisou recorrer às Forças Armadas para assegurar o tratamento médico de um menino de dois anos, portador de hidrocefalia (clique aqui). Acerca do episódio, o jurista Almir Pazzianotto Pinto pontua ser preciso desnudar a realidade social brasileira, em flagrante contraste com a propaganda governista. (Clique aqui)

Catálogo Jurídico

Na capital ambiental do Brasil, o Escritório Jurídico Hildeberto Dias S/C marca presença no Catálogo de Escritórios. Faça um passeio virtual por Manaus/AM e conheça a banca. (Clique aqui)

Aviação civil

Em tempos de Copa e Olimpíadas, o artigo dos advogados Adolpho Julio C. de Carvalho e Natália Parmigiani Merlussi, do escritório Pinheiro Neto Advogados, resume algumas das alterações no setor da aviação civil e apresenta as principais inovações do RDC. (Clique aqui)

Agora é Federal

Lei 12.519 institui o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

Cartel

O MJ recomendou ao Cade a condenação de seis empresas e três associações por formação de cartel no setor de cimento. São elas : Votorantim Cimentos, Camargo Corrêa Cimentos, Cimpor, Holcim, Itabira Agro Industrial (Grupo Nassau) e Companhia de Cimento Itambé. (Clique aqui)

Trabalho

A Zara aderiu ao pacto pela erradicação do trabalho escravo, formado pelo Instituto Ethos, OIT e ONGs. Na próxima semana, a varejista de confecção deve assinar acordo com o MPT sobre os funcionários da empresa e terceirizadas flagrados em regime de trabalho semelhante ao escravo. (Clique aqui)

Má-fé

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara aprovou o PL 7.769/10, que prevê punição para as partes que agirem de má-fé em processos trabalhistas. (Clique aqui)

Rebolation

A 10ª turma do TRT da 2ª região manteve decisão da 3ª vara do Trabalho de Barueri/SP que condenou um hipermercado a indenizar por danos morais um funcionário obrigado a rebolar durante execução do grito de guerra da empresa (clique aqui). A desembargadora Cândida Alves Leão entendeu que o "arbitramento em primeiro grau de 10 vezes o valor da última remuneração que representa o importe de R$ 154.350,08 observou a conduta, o dano, o nexo causal, o caráter pedagógico da pena e a condição financeira das partes". (Processo: 02782001920095020203)

OAB/SP x Defensoria

A OAB/SP ingressou na 13ª vara Cível da JF de SP com pedido de intervenção no Convênio de Assistência Judiciária gerido pela Defensoria Pública paulista. A seccional pede a nomeação de um administrador judicial para garantir o cumprimento da liminar obtida em 2008 dando continuidade ao convênio firmado. (Clique aqui)

Teto remuneratório

Um grupo de juízes de Campo Grande/MS questionou no CNJ a resolução 13/06, do Conselho, que dispõe sobre a aplicação do teto remuneratório constitucional e do subsídio mensal dos membros da magistratura. Os magistrados alegam que alguns dispositivos da resolução impedem o "devido pagamento por trabalho legalmente prestado". O processo foi julgado improcedente, mas os juízes irão recorrer da decisão. (Clique aqui)

Publicação de peso

A InBook Editora, em parceria com o portal Migalhas, está lapidando um sofisticado projeto editorial que reunirá destacadas bancas do mercado jurídico. Valorosos nomes já integram o projeto, entre eles o de Vaiano Ferrara Advogados. (Clique aqui)

Migas

1 - STJ nega HC a atropelador que avançou sinal vermelho e foi condenado por júri popular. (Clique aqui)

2 - TST admite eficácia liberatória de acordo firmado sem ressalvas em comissão de conciliação. (Clique aqui)

3 - Sancionada LC 139/11, que amplia o Simples Nacional. (Clique aqui)

4 - Oportunidade - STJ abre processo seletivo para estágio de nível médio e superior. (Clique aqui)

Exame de Ordem

A constitucionalidade do exame é debatida pelo advogado Eudes Quintino de Oliveira Júnior que ressalta a importância social de se selecionar bacharéis que estejam minimamente qualificados a exercer a profissão e sustentar uma instituição fundamental à Justiça como é o caso da OAB. (Clique aqui)

Débitos

O programa Ajustar, do Estado do RS, é objeto de estudo de Angelita Kenes Farias, do escritório Piazzeta e Boeira Advocacia Empresarial. Ela apresenta as condições para o que parcelamento de débitos do ICMS pelos gaúchos seja realizado com reduções. (Clique aqui)

Cultura erudita

A crônica do compositor e maestro Jorge Antunes, membro da Academia Brasileira de Música, traça um relato hipotético de como seria a abertura da Copa do Mundo : uma profusa exibição da cultura popular brasileira. Por isso, ele pontua que urge ser elaborado e divulgado edital público destinado à seleção de projetos artísticos para a cerimônia de abertura para que a arte erudita também possa ser representada. (Clique aqui)

____________

  • Migalhas mundo

Nem

A prisão do traficante Nem repercute no mundo. (MI - clique aqui)

Direitos autorais

NY Times processa Huffington Post por violar direitos autorais em blog. (MI - clique aqui)

Advogadas

Segundo pesquisa anual realizada pela National Association of Women Lawyers, advogadas estão evitando escritórios de grande porte nos dias de hoje. (MI - clique aqui)

Estas e outras no Migalhas International de hoje. (Clique aqui)

Concorrência

A indústria uruguaia diz que o Brasil investiga empresas têxteis de lá por concorrência desleal. (LA - clique aqui)

Fusão

Executivos da LAN e da TAM programaram para dezembro a primeira reunião para definir detalhes da fusão. (LA - clique aqui)

____________

Leitores

Repercutiu entre os migalheiros a coluna ABC do CDC, do desembargador paulista Rizzato Nunes. Do texto se extrai ser preciso mudar a atitude de alguns consumidores no exercício de seus direitos. Veja como opinaram os leitores. (Clique aqui)

Direto da Redação

Hoje, quando ainda era madrugada, a alta Direção de Migalhas reuniu-se para analisar o caso de um foca, que foi surpreendido com matérias jornalísticas na gaveta que já deveriam ter sido produzidas. Por unanimidade, o jovem foi punido. Vejamos como. Primeiro, deverá terminar o serviço, trabalhando dia e noite, se preciso for. Segundo, para não perder o costume, receberá 33 chibatas, distribuídas em três grupos (11+11+11). E, terceiro, deverá, no próximo domingo, 13, sozinho, fazer uma faxina geral no prédio 26 de nosso parque gráfico. E é lá que ficam acomodados os muares que fazem a diligente entrega dos informativos diariamente (aliás, agradeça, leitor, aos quadrúpedes por ter recebido esta edição). Por conta disso, a alta Direção de Migalhas achou por bem deixar que os muares verifiquem, com calma, na segunda-feira, se a assepsia foi bem feita, e mais, deixá-los descansar de eventuais excessos na comemoração de 11 anos de entrega dos rotativos, missão a eles delegada desde 13 de novembro de 2000. Deste modo, nesta segunda-feira, 14 de novembro, excepcionalmente, não circulará o informativo Migalhas. Mas já na quarta-feira, 16, estaremos juntos.

Problemas reais

Os processos novos ou os que já estão em andamento nos foros digitais do TJ/SP passaram a receber as petições somente por meio eletrônico para os processos digitais desde a última segunda-feira, com a resolução 551/11 do Tribunal. Entretanto, após relatos de presidentes das subsecções de Pinheiros e de Nossa Senhora do Ó, de que o sistema vêm registrando problemas nos foros digitais do Butantã e da Freguesia do Ó, a OAB/SP enviou ofício ao presidente do TJ bandeirante solicitando restabelecimento do protocolo integrado e a suspensão dos prazos processuais nos fóruns digitais paulistas. (Clique aqui)

Migalhas dos leitores - DJ

"Em atenção à mensagem encaminhada pelo Sr. Tibor Yuzo, na qualidade de presidente do Sindicato dos DJs e Profissionais de Cabine de Som do Estado de SP, temo que, em nenhum momento, o que se pode depreender da sentença poderia ser taxado de prejudicial, ou lesivo aos direitos dos profissionais DJs (Migalhas 2.751 - 8/11/11 - clique aqui). Como se pode ler da r. sentença, a Magistrada entendeu que o trabalho de um DJ é muito mais do que apenas reproduzir trechos de obras já existentes, mas, antes, criar trabalho artístico novo através da modificação de ritmo, tempo, tonalidade ou timbre das 'samples' (que é o nome dado no meio para as partes utilizadas). Como mencionado, a isenção das taxas é, justamente, por que o DJ executa músicas de autoria e interpretação próprias, e, como mencionado no art. 46, VIII da Lei de Direitos Autorais, a partir 'de pequenos trechos de obras preexistentes'. A autoria das músicas atribuídas ao DJ é clara, já que a música é criada no momento, de acordo com o movimento da casa e conforme as reações causadas pela música no público. Logo, a criação é marca de um trabalho de um bom artista DJ." Douglas Felix Fragoso - Koerner Neto Advogados Associados

____________

Novo Fomentador

Migalhas vem contando com o apoio de institutos, editoras, faculdades, associações e empresas de eventos para trazer sempre vantagens aos leitores. São os Fomentadores do Direito brasileiro. Temos o privilégio de anunciar que Migalhas conta a partir de hoje com a participação de mais um Fomentador do Direito :

  • BHS Eventos Jurídicos e Consultoria

(Clique aqui)

A BHS Eventos Jurídicos e Consultoria é uma empresa especializada em profissionalização de escritórios de advocacia que possui duas linhas de atuação : realização de eventos em todo o território brasileiro, com foco no desenvolvimento de habilidades em gestão que permita aos advogados um melhor desempenho de suas atividades e tomada de decisões e consultoria especializada em profissionalização de escritórios. A empresa desenvolve, implementa e viabiliza os projetos nas principais áreas da gestão legal, produção jurídica, marketing jurídico e assessoria de imprensa. Os trabalhos de consultoria são personalizados e feitos de acordo com a realidade do escritório. Clique aqui e conheça o novo Fomentador de Migalhas.

____________

Fachadas

A casa de linhas retas no formato retangular é a sede do escritório de Pradópolis/SP. A cor esverdeada predomina no cenário, sendo ressaltada pelos tons das plantas no canteiro ao lado da entrada. A seção Fachadas celebra a diversidade arquitetônica dos escritórios de advocacia do Brasil e do mundo. Para visualizar os detalhes ampliados, deslize o mouse sobre a imagem. (Clique aqui)

Flash

Aproveite o fim de semana para fotografar a fachada de seu escritório e enviar gratuitamente para a redação migalheira. Nossa vitrine festeja a variedade arquitetônica das bancas de Norte a Sul. (Clique aqui)

Circus

Hoje é sexta-feira ! Dia de Circus ! Não deixe de conferir "Extrapolamentos", mais uma crônica de Adauto Suannes. (Clique aqui)

Migalhas dos leitores - USP

"Tem razão o Prof. Newton Silveira, com seu refinado senso de humor (Migalhas 2.750 - 7/11/11 - Clique aqui). Afinal, aonde estamos, hein..." Sergio Matheus Garcez - UFG

Carta premiada

Toda semana Migalhas presenteia, com um mimo, um migalheiro, autor de uma carta enviada à redação durante os dias anteriores. A leitora premiada, hoje, é Michelle Sanches Barbosa que comenta o episódio do gato de estimação ocorrido com o promotor de Justiça Fernando Henrique de Arruda. (Clique aqui)

Homenagem

O advogado Sérgio Roxo da Fonseca presta um tributo ao amigo Rubens Ely de Oliveira, juiz criminal aposentado falecido no último dia 5. Irmão do juiz Sidney Celso de Oliveira e do procurador de Justiça Carlos Irahy de Oliveira, ele era conhecido pela severidade de suas sentenças e, quando mais novo, pelas peripécias no colégio de Ribeirão Preto. (Clique aqui)

Semanário

Com a rotina profissional acelerada durante a semana, nem sempre há tempo para aquela leitura que exige mais profundidade. Portanto, aproveite o feriado para colocar o conteúdo em dia.

Artigos da semana - clique aqui.

Colunas da semana - clique aqui.

Falecimento

Faleceu ontem, aos 90 anos, o desembargador aposentado do TJ/RO Francisco César Soares Montenegro, irmão do desembargador Eurico Montenegro Júnior. Bacharel pela Faculdade de Direito do RJ, foi vice-presidente e presidente do TJ/RO, tendo se aposentado em 1991.

Baú migalheiro

Há 71 anos, no dia 11 de novembro de 1940, o decreto-lei 2.770 dispôs que o presidente e o vice-presidente do STF seriam nomeados, por tempo indeterminado, dentre os respectivos ministros, pelo presidente da República, e considerar-se-iam empossados mediante publicação do respectivo ato no "Diário Oficial".

Sorteio

Migalhas sorteia duas obras para concursos : "Estudos Dirigidos - Magistratura Federal" (JusPodivm - 1.744p.) e "Estudos Dirigidos - Analistas TRF" (JusPodivm - 755p.), ambas organizadas por Flávia Cristina e Lucas Pavione. Dois serão os migalheiros premiados com os exemplares doados pelo organizador Lucas Pavione. (Clique aqui)

Migalhíssimas

Os professores Arruda Alvim e Thereza Alvim, da banca Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica, participarão no dia 17/11, às 14h, em Campo Grande/MS, do debate sobre o projeto do novo CPC. O evento é promovido pela comissão especial da Câmara dos Deputados encarregada de elaborar o novo CPC e será no auditório do pleno do TJ/MS.

Patricia Peck Pinheiro, do escritório Patricia Peck Pinheiro Advogados, ministrará o treinamento "CIO Blindado - Direito Aplicado na Proteção de TI", no dia 25/11, em SP.

O seminário "Gestão de Propriedade Intelectual", promovido pelo escritório Daniel Advogados, acontece no dia 25/11, em Porto Alegre/RS. (Clique aqui)

Wladimir Antonio Ribeiro, do escritório Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados, participa hoje do seminário sobre "Consórcios Públicos : o Marco Legal", em SP.

No dia 6/12, André de Almeida, do escritório Almeida Advogados, falará sobre "O impacto das crises econômicas nos contratos internacionais e sua possibilidade de revisão", em SP.

No dia 7/12, às 8h30, o escritório Gaia Silva Gaede & Associados realiza o painel de debates "Créditos de PIS e COFINS e os recentes posicionamentos da RFB, CARF e Tribunais Judiciais", em SP. Informações : (11) 3101-2029 ou (11) 3105-2712 (falar com Cida).

Marcio Sperling e Paulo César Teixeira Duarte Filho, do escritório Araújo e Policastro Advogados, realizaram diversas palestras em Hannover e Hamburgo para empresários alemães nos dias 2 e 3/11, sobre os aspectos gerais da tributação nos negócios com o Brasil e no Brasil. Os eventos foram promovidos pelas Câmaras de Indústria e Comércio das respectivas cidades.

Responsabilidade Tributária

O "XXXVI Simpósio Nacional de Direito Tributário", a ser realizado no dia 18/11, pelo Centro de Extensão Universitária (Instituto Internacional de Ciências Sociais - IICS), sob a coordenação de Ives Gandra da Silva Martins, analisará a "Responsabilidade Tributária" sob o prisma dos princípios constitucionais e da jurisprudência dos Tribunais Superiores. A abertura do simpósio será realizada pelo ex-ministro José Carlos Moreira Alves, do STF. (Clique aqui)

Finanças

De 24 a 26/11, a FIPECAFI - Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras realiza o curso "Finanças para Profissionais não Financeiros", em SP. (Clique aqui)

Previdenciário

O "Simpósio de Direito Previdenciário - Temas Atuais", promovido pela EPDS - Escola Paulista de Direito Social, acontece no dia 19/11, em SP. (Clique aqui)

Verbas

De 21/11 a 12/12, a EPD - Escola Paulista de Direito realiza o curso "Verbas Trabalhistas", em SP. (Clique aqui)

Remuneração

No dia 24/11, o Forum Cebefi promove o curso "Remuneração Variável e Recompensas", em SP. (Clique aqui)

Contratos

O curso "Contratos Empresariais de Serviços não Terceirizados", realizado pela AASP, acontece de 28 a 30/11, em SP. Concorra a uma vaga-cortesia. (Clique aqui)

Cursos

A Sodepe Brasil oferece vagas-cortesia para os cursos "Prático de Escrituração Fiscal ICMS/IPI/ISS" (clique aqui) e "Novas regras para créditos de PIS/COFINS" (clique aqui), ambos no dia 29/11.

Direito Desportivo

Nesta semana, o programa Direito Desportivo em Debate recebe o ex-árbitro de Futebol Alfredo Loebeling. O programa é transmitido em todo o Brasil pela TV Justiça, sábado às 15h, domingo, às 8h30, e quarta, às 5h.

Comunicação

Nos dias 30/11 e 1º/12, o IBC - International Business Communications realiza o curso "Impactos Tributários, Regulatórios e Contratuais nos Serviços de Comunicações", em SP. (Clique aqui)

Oportunidades

Confira os eventos promovidos pela Central Prática Educação Corporativa e concorra a vagas-cortesia :

24/11 - "Clínicas Médicas - Responsabilidades e Normas Legais" (clique aqui)
29/11 - "Atuação do Preposto na Justiça do Trabalho"
(clique aqui)
7/12 - "Fiscalização, Autos de Infração e Mecanismos de Defesa"
(clique aqui)

Eventos

Concorra a vagas-cortesia para os cursos que a FISCOSoft Editora promove :

Webprático - "SPED FISCAL - EFD" (clique aqui)
19/11 - "Classificação Fiscal de Mercadorias e os Impactos no SPED e na NF-e"
(clique aqui)
29/11 - "Sistema de Registro Eletrônico de Ponto (SREP) - Novas regras para a utilização do ponto eletrônico"
(clique aqui)

Viva

Evento : Ana Paula Godinho Pinto e Miriam Cristina Carolino são as ganhadoras das vagas-cortesia oferecidas pela Central Prática Educação Corporativa para o seminário "Contratos - Do Planejamento à Extinção", no dia 17/11. (Clique aqui)

Evento : Armando Sampaio de Rezende Júnior, do escritório S/C Advocacia Sampaio de Rezende, é o ganhador da vaga-cortesia para o curso "Direito Eleitoral", promovido pela AASP, nos dias 16 e 17/11. (Clique aqui)

Lauda Legal : Mauro César Soares, de Novo Horizonte/SP, ganhou o título "Shopping Center - Limites na liberdade de contratar" (Saraiva - 123p.), de Daniel Alcântara Nastri Cerveira e Marcelo Dornellas de Souza. (Clique aqui)

Sorteio de obra : O livro "As Garantias nas Parcerias Público-Privadas" (Fórum - 212p.), de Luiz Felipe Hadlich Miguel, vai para João Antonio Afonso Monteiro, advogado da Fibra Experts, de São Paulo/SP. (Clique aqui)

____________

Bom fim de semana e bom feriado a todos !

____________

Migalhas também é cultura !

Aluísio Azevedo

Rui Barbosa

Machado de Assis

Euclides da Cunha

Eça de Queirós

José de Alencar

Clique aqui

_____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais :

AL/Taquarana
AM/Anori
GO/Serranópolis
MA/Capela
MA/Monção
MA/São Bernardo
MT/Porto dos Gaúchos
PA/Vigia
RN/Santa Cruz
RN/São Tomé
SC/Rio do Oeste
SE/Riachuelo
SP/São Benedito da Cachoeirinha

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

_____________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Greece and Italy Ask Technocrats to find Solution"

The Washington Post - EUA

"Administration delays decision on oil pipeline"

Le Monde - França

"Après la Grèce et L'Italie, la France?"

Corriere Della Sera - Itália

"Monti premier, nuove tensioni nel Pdl"

Le Figaro - França

"Les Verts mettent Hollande à l'épreuve"

Clarín - Argentina

"Caso Skanska: la Justicia sobreseyó a todos los acusados"

Público - Portugal

"Governo dará apoio à banca em troca de créditos às empresas"

El País - Espanha

"España incumplirá los objetivos de déficit si no aplica aún más ajustes"

Die Welt - Alemanha

"Hoffnung der EU ruht jetzt auf Papademos"

The Guardian - Inglaterra

"Murdoch claims truth about hacking was hidden from him"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Europa prevê forte recessão e FMI cobra solução já"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Europa prevê PIB de 0,5% e nova recessão em 2012"

O Globo - Rio de Janeiro

"Nem diz que metade do caixa do tráfico era para policiais"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Um gole, um crime: Nova lei pegará 4 vezes mais motoristas em BH"

Correio Braziliense - Brasília

"MEC recua e suspende contratos suspeitos"

Gazeta do Povo - Paraná

"Só 19% das crianças têm acesso a creche no Brasil"

Zero Hora - Porto Alegre

"União dá aval a novos empréstimos para o RS"

O Povo - Ceará

"Renda domiciliar: Desigualdade no Ceará cai mais do que a do Brasil"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Rio festeja vitória sobre o tráfico"

_____________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Telefônica
· Bradesco S/A
· Carrefour

Escritórios :

· Vilardi & Advogados Associados
· Vilhena Silva Sociedade de Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Walney Abreu Advogados Associados
· Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
· Xavier Bragança Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· Zeigler e Mendonça de Barros Sociedade de Advogados
· Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire | Advogados
· A.J. Pacífico, Advogados Associados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· Abbud Jonas Advogados Associados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Criminal Leônidas Scholz
· Advocacia Hamilton de Oliveira
· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Randazzo
· Advocacia Rocha Barros Sandoval & Costa, Ronaldo Marzagão e Abrahão Issa Neto Advogados Associados
· Advocacia Salomone
· Advocacia Sandoval Filho
· Advocacia Velloso
· AIDAR SBZ Advogados
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Alino & Roberto e Advogados
· Almeida Advogados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Bugelli e Valença Advogados Associados
· Almeida Camargo Advogados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Almeida, Soares & Albeny Advogados Associados
· Alves de Oliveira e Salles Vanni Advogados Associados
· Amaral e Nicolau Advogados
· Amaral Gurgel Advogados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Angélico Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Araújo Pinheiro Advocacia Criminal
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Aristoteles Atheniense Advogados
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Azevedo Sette Advogados
· Barretto Ferreira, Kujawski e Brancher - Sociedade de Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Rodriguez e Vargas Advogados
· Barros Ribeiro Advogados Associados
· Basilio Advogados
· Bastos-Tigre, Coelho da Rocha e Lopes Advogados
· Bergamini Advogados Associados
· Bianchini Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Binenbojm, Gama & Carvalho Britto Advocacia
· Boccuzzi Advogados Associados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz & Pessoa Advogados
· Brandão e Tourinho Dantas Advogados Associados
· Bueno Barbosa Advogados Associados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Cabral Advogados Associados
· Cabral Gomes Advogados Associados
· Calza e Salles Advogados Associados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Cammarosano Advogados Associados
· Cardillo & Prado Rossi Sociedade de Advogados
· Carla Domenico Escritório de Advogados
· Carla Rahal Benedetti(Advocacia Criminal
· Carlos Mafra de Laet Advogados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Cascione, Pulino, Boulos & Santos Advogados - CPBS
· Cassuli Advogados Associados
· Castellar Guimarães Advogados Associados
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Cerdeira Chohfi Advogados e Consultores Legais
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues - Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· Coelho & Ancelmo Advogados
· Coppola, Dutra Rodrigues e Gago Barbosa Advogados
· Cosso Advogados
· Cotrim Advogados Associados
· Covac - Sociedade de Advogados
· Dal Pozzo Advogados
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados
· Décio Freire e Associados
· Deda & Gordilho Advogados Associados
· Demarest e Almeida Advogados
· De Paula Advogados Associados
· De Vivo, Whitaker, Castro e Gonçalves Advogados
· Dias Carneiro Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados S/C
· Dias Vieira Consultores e Advogados Associados
· Dinamarco, Rossi, Beraldo & Bedaque Advocacia
· Do Val, Pereira de Almeida e Nascimento Advogados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Ernesto Borges Advogados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório Professor René Dotti
· Faragone Advogados Associados
· Felsberg, Pedretti e Mannrich - Advogados e Consultores Legais
· Fernandes, Figueiredo Sociedade de Advogados
· Fernando Corrêa da Silva Sociedade de Advogados
· Ferraz dos Passos Advocacia e Consultoria
· Ferreira e Chagas Advogados
· Ferreira Pinto, Cordeiro e Santos Advogados Associados
· Ferriani e Jamal Sociedade de Advogados
· Fialdini, Amary e Zakka Advogados
· Flavio Antunes, Sociedade de Advogados
· Fleury Malheiros, Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· Fontes & Tarso Ribeiro Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Gamil Föppel Advogados Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Gomes Altimari Advogados
· Gomes & Hoffmann, Bellucci e Piva Advogados
· Gonçalves, Arruda & Aragão - Sociedade de Advogados
· Goulart Penteado Advogados
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Gustavo Tepedino Advogados
· Gutierrez Advocacia
· Höfling, Thomazinho Advocacia
· Homero Costa Advogados
· Ivan Mercêdo Moreira Advogados
· J. Bueno e Mandaliti Sociedade de Advogados
· José Anchieta da Silva Advocacia - JASA
· José Roberto Batochio Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Knopfelmacher Advogados
· Küster Machado - Advogados Associados
· L. Farina Advogados
· Law & Liberatore Advogados
· Law Offices Carl Kincaid | Mendes Vianna Advogados Associados
· Lefosse Advogados
· Lehmann, Warde Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Leonardo Isaac Yarochewsky Advogados Associados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima Advogados Associados - Assessoria e Consultoria Jurídica
· Lins Cattoni Advogados
· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos - Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Luís Alexandre Rassi e Pedro Paulo Medeiros - Advocacia Criminal
· Luís Roberto Barroso & Associados
· Luiz Rafael Mayer - Consultoria Jurídica
· Lumbrales & Associados Sociedade de Advogados, R.L.
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Camargo Lima e Rahal - Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Manhães Moreira Advogados Associados
· Manuel Alceu Affonso Ferreira Advogados
· Marafon, Jacob Netto & Guariento Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Maria Ednalva de Lima Advogados Associados
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martorelli Advogados
· Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mattos Muriel Kestener Advogados
· Maués Trindade Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Neto Advogados Associados
· Miguel Silva & Yamashita Advogados
· Miguez de Mello Advogados
· Moraes Pitombo Advogados
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Mussi, Sandri & Pimenta Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Nelio Machado, Maronna, Stein e Mendes Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Ohno e Oshikiri Advogados
· Oliveira Matos Advogados
· Opice Blum Advogados Associados
· Orlando Vaz Advogados Associados
· Palermo e Castelo Advogados
· Palhares Advogados Associados
· Paulo Sergio João Advogados
· Paradeda, Castro e Duarte Advogados
· Patricia Peck Pinheiro Advogados
· Pedroso Advogados Associados
· Peixoto E Cury Advogados
· Penteado Mendonça Advocacia
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Petraroli Advogados Associados
· Piazzeta e Boeira Advocacia Empresarial
· Pinheiro, Mourão, Raso e Araújo Filho Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Pires & Gonçalves - Advogados Associados
· PN&BA - Peregrino Neto & Beltrami Advogados
· Podval, Antun, Indalecio Advogados
· Pontes, Chaves, Campista, Brant Advogados
· Posocco & Associados - Advogados e Consultores
· Porpino Nunes Advogados Associados
· Preto Advogados
· Ráo, Pacheco, Pires & Penón Advogados
· Rayes Advogados Associados
· Rayes & Fagundes Advogados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados - Dr. Miguel Reale Júnior e Dr. Eduardo Reale
· Resina & Marcon Advogados Associados
· Ribeiro & Cortez Advogados
· Robortella Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados
· Ronaldo Martins & Advogados
· Rosas Advogados
· Rubens Naves, Santos Jr., Hesketh - Escritórios Associados de Advocacia
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho e Kauffmann Advogados Associados
· Saad Gimenes Advogados Associados
· Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
· Saeki Advogados
· Salvador Pompeu & Bianchini Advogados Associados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Scarponi Advogados
· Schalch Sociedade de Advogados
· Salusse Marangoni Advogados
· Seleme, Lara & Coelho Advogados Associados
· Sevilha, Andrade, Arruda Advogados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Silvio & Gustavo Teixeira Advogados Associados
· Siqueira Castro Advogados
· Smaniotto, Cury, Castro & Barros Advogados Associados
· Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence
· Soussumi Advogados
· Souza Araujo Butzer Zanchim Advogados
· Souza Queiroz Ferraz e Pícolo Advogados Associados
· Stüssi-Neves e Advogados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Tauil & Chequer Advogados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tess Advogados
· Thiollier e Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tofic e Fingermann Advogados
· Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano & Renault Advogados Associados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Tostes & Coimbra Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Vaiano Ferrara Advogados
· Valença Advogados
· Vanuza Sampaio, Luciano Volk e Advogados Associados
· Veirano Advogados
· Velloza & Girotto Advogados Associados
_____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· FISCOSoft Editora
· Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Forum Cebefi
· Genialis Software
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBDM - Instituto Brasileiro de Direito Municipal
· IBMEC/RJ
· IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEDI - Instituto de Educação a Distância Interativa
· IGD - Instituto Geodireito
· IMAP - Instituto de Mediação e Arbitragem Paulista
· Inove Logística Jurídica
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
· Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário - IBDP
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto Ling
· IQPC Latin America - International Quality & Productivity Center
· LexisNexis Martindale-Hubbell
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· Michael Page International
· Multiper - Perícias Multidisciplinares
· NK Assessoria Contábil e Fiscal LTDA
· OAB - Subseção de Betim/MG
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Page Personnel
· Penso Tecnologia
· PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão
· Rede de Ensino LFG
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· Robert Half
· Salomon, Azzi Recrutamento Jurídico
· Santivo
· sbdp - Sociedade Brasileira de Direito Público
· SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
· SOCEJUR - Sociedade de Estudos Jurídicos
· Sodepe Brasil
· Tedesco Tecnologia
· TWT INFO
· Universidade Nove de Julho - UNINOVE
· Vitor Kümpel Cursos Jurídicos
· 2PRÓ Comunicação
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABAT - Associação Brasileira de Advocacia Tributária
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual
· ALAE - Aliança de Advocacia Empresarial
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· Apoio Serviços Paralegais
· Art Presse Comunicação Empresarial
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Auditoria Jurídica
· Aurum Software - Themis
· BHS Eventos Jurídicos e Consultoria
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPP
· CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
· CEJ 11 de agosto
· Central Prática Educação Corporativa
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· Centro de Extensão Universitária (Instituto Internacional de Ciências Sociais - IICS)
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo (CNB-SP)
· Complexo de Ensino Andreucci Proordem
· Complexo Educacional Damásio de Jesus - CEDJ
· Digital Lex
· Direito GV
· Editora Atlas
· Editora Campus-Elsevier - Campus Jurídico
· Editora Conceito Editorial
· Editora Del Rey
· Editora Foco
· Editora Forense
· Editora Fórum
· Editora Lex
· Editora Manole
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Rideel Ltda.
· Editora RT - Revista dos Tribunais
· Editora Saraiva
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· Escola de Direito do Brasil - EDB
· FADISP - Faculdade Especializada em Direito
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· FGV DIREITO RIO
· FIPECAFI - Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras
_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Fontes

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR